domingo, 16 de agosto de 2009

Palmeiras 1x1 Botafogo


Esta é uma das raras ocasiões em que considero bastante bom um empate. Na estreia de um treinador dirigindo uma equipa meio desorientada, contra um líder bem estruturado e bem dirigido, obter uma exibição razoável e pontuar é algo muito positivo.

Obviamente que é muito cedo para soltar foguetes com a contratação do novo treinador, mas quanto a mim a equipa já conseguiu apresentar um esquisso de configuração tática, apesar dos desfalques.

Há muito para trabalhar nesta equipa e explorar o desenvolvimento das capacidades individuais, até aqui ao sabor do empenho de cada um. Um treinador serve, entre outras coisas, para diagnosticar o potencial de desenvolvimento de cada um e orientar os atletas no melhor caminho para a melhoria das suas performances individuais, contribuindo para uma consistência de conjunto que faz ganhar muitos jogos mesmo quando não se possui um plantel de craques.

O jogo contra o Palmeiras mostrou melhorias dos jogadores, especialmente na primeira parte, que nos decorreu muito favoravelmente, apesar do empate adversário numa jogada em que Juninho não tem altura para a bola e o goleiro sai muito mal da baliza. E da grande penalidade não assinalada a nosso favor.

O Botafogo soube guardar a bola e atrasar muito a retoma pelo adversário, coisa que não fazia há muito tempo, e acertou muito mais passes do que antes, apesar de na segunda parte ambas as equipas caírem de produção. Contudo, a marcação aos jogadores do Palmeiras foi forte, o esquema de bloqueio ao ataque adversário funcionou e o nosso contra-ataque manteve-se sempre ativo obrigando o Palmeiras a manter-se muito atento à defesa. A substituição de Jônatas por Laio é muito interessante, porque mostra que o treinador aposta na rapidez e no contra-ataque para poder ganhar, se possível. E isso condicionou os avanços do Palmeiras.

Há muita evolução para se fazer: em tática, em passes, em concentração, em afinação do tiro à baliza, em posicionamento do goleiro, em preparação física, etc., mas recomecei a acreditar numa campanha mais tranquila daqui para a frente. Ir a casa do líder, fazer uma exibição muito aceitável, não perder o jogo e manter a posição relativa na tabela de classificação, é indicativo de que algo vai mudar. Espero não enganar-me. [Gostei especialmente de Leandro Guerreiro, André Lima e Estevam Soares]

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 1x1 Botafogo
Gols: André Lima 23’ (Botafogo); Danilo 32’ (Palmeiras)
Data: 15/08/2009
Local: Palestra Itália, SP
Competição: campeonato brasileiro
Arbitragem: Cláudio Mercante (PE); Luciano José Coelho Cruz (PE) e Jossemar José Diniz Moutinho (PE)
Cartões amarelos: Lúcio Flávio, Leandro Guerreiro, Fahel, André Lima e Batista (Botafogo); Wendel e Diego Souza (Palmeiras)
Botafogo: Flávio; Emerson, Juninho e Eduardo; Thiaguinho (Léo Silva), Leandro Guerreiro, Fahel, Jonatas (Laio), Lúcio Flávio e Batista (Rodrigo Dantas); André Lima. Técnico: Estevam Soares.
Palmeiras: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Sandro Silva (Robert), Souza e Cleiton Xavier; Diego Souza e Ortigoza (Daniel Santos). Técnico: Muricy Ramalho.

27 comentários:

Anónimo disse...

Olha aí o Botafogo arrancando rumo ao título.

Não vencemos por pouco.

Um abraço.

Anónimo disse...

Alô, Rui!
Eles continuam perdendo gols.

Agora sobre Osvaldo Baliza: foi postado dois comentários, favor retirar um, o que tiver com erro,
ok? Obrigado.

Sobre o Alstätten (Suiça), sabe o nome completo do clube? Na ficha do BFR está Staffen FC.

Saudações Alvinegras.

Anónimo disse...

Prezado Rui, depois de muito tempo assisti uma partida por inteiro do Glorioso e concordo com vc em todos os aspectos, acreditando inclusive que com o espassamnto dos jogos ES poderá de uma certa forma moldar mais calmamente as caracteristicas que deseja para o time.Notei também a total falta de preparação física do elenco que se apurada nesse momento poderá trazer algo mais.Bem vamos ver se conseguimos ter um ataque repetido ja que AL esta fora do próximo - SAUDAÇÕES ALVINEGRA - MARCOS VENICIUS - Ah Rui por favor me mande por e mail seu endereço para eu postar uma encomenda - grato

Rodrigo Federman disse...

Rui, enfim, temos técnico!
É cedo, eu sei, mas já deu para sentir uma diferença de atitude e tática na equipe. E até nas declarações pós-jogo!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Calma, Phoquinha, calma... Um título da envergadura do brasileirão tem que ser bem preparado... Só em 2010, ou mais prudentemente em 2011. E se esta diretoria acertar o passo nas contratações, que até agora foram absolutamente desastrosas na maioria dos casos.

Eu preferia apostar na sul-americana...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É veradde, Pedro. Mas vamos esperar que o treinador corrija o tiro dos atacantes. Que corrija os péssimos escanteios do Lúcio Flávio. Que corrija os maus passes e muita soutra scoisas do nosso mau futebol.

Sobre o Osvaldo Baliza não encontro duas publicações. Quais são, Pedro?...

Sobre o clube suiço: "Le FC Altstätten est un club de football de la ville d’Altstätten, dans le Canton de Saint-Gall, en Suisse."

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Marcos, a preparação física do Botafogo e o trabalho médico na recuperação dos jogadores tem sido confrangedor desde a retoma à 1ª divisão. Ainda ninguém resolveu estes dois assuntos importantíssimos! Que plantel competitivo podemos ter se os jogadores estão mal preparados fisicamente ou em 'férias' na enfermaria?!?!?!...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, lembraste das esperanças depositadas no Cuca e no fiasco em que acabou por se enrolar?...

Lembraste da esperança que depositamos no Ney Franco após 14 jogos sem perder e o fiasco posterior?...

Lembraste da esperança enorme que tivemos com a nova diretoria e o fiasco presidencial?...

Lembraste do grande craque Reinaldo que ainda não rendeu coisa nenhuma?...

Vou andar mais devagar na minha crença... Eu sei que tens uma ânsia enorme de matraquear o Ney Franco - como hoje no teu blogue -, mas isso não faz do estevam melhor do que ele é. Vou aguardar COM MUITA ESPERANÇA!

Desejando que seja melhor que a sminha soutras opções: o treinador do Vasco e o treinador do Avaí. Creio que o Estevam é saudavelmente ambicioso, quer fazer carreira e a avaliar pelas substituições de ontem talvez perceba de condução de uma equipa EM CAMPO DURANTE O JOGO.

É que este tem sido o nosso grande problema: Cuca, Geninho e Ney não sabem conduzir as equipas DURANTE OS JOGOS!

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

1) Sobre Osvaldo Baliza: o texto abaixo foi postado duas vezes, um com a palavra igualadado (erro).
2) A mesma súmula contra o Flu, de 1948, também foi postada duas vezes, ambas corretas. Basta uma vez, por gentileza, certo? Obrigado.

Anónimo disse...
Oi,
Osvaldo Baliza defendeu duas penalidades máximas contra o "Pó de Arroz", feito igualadado por nosso campeão brasileiro Wagner em1999:


Anónimo disse...
Oi,
Osvaldo Baliza defendeu duas penalidades máximas contra o "Pó de Arroz", feito igualado por nosso campeão brasileiro Wagner, em 1999.

Ruy Moura disse...

Pedro, diga-me, por favor, quais são os artigos (ou as datas de publicação) respeitantes às suas duas observações para eu poder corrigir de imediato.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui, conversei com alguns tricolores e me disseram que esse garoto chamado Maurício, que jogou na base do Fluminense, é uma excelente aposta; Vamos ver né... a maioria nem acredita que o Botafogo vai conseguir trazer ele, e se trouxer acho que podemos respirar um pouco mais no Brasileiro.

Sobre o jogo de hoje, também gostei do Estevam Soares... pelo menos, vi algumas boas jogadas rápidas e tabeladas durante o jogo(e em uma delas, o Marcos fez uma grande defesa com o pé). E o nosso problema com bola aérea na defesa, é explícito faz muito tempo... alguém precisa dar um jeito nisso, e rápido!

Em tempo, você tem algum artigo sobre a "Campanha do Cimento", feita em 1937 para reconstrução de GS?

Saudações Alvinegras!

Vinícius D'Avila

Anónimo disse...

Esta data:
Domingo, 30 de Dezembro de 2007
Osvaldo ‘Baliza’, o goleiro que travou o ‘expresso vitória’

SA

Ruy Moura disse...

Olá, querido Vinícius. Não, nunca escrevi sobre a campanha do cimento. Quer que eu faça um artigo sobre isso?...

Eu não referi porque a minha análise foi propositadamente parca, para não me exceder em comentários 'bons demais' dos quais me poderia arrepender. Mas gostei de ver algumas tabelinhas e lançamentos em profundidade, coisa que eu desconhecia no Botafogo dos últinmos anos. É bom sinal...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Pedro. Vou alterar.

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,

Ótima análise do jogo. O Estevam conseguiu em 3 dias fazer os jogadores ao menos saberem o que fazer dentro de campo.

Concordo que é cedo pra saber até que patamar o novo técnico conseguirá chegar, mas já se nota uma evolução aí.

Uma pena que ele e o novo preparador físico não tenham uma semana inteira para treinar até o próximo jogo.

Se não corresponder inteiramente às nossas expectativas, pelo menos nossos ouvidos estarão livres do blablablá sem nexo do ex.

SA!

Ruy Moura disse...

Ah, sim... Biriba... Pelo menos o blá-blá-blá sem nexo diminui consideravelmente - acho que o Cuca e Ney encheram o BFR desses blá-blá-blá que só nos desprestigiam e vulgarizam.

Mas além do blá-blá-blá cheio de coisa nenhuma do Ney ainda sobram os blá-blá-blá desconexos de outros dirigentes e responsáveis...

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

PRECISAMOS DE UM GOLEIRO
CASTILHO É FRACO, GOLEIRO DE FUTSAL
RENAN PRECISA DE UM GOLEIRO MELHOR QUE ELE PARA ELE APRENDER
FLÁVIO É HORROROSO, HORROROSO

Ruy Moura disse...

É... Castillo e Renan são goleiros medianos... Já os avaliei melhor do que faço hoje, embora seja uma posição razoavelmente preenchida com titular e reserva, em minha opinião. Mas o Castillo é realmente muito baixo e o Renan falha demasiadas vezes. Julgo que o Milton será melhor goleiro do que eles.

Abraços Gloriosos!

Fernando Lôpo disse...

Me permitam discordar de todos vocês. Vi o mesmo time de sempre. Organizado, aplicado na marcação, com chances para matar o jogo e que deixou escapar 2 pontos porque o centroavante é péssimo e porque o goleiro é péssimo.

Vejam quantos jogos deixamos de matar por deficiência técnica dos atacantes e quantos gols sofremos por má qualidade dos goleiros ou por falhas individuais dos zagueiros. Hoje foi mais um do mesmo tipo.

É lógico que esse time vai subir de posição. Já vinha merecendo resultados melhores, criando chances e desperdiçando. Se passarem a empurrar pra dentro como o 9 não soube fazer diante de Marcos, passaremos a vencer mais jogos.

Além disso, Santo André está caindo feito balão, e o mesmo deve acontecer com Barueri sem Fernandinho e com brigas internas na direção. Não creio que Sport se recupere e acho que a outra vaga fica entre Flu e Náutico. Coritiba, com pés no chão e paz interna tem time pra escapar e Antônio Lopes está lançando garotos no CAP que podem revigorar o time. Mas é claro que isso pode mudar.

A vocação do Botafogo é oscilar de 8º a 12º, estável na Sulamericana, sem brigar por Libertadores, mas sem risco de cair. Qualquer técnico minimamente capaz que chegasse mudando a preparação física, dando motivação (acho um absurdo precisar motivar jogador, mas...) e fazendo suas modificações táticas mas mantendo a boa organização do time, já conseguiria tirar o time lá de baixo.

A minha grande preocupação na demissão do Ney Franco era o mercado de treinadores. Eu temia terrivelmente que viesse um cidadão do tipo Waldemar Lemos, cujo nome pode ser procurado no dicionário como sinônimo de rebaixamento.

Estevam me parece capaz de dar sequência ao trabalho que vinha sendo feito, acrescentando a isso uma melhor preparação física e uma disposição ímpar de quem espera há quase 5 anos a chance de retomar a carreira que andou para trás.

Estou relativamente tranquilo quanto ao Brasileiro, e espero que deem a devida atenção à importante Copa Sulamericana.

Ruy Moura disse...

Fernando, continuo a acreditar que devíamos trabalhar por metas e não ir a "tudo ao molho e fé em Deus". Quero dizer com isto que a Copa Sul-americana devia fazer parte das nossas metas de conquista. A Copa é importante e no mata-mata temos chances.

Abraços Gloriosos!

Reinaldo disse...

No meu entendimento essencial ser'a um acerto na defesa, que ainda falhou sabado.
Cuca e NF nunca souberam acertar a defesa que sempre foi o calcanhar de aquiles do time; fazer um gol apenas e poder comemorar a vitoria e fundamental quando se transita por um momento de pouca inspiracao, contam-se `as dezenas as partidas que fizemos ate dois de diferenca e cedemos o empate (algumas vezes a derrota).
Se ES conseguir acertar esse detalhe o time embala e deixa de beirar o G4 do mal...

Álan leite disse...

Grande Rui,

Visualizei melhoras na parte tática e organizacional, como já foi comentado a parte física deu sinal que irá melhorar e este será o grande diferencial, basta termos como base o Avaí, que não é nada demais, ms com organização e disposição vem colecionando bons resultados.
E como também já foi dito,"Como é bom termos um Técnico!"
SAN!!!!!!

Ruy Moura disse...

Perfeito, Reinaldo. Com Cuca e Ney chegámos a empatar e a perder marcando... 3 gols!!!

ISSO É INACEITÁVEL!!!

Por isso gostei do modo como o ES armou a defesa no sábado. Tomou um gol, mas isso relaciona-se com as 'invenções' que esta defesa sempre apronta a favor do adversário. Creio que vamos sofrer menos gols. A média dos últimos dez jogos com Ney Franco foi de dois gols sofridos por partida!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Álan, vamos esperar que tenhamos um técnico. Penso que a energia deste é bem diferente do 'fatalismo' plasmado no rosto do Cuca e da 'moleza' plasmada na conversa do Ney. Este é mais 'faca nos dentes'. Não é que eu goste deste estilo - realmente não gosto. Mas no deserto, entre beber água estragada e não beber água, eu optaria por água estragada...

E penso que o ES não será água estragada. O homem é ambicioso, armou bem a equipa e substituiu bem face às circunstâncias. Para mim, o problema é que o Ney fez isso mesmo quando chegou, esteve invicto 14 partidas e depois 'perdeu-se' com os seus 'craques ipatinguenses'... Esperemos que o ES não seja a mesma parra com pouca uva. Estou crendo que não.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Esse Juninho continua falhando e acabam culpando o coitado do goleiro, que quando viu que ele Juninho não foi na bola cruzada na área tentou sair e ai já era...

Ruy Moura disse...

Eu vi o lance várias vezes e acho que ambos foram 'culpados'. Em minha opinião, menor culpa para o goleiro, que é inexperiente ainda e foi voluntarista; maior culpa para o Juninho que em jogo aéreo e arrancadas velozes do adversário fica pregado ao chão; muito maior culpa de quem o contratou.

Abraços Gloriosos!

Reinaldo disse...

Por isso não defendo os que criticam o Castillo, que ao meu ver só peca por ser muito ativo e não esperar a coisa acontecer; me dá pena do cara ao contar quantas vezes aparece a imagem do mesmo apontando aos zagueiros, alas e volantes a liberdade que permitem ao adversário de chutar, cruzar e mesmo cabecear a bola.
Os erros do sistema (existe??)de marcação da equipe são inaceitáveis, coisa de equipes colegiais.
Todos os goleiros passados com Cuca e NF foram, sem razão ao meu ver, taxados como fracos.

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...