quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vergonha no acesso às arquibancadas


por Gil Gomes
leitor amigo do Mundo Botafogo


Meus Amigos, segue relato do acesso às arquibancadas do Maracanã para ver o jogo contra o time da colina, e uma nota final sobre os refletores desligados.

Passei pelas roletas e subi a rampa na maior tranqüilidade. No corredor de acesso as arquibancadas, percebi que as grades de ferro estavam trancadas e protegidas por policiais militares. O acesso as arquibancadas brancas só era permitida a quem apresentasse o ingresso. Lembro-lhes, quem não é do Rio, que a cultura do torcedor carioca é jogar fora o seu bilhete ao passar pelas roletas nos acessos as rampas, local em que os bilhetes são lidos e picotados as tarjas magnéticas.

Ao tentar acesso nas arquibancadas amarelas os policiais mandavam ir para as verdes, que já estavam cheias e com pouco espaço. Diziam que era ordem da SUDERJ e o motivo alegado era que os torcedores vascaínos haviam comprado mais ingressos que os Botafoguenses. Precisavam guardar o espaço e muito provavelmente seria dividido com eles. Pouco antes de o jogo começar pensei como caberiam todos os torcedores que estavam no espaço amarelo se essa ordem idiota fosse mantida.

Alguns torcedores estavam exaltados, com todo o direito, e falavam que a atual diretoria estava ciente e de acordo com a entidade que administra o estádio. Não sei se é verdade, mas ninguém apareceu ou deu entrevista.

Pela primeira vez, em mais de 41 anos de Maracanã, vi um absurdo desses e me senti ultrajado, desrespeitado, como torcedor, ser humano e cidadão. Como poderia ter um bilhete para arquibancadas amarelas e não poder acessá-la? Como poderia ter um bilhete para ficar na torcida do meu clube e ser proibido de ficar no local pago e escolhido? Foi humilhante!

Nunca imaginei presenciar e passar por isso na minha vida! Nem contra o lixo isso acontece ou aconteceu!

Eis que surge a figura do ex-presidente, Montenegro, e após discutir com os policiais, alguns acessos foram liberados. Por incrível que pareça havia cordões de isolamento nas mesmas, ou seja, policiais segurando cordas e impedindo o avanço da torcida. Eis que surge, novamente, o ex-presidente e as cordas e policiais desaparecem.

No site Canal Botafogo, o Bernardo Santoro comenta: “E se não fosse o suficiente, com todo o respeito que tenho as eminentes figuras políticas do Botafogo que são os ex-diretores Carlos Augusto Montenegro e Ricardo Rotemberg, ambos têm amizades e/ou conexões com a corja do PMDB (um é, inclusive, subsecretário do nazi-prefeito) e, portanto, se ajudaram a solucionar o caso, não fizeram mais do que limpar a própria sujeira na qual chafurdam e que, dessa vez, respingou no Botafogo.”

Tenho certeza que o desqualificado que deu a ordem deve ter sido influenciado pela mídia, pois os jornais faziam questão de mostrar as filas da torcida adversária em detrimento da nossa.

Outra situação é que alguns refletores foram desligados logo após a entrega da taça, ou seja, não esperaram a volta olímpica. Nas últimas cinco finais do carioca e final da taça Rio (ano passado), quando os cathartiformes ganharam, eles, SUDERJ, além de tocar o hino do clube deixaram todos os refletores ligados até o último jogador ou repórter sair de campo.

A cada dia constato que as entidades e os atuais dirigentes fazem de tudo para desrespeitar e humilhar tudo que é ligado ao BOTAFOGO. Foi vergonhoso! Se continuar desse jeito, qualquer dia vão nos impedir de ir aos estádios e torcer pela nossa maior PAIXÃO.

Essa CORJA deu mais moral para o ex-presidente! Muitos gritaram o seu nome quando enfrentou os policiais, seja nas grades trancadas ou na retirada das cordas de isolamento nas arquibancadas. Ele aproveitou muito bem a ocasião e ficou o tempo todo na arquibancada junto à torcida.

O Luiz chegou antes e, como eu, estava revoltado. Como diz o nosso querido Rui: QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

E 2012 QUE NÃO CHEGA!

6 comentários:

Gil disse...

Rui,

53 anos de idade e mais de 41 anos frequentando o Maracanã nunca imaginei uma situação dessas.
A cada dia se superam! Qual será a próxima?

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Tudo é resultado de falta de credibilidade desta diretoria. Bem que eles se podiam superar também e a próxima fosse a auto-demissão!!!!!!!

(Repara que o CAM consegue impor-se, porque o outro não consegue?... É triste pensar que as nossas opções giram entre Assumpção e Montenegro)

Se não forem demitidos por impugnação (parece que não...) nunca pararão de nos surpreender. Será uma espécie ge gestão de "Botafogo no seu pior".

Há gente iliterata com muito melhor bom senso e sentido d ejustiça do que os dirigentes (?) do nosso clube.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Pobre, Botafogo...nas mãos de uns bananas travestidos de dirigentes!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

E como diz o nosso amigo Gil, 2012 que nunca mais chega, Rodrigo...

Maurício e André até podem ser boas pessoas, mas são culturalmente antiquados e como dirigentes não percebem "peva".

Abraços Gloriosos!

Dirley disse...

O problema é quantos pais de familia, e mães tb, que passaram por este vexame com seus filhos pensando em curtir uma tarde alvinegra em família e que deixarão de ir ao "maior estádio do mundo" (a tão falada casa do futebol carioca), por terem sidos obrigados a bater boca e serem destratados por PM's truculentos para garantir o seu lugar como havia sido divulgado oficialmente ?

Assim como tantos outros botafoguenses que têm sido maltratados neste estádio da FLAMáfia?

Depois ficamos nos perguntando pq não enchemos os estádios?

SAN

Dirley.

Ruy Moura disse...

É isso, Dirley. Até se compreende que gente como nós nnão nos queiramios misturar com os cathartiformes.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...