domingo, 23 de agosto de 2009

Ausência?... – jamais!...


por Marcela Martins

[Nota do Mundo Botafogo: Marcela escreveu o texto que se segue no espaço privado dos correios eletrónicos da Internet, mas solicitei-lhe que o fizesse no nosso blogue devido à autenticidade da sua escrita. A opinião dela é apenas uma opinião, e existem outras opiniões contrárias, mas neste blogue cabem todas as opiniões inteligentes e respeitáveis – e a de Marcela merece o conhecimento público. O ‘amigo guerreiro’ a que a Marcela se refere trata-se de um residente no Rio de Janeiro que, indiferente à campanha do seu amado clube, deslocou-se a São Paulo para assistir ao jogo Corinthians x Botafogo porque não consegue, jamais, deixar de seguir o Glorioso, provoque ele alegria ou dor.]

Amigos, a nossa situação está insustentável. Tenho ido aos jogos e sofrido bastante. Contudo, a raiva desses últimos dias me fez lembrar daqueles torcedores guerreiros que não deixaram de acreditar no nosso time quando amargaram por mais de duas décadas a ausência de títulos. Eles que não deixaram de transmitir aos seus filhos a arte de amar o Botafogo, assim como não deixaram de acreditar. Então eu penso que, a despeito de toda dificuldade, não devemos deixar de acreditar e apoiar nosso time. Deixo esse recado, sobretudo, ao nosso amigo guerreiro que vai a SP marcar presença e transmitir força pro nosso Glorioso. A você amigo, o meu reconhecimento e votos de sucesso!

Muito bem, o amor pelo Botafogo é muito transparente entre os botafoguenses; é inegável que amamos nosso time incondicionalmente. Porém, eu acredito que está faltando um pouco de garra de nossa parte também. Estamos passando do meio do campeonato e, desde o início deste, não saímos da zona de rebaixamento, ou de muito perto dela, e o que temos feito? Nós, como botafoguenses, temos esmorecido muito cedo; infelizmente eu tenho que concordar com os que dizem que não marcamos em cima. Claro que existem os que se salvam a essa (quase) regra, porém, como torcida estamos longe de apoiar nosso time como deveríamos.

Se não fosse assim, eu creio que nossa diretoria não teria cometido tantos equívocos como vem fazendo. Peço que me desculpem os que ainda acreditam nesta diretoria, mas francamente... O Bota está entre os times que fizeram as piores contratações este ano. Olha quem nos trouxeram este ano!... Só desconhecidos, contundidos e ex-jogadores do Bota. Cadê as promessas do Maurício de um elenco forte??? Cadê a promessa de disputar a Libertadores???

Acho que está na hora da torcida se mexer um pouco. Se estivéssemos todos nos estádios pressionando acredito que a coisa não estaria como está. Mas, ao ver as arquibancadas vazias, a única coisa que posso enxergar é um abandono ao time, nada mais que isso. E quando olho para os poucos que ainda acreditam, eu tenho vontade de nunca deixar de ir e de nunca deixar de acreditar. Creio que a geração que antecedeu o título de 89 viveu sentimentos parecidos, e os que acreditaram puderam ver naquele 21 de junho a vitória que pôs fim ao longo e amargo jejum.

Por fim, antecipo minhas desculpas pela extensão do texto. Não era essa a intenção, e lembro ao amigo, desapontado com o Lance, que este jornal não tem compromisso com as torcidas. Trata-se de uma empresa e, como tal, só se preocupa em vender. Inúmeras foram as vezes que nos desrespeitaram, inúmeros os emails que já enviei para aquela redação descomprometida com o leitor.

Saudações alvinegras diretas de um coração tão sofrido quanto apaixonado por um time Glorioso.

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom.
Parabéns Marcela.

Leonel de Jesus

Fernando Gonzaga disse...

você tem toda a razão Rui...o botafoguense está abandonando o time justo nesta hora difícil...nossos cartolas não fazem por merecer a presença, mas o Botafogo é maior do que eles e de que nós todos...quisera eu residir próximo ao RJ para acompanhar de perto o meu amado clube...

abraço!!

Ruy Moura disse...

Respeito ambas as opiniões e não tenho a certeza de qual é a mais certa, Fernando.

Por um lado, não se deve abandonar ninguém nos momentos difíceis; por outro lado, se são as pessoas que fazem o mal - intencionalmente ou por incompetência - não deveríamos puni-las com a ausência para serem obrigadas a fazer, pelo menos, o mínimo aceitável?...

Acho que continuarei sem opinião definita... emaranhado entre as contradições da minha razão e da minha emoção... mas o texto da Marcela é um mimo de amor, disso não temos ambos dúvidas...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Abração, Leonel!

Fernando Lôpo disse...

Time ruim afasta a torcida. Essa mesma torcida que põe mais de 70 mil contra o Resende, lota Engenhão contra Portuguesa, Corínthians, River Plate, que põe um bom público contra o inexpressivo River do Piauí, também é capaz de pôr 1500 pessoas num jogo do Caixão 2009.

A tão elogiada torcida do vasco pôs míseras 5 mil pessoas na série B durante a sequências de jogos em que o vasco sequer marcava gols.

A imprensa dá a entender que a torcida do framengo põe 80 mil todo jogo. Ora, vejam em quantos jogos eles põem um número perto de 10 mil pessoas.

Isso é assim mesmo. Time ruim afasta a torcida.

Talvez programas de fidelização do torcedor, de popularização do título de sócio, ajudassem nisso.

As torcidas também não costumam encher o estádio para protestar. Se o time tiver uma sequência razoável a torcida comparecerá mais.

Ruy Moura disse...

Fernando, acho que as torcidas deviam fazer protestos gigantescos nos estádios contra a insanidade do futebol carioca! Os cariocas hão-de 'torcer a orelha e não sair sangue' daqui a uns anos, quando o futebol carioca já nem de chacota servir aos outros, de tão ruim que se tornou.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...