quarta-feira, 6 de março de 2013

Um dia de 1910...


Na primeira década do século XX o Fluminense dominava o futebol carioca, tendo-se sagrado campeão estadual em 1906-1907-1908-1909, apesar de em 1907 partilhar o título com o Botafogo por decisão administrativa ocorrida somente na década de 1990. Na verdade, com a dissolução da Liga antes da proclamação do campeão, o campeonato de 1907 não devia ter nenhum campeão.

Em 1907 o Botafogo ensaiou a ultrapassagem ao Fluminense, quando venceu os tricolores. Porém, a sua consagração como uma grande potência futebolística ocorreria apenas em 1910 quando conquistou o campeonato carioca com todo o brilhantismo e assumiu o epíteto de Glorioso.

No dia 25 de Setembro de 1910 o Botafogo – que ganhara por 3x1 no 1º turno – e o Fluminense defrontaram-se na decisão do título e o Glorioso obteve a maior goleada em uma decisão do futebol amador carioca: nada mais nada menos do que 6x1 sobre o consagrado Fluminense.

Os ‘meninos’ liquidaram com os ‘homens feitos’ do Fluminense.
.
Castro (1951) narra esse inesquecível dia para todos os botafoguenses que o viveram:
.
“O primeiro tempo teve um sensacional transcurso e Abelardo Delamare, o formidável meia alvi-negro, sob o delírio do público, enviou três bolas às rêdes tricolores. Iniciado o segundo tempo, em uma investida de Cox, Lulú, querendo passar a bola a Coggin, vasa nossas próprias rêdes. O Fluminense se alegra, mas em pura perda, pois o Botafogo reage como um leão, reassume o contrôlo do jôgo e mais três bolas magistrais, duas de Decio e uma de Mimi, vão dormir nas rêdes de Waterman, definindo a estrondosa contagem de 6x1. Estava o Botafogo vencedor e campeão, sob o delírio de uma multidão verdadeiramente alucinada! Nascia, com esta notável façanha, o ‘Glorioso’!”

O Botafogo alinhou com Coggin, Pullen e Dinorah; Rolando Lulú e Lefévre; Emanuel, Abelardo, Decio, Mimi e Lauro. Gols de Abelardo (3), Decio (2) e Mimi (1).

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); fonte da citação – Alceu Mendes de Oliveira Castro: O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro, 1951.

2 comentários:

Jatahy disse...

Rui,

Ao que me consta, gostaria da sua confirmação, em 1907 e faltava o Botafogo jogar contra o laterna que seria facilmente goleado, assim o Botafogo seria campeão pois ultrapassaria o flu-flu no saldo de golos.
Ai, os tricolores deram uma grana pro time não aparecer, o Botafogo ganhou por WO e o placar de 1x0, assim o não superou o saldo do flu.
É essa a versão correta?

Inté,

Jatahy

Ruy Moura disse...

Sim, Jatahy, é isso mesmo. O Botafogo goleava o último. Mas o último não apareceu...

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...