quarta-feira, 19 de agosto de 2009

19 de Agosto

.

1. No dia 19 de Agosto de 1930 o Botafogo derrotou, nas Laranjeiras, em amistoso internacional, a Seleção dos Estados Unidos da América por 2x1 com gols de Ariza e Carvalho Leite.

O Botafogo alinhou com Germano, Benedicto e Octacílio; C. Burlamaqui, Martim e Pamplona; Ariza, Paulinho, Carvalho Leite, Nilo e Celso. [O Botafogo atuou de calção negro, que só em 1934, tornou-se oficial]

2. No dia 19 de Agosto de 1945 Heleno de Freitas arrasou o Bangu, tendo o Botafogo vencido por 6x1, com gols de Heleno (5) e René.

O Botafogo alinhou com Ary, Laranjeira e Sarno; Ivan, Papetti e Cid; René, Tovar, Heleno, Tim e Franquito. O extraordinário e inimitável Heleno de Freitas, um dos maiores craques brasileiros de todos os tempos, realizou uma das mais extraordinárias partidas da sua carreira.

3. No dia 19 de Agosto de 1962 o Botafogo venceu, em Bogotá (Colômbia), em amistoso internacional, o Millonarios (Colômbia), pelo extraordinário placar de 6x5 com gols de Garrincha (2), Amoroso (2), Amarildo e Canavieira.

O Botafogo alinhou com Manga, Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Didi; Garrincha, Amoroso (Canavieira), Amarildo e Zagallo.

4. No dia 19 de Agosto de 1995 o Botafogo realizou o 1º jogo do campeonato brasileiro de 1995, do qual viria a sagrar-se campeão, empatando com o Vitória por 2x2, com gols de Jamir e Túlio.

O Botafogo alinhou com Wagner; Wilson Mineiro (Cláudio), Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva; Jamir, Beto (Dauri), Moisés e Sérgio Manoel (Marcelo Alves); Iranildo e Túlio.

Fonte
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Acervo e pesquisa de Pedro Varanda

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

De acordo com o Boletim Interno do Botafogo FR segue as escalações e os autores de gols:

BOTAFOGO 2 x 1 SELEÇÃO NORTE-AMERICANA (EUA)
Data – 19 / 08 / 1930
Local – Laranjeiras (Rio de Janeiro)
Competição – Amistoso
Botafogo – Germano, Benedicto e Octacílio; C. Burlamaqui, Martim e Pamplona; Ariza, Paulinho, Carvalho Leite, Nilo e Celso. Gols: Ariza e Carvalho Leite. Obs: O Botafogo atuou de calção negro, que só em 1934, tornou-se oficial.

BOTAFOGO 6 x 5 MILIONÁRIOS (COL)
Data – 19 / 08 / 1962
Local – Bogotá (COL)
Competição – Amistoso
Botafogo – Manga, Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Didi; Garrincha, Amoroso (Canavieira), Amarildo e Zagallo. Gols: Garrincha (2), Amoroso (2), Amarildo e Canavieira.
Obs: em conversa com Jairzinho, por telefone, disse-me que também participou da peleja (da contenda).

Saudações Botafoguenses.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Pedro!

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Oi, Rui!
Em 1995, vestiram a camisa do Botafogo dois Cláudios. Qual deles jogou contra o Vitória (BA)?

Pedro

Ruy Moura disse...

Olá, Pedro! É o zagueiro Cláudio Trindade Farias. Foi o único jogo que realizou na campanha do título de 1995.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Obrigado. Cláudio Farias era meio-campo (ex-Flu) e não zagueiro, campeão brasileiro de 1995, ok? Agora vamos ao Cláudio Henrique: é bom lembrar que, embora não tenha participado dos jogos do Brasileiro (1995), também estava no elenco do Botafogo FR. Cláudio Henrique da Silva (zagueiro), campeão da Copa CONMEBOL de 1993 e do Torneio da Capital, da Copa Rio de 1995.

Torneio da Capital (Copa Rio) – 1995
25 / 10 – 1 x 1 Olaria-RJ, gol: Paulinho Andrade.
06 / 11 – 2 x 1 Vasco-RJ, gols: Guto e Narcízio.
10 / 11 – 1 x 1 América-RJ, gol: Dauri.
15 / 11 – 2 x 0 Campo Grande-RJ, gols: Dauri e Paulinho Andrade.
21 / 11 – 0 x 0 Vasco-RJ.
24 / 11 – 3 x 1 América-RJ, gols: Dauri, Paulinho Andrade e Niki.
01 / 12 – 4 x 2 Olaria-RJ, gols: Narcízio, Julinho, Big e Dauri.
Nota: O jogo do returno contra o Campo Grande não foi realizado, ele estava eliminado.
Botafogo: Carlão (Alex Guimarães), Wilson Mineiro (Perivaldo), Grotto (Marvila), Márcio Theodoro (Cláudio Henrique) e Guto (Eliomar); Moisés (Cláudio Farias), Iranildo (Niki), Beto (Julinho) e Marcelo Alves (Róbson); Dauri (Reginaldo Pingüim) e Narcízio (Paulinho Andrade) (Big). Participaram também: Duda, Batata e Gérson Gottardo (irmão de Wilson Gottardo). Técnicos: Paulo Autuori e Renê Weber.

Segue uma súmula do torneio:
BOTAFOGO 2 x 1 VASCO
Data: 06 / 11 / 1995
Local: Caio Martins, Niterói
Árbitro: Orlando Gomes Leonor
Competição: Torneio da Capital (Copa Rio)
Gols: Richardson, Guto “Ganso” e Narcízio (todos no 2° tempo)
Botafogo: Carlão, Eliomar, Grotto (Cláudio Henrique), Márcio Theodoro e Guto “Ganso”; Cláudio Farias, Niki, Dauri (Big) e Iranildo (Róbson); Narcízio e Paulinho Andrade. Técnico: Renê Weber
Vasco: Caetano, Bruno Carvalho, Walckmar, Leonardo II e Jefferson (Bruno Lima); Genison, Geovani, Cobi Jones e Yan (Cristiano); Richardson (Igor) e Pedro Renato. Técnico: Alcir Portella

Fontes: Relatório da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Jornal dos Sports e Botafogo FR e CR Vasco da Gama.

Saudações Botafoguenses.

Fabiano disse...

Olá Ruy!
Wilson Mineiro em 1995 ? Não seria Wilson Goiano o lateral direito ?
Abraço,
Fabiano

Anónimo disse...

Boa noite.

Veja a versão El Tiempo da Colômbia:

BOTAFOGO 6 x 5 MILLONARIOS
Data: 19 / 08 / 1962
Local: Nemesio Camacho “El Campín”, Bogotá
Árbitro: Ovídio Orrego
Competição: Amistoso
Gols: Nílton Santos (contra), aos 30 segundos (O Globo), Garrincha, 18’, Pizarro, 28’, Bolla (contra), 38’ e Pizarro, 45’ (1° tempo); Garrincha, 5’, Gamboa, de cabeça, 7’, Garrincha, 14’, Amoroso, 38’, Amoroso, 39’ e Larraz, 41’ (2° tempo)
Botafogo: Manga, Joel (Paulistinha), Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Didi; Garrincha, Canavieira (Amoroso), Amarildo e Zagallo. Técnico: Marinho Rodrigues
Millonarios: Centurión, Bolla, Gallegos (Ávila) e Lombana; Díaz e Gamboa; Larraz, Arango, Debrasi , Klinger (Campillo) e Pizarro. Técnico: ?

Saudações Alvinegras,
Pedro Varanda.

Anónimo disse...

Boa noite.

Em 1995 tínhamos Wilson Goiano (titular), disputou o Brasileiro (22 jogos) e Wilson Mineiro (reserva), este disputou além da Copa Rio (Torneio da Capital) o Brasileiro (três jogos).

Saudações Alvinegras.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...