No dia 8 de julho de 1931 o
Botafogo conquistou, durante uma excursão ao Rio Grande do Sul, a Taça Rio-Sul,
que opôs o campeão carioca ao campeão gaúcho. Após uma partida muito renhida, o
Botafogo ganhou por 3x2.
“Perante uma avultadíssima
assistência (…) o encontro, entre os quadros do Botafogo e do Pelotas, foi um
dos mais sensacionaes vistos na Princesa do Sul. (…) A partida ocorreu com
muita cordealidade, não havendo o mínimo senão. Uma verdadeira partida de bom
foot-ball.” (excerto de jornal à época).
Eis a ficha técnica:
BOTAFOGO 3x2 PELOTAS
» Gols: Celso, aos 5' e 13' e Juca, aos 27' (Botafogo); João Pedro, aos 6' e Martial, aos 64' (pen.) (Pelotas)
» Competição: amistoso
interestadual (Taça Rio-Sul)
» Data: 08.07.1931
» Local: Estádio Boca do Lobo, Pelotas, Rio Grande
do Sul (RS)
» Árbitro: António Lemos Penteado
» Botafogo: Sílvio,
Octacílio e Rodrigues; Afonso, Benevenuto e Canalli; Álvaro, Martim, Carola, Juca e
Celso. Técnico: Nicolas Ladanyi.
» Pelotas: Bordini, Antonino
e Grant; Martial, Mascarenhas e Tristão Garcia; Benjamin, Ross, Tutú, Mário Reis e
João Pedro. Técnico: Francisco Janelli.
A estatística do jogo revela
que o Botafogo fez 11 faltas, 5 mãos, 20 cargas, 9 pegadas e 3 gols; o Pelotas
fez 6 faltas, 3 mãos, 26 cargas, 9 pegadas e 2 gols.
[Nota: A Taça Rio-Sul não se
encontra ordenada na cronologia das conquistas de taças em jogo único porque a
pesquisa ocorreu apenas em 2013.03.22]
Pesquisa de Luís Carlos
(leitor de Mundo Botafogo); fontes: jornal da época e Castro, Alceu Mendes de Oliveira (1951), O Futebol no Botafogo de 1904 a 1950, Rio de Janeiro: Gráfica Milone; fotos: jornal da época e
montagem do Mundo Botafogo.
12 comentários:
Essa competição foi oficial, inicialmente foi idealizada pelas federações do RJ, SP e RS, o torneio teria também a participação do Corinthians campeão Paulista, porém desistiram em última hora, a competição era no mesmo molde da Taça dos Campeões de 1920, entre os campeões do RS, RJ e SP, era reconhecida pela CBD (CBF).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_dos_Campe%C3%B5es_Estaduais
O que significa que se algum dia considerarem como campeonato brasileiro a Taça dos Campeões de 1920, também terão que considerar a Taça Rio-Sul.
Abraços Gloriosos!
Certamente Rui Moura, se reconhecerem o de 1920 (o que eu acho bem complicado), o de 1931 também tem que receber o mesmo tratamento da CBF, em 1937 o Atlético Mineiro também conquistou uma competição entre os campeões estaduais de SP, RJ e MG. Abraço
Eu também acho que não reconhecem. A Taça Brasil e o Robertão ainda se compreende, mas jogos tão antigos, e não havendo quesilias por esses títulos, creio que faz pouco sentido tornar como campeonato brasileiro um ou dois jogos.
E, de resto, não teria gosto algum. Não iríamos comemorar nem invadir as ruas de alegria. era puro 'prazer administrativo'. Esses jogos foram dos nossos avós, não dos nossos pais nem dos nossos filhos.
Abraços Gloriosos!
Botafogo Campeão Brasileiro de 1931
Seria um belo título, mas esse a CBF não homologará.
Abraços Gloriosos!
Mais uma publicação com detalhes sobre o primeiro título nacional do Botafogo, pena o clube não valorizar mais essa conquista http://megaboleiros.blogspot.com.br/2014/11/campeonatos-e-campeoes-nacionais-antes.html
Rildo 100% Fogão
É pena, sim, meu amigo. Afinal, muitos torneios nacionais e internacionais antes de 1970 tornavam os clube os maiores do mundo. Na medida em que os campeonatos nacionais no Brasil e internacionais da FIFA tardaram, deveria haver uma pesquisa rigorosa para validar esses títulos. Afinal, juntar campeões e vice-campeões do Brasil ou do mundo em torneios seria merecedor de outra consideração.
Abraços Gloriosos.
caro RUY, em alguns blogs de futebol, inclusive num blog do pelotas, diz que esta competiçao foi nacional, isto procede mesmo? abraços gloriosos!
Sim, procede, Ali. À época foi mais uma tentativa de estabelecimento de um campeonato nacional. Se a CBF quisesse poderia, eventualmente, considerar campeonato nacional. Teria que fazer o mesmo em relação ao de 1920.
Abraços Gloriosos.
Acredito que a CBF deveria fazer justiça ao futebol. Taça Brasil não é Brasileiro, é Copa do Brasil. Torneio Rio-São Paulo (Roberto Gomes Pedrosa) e Robertão são Brasileiros. Eram os campeonatos que reuniam os melhores times do país e definia o melhor time do ano.
Estes títulos nacionais, como o citado nesta postagem, devem ser considerados como Copa do Brasil. A história do Futebol agradece.
Rui, sou grande leitor do seu blog e fiz um texto a respeito da unificação dos títulos que gostaria de enviar para você. Pode me passar seu e-mail?
Att. Luiz Gustavo
Segue, Luiz Gustavo: mundobotafogo@gmail.com
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário