sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Grande Timoneiro


5 comentários:

Gil disse...

Rui,

Rui,

Reproduzo parte de uma reportagem do jornalista Pedro Motta Gueiros, publicado hoje no jornal O Globo:
"Instituições de valor histórico e afetivo para a cidade se tornaram galpões de um negócio que empobrece o futebol e a cultura carioca".

Ele fala da falência do futebol carioca. Mostra e compara que o Rio de Janeiro, mesmo com 4 grandes times perde para estados com apenas dois grandes, como o Rio Grande do Sul e Minas Gerais em conquistas de Libertadores. Retrata a queda dos chamados pequenos que faziam grandes festas, seja com os famosos bailes do América e Bangu ou dos tambores (samba) do Madureira ao pagode do Olaria. Que o futebol carioca pulsava e era uma caixa de ressonância para todo o País.
Que esse ritmo foi sufocado pela necessidade da comercialização do espetáculo. Que entre manter a tradição e investir no profissionalismo, o futebol do Rio ficou no meio do caminho e a distância separa cada vez mais os grandes dos pequenos.
Que fecharam as portas dos clubes de bairro e entregaram nas mãos dos empresários.
A foto dessa matéria, metade da folha, é do jogador Wallyson sentado em campo.

A reportagem retrata bem a falência administrativa, financeira e do futebol do Botafogo que o atual presidente nos presenteou. Discordo apenas quando não diz que os grandes também entregaram as chaves nas mãos dos “parceiros empresários”, principalmente o nosso.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Gil disse...

Rui,

Um detalhe; o jornal Globo não perderia a oportunidade para, mais uma vez, divulgar imagem de derrota e fracasso do Botafogo.
A imagem, mais da metade da folha é a foto do nosso jogador sentado com as mãos no rosto e o título da reportagem é: Fracasso carioca na Libertadores NA LANTERNA!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Que O Globo não perde oportunidades para nos desmerecer, já sabemos. Quanto ao resto, é verdade. os clubes do RJ tornaram-se medianos. O único que conquistou algo significativo odicialmente no estyrangeiro, foi o vasco da Gama. BFR e Fluminense nem uma Libertadores têm, e o Flamengo tem uma devido ao José Zero Wright e aos argentinos não terem disputado a Libertadores em 1981.

Estão a meio caminho: fazem meias festinhas e constroem meios times. O futebol carioca parece-me condenado, sobretudo para quem como tu e eu viveram a glória da década de 1960, em que o Botafogo social e o Botafogo competitivo fizeram parte do projeto de paulo Azeredo, que nos deu grandes estruturas e grandes times de futebol. E foi na década de 1960 e início de 1970, que o Botafogo foi tricampeão sul-americano de voleibol, campeão sul-americano d ebasquete e campeão sul-americano de atletismo feminino. E foi nessa década que conquistamos três títulos estaduais no remo, quebrando um jejum de 60 anos, e fizemos grandes conquistas nacionais no polo aquático e por aí vai.

O meu otimismo realista foi-se. Acho que só vai sobrar o meu pessimismo realista.

Abraços gloriosos.

Lorismario disse...

Rui. Este senhor da foto deveria se auto-demitir. Seria o timoneiro puxador da barca. Está jogando a culpa no Húngaro, que tem um percentual grande de culpa, mas inferior ao dele. São pouquíssimos os humanos que conseguem fazer a mea culpa. Loris

Ruy Moura disse...

Completamente de acordo, Loris. Estamos bem tramados de líderes: Chico Fonseca não manda nada, Sidnei Loureiro nem digo, Húngaro descarta-se nos atletas, Assumpção descarta-se no treinador. Nenhum é competente visando os interesses do Botafogo - só isso.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...