domingo, 14 de março de 2010

Liderança com 'aroma dodô'

.
Após visionar a partida entre Botafogo e Olaria pode-se dizer que ambos não jogaram nem bem nem mal. Na verdade, foi um jogo de molengões, sem emoção e sem chances de gol. O Botafogo teve três jogadas e converteu duas oportunidades. O Olaria não teve chances.

O gol do Botafogo poderia ter espevitado ambas as partes, mas o certo é que não espevitou ninguém. O Botafogo é uma equipa que joga na expectativa à espera do erro adversário. Nem sequer forçou jogadas, vivendo das inspirações de Caio e do jogo aéreo para Loco Abreu, que neste jogo também não se fez sentir.

Toda a equipa jogou no mole-mole durante 55 minutos e se não fosse ter havido as duas jogadas de Caio, ninguém se teria destacado. O meio campo do Botafogo continua inexistente e não produz nada para os atacantes, o que me fez pensar se não seria interessante dar uma nova oportunidade a Wellington Júnior. Loco Abreu, apesar de jogar com alguma inteligência para a equipa, não é jogador de seleção. Não faço ideia o que o Uruguai vai fazer à Copa do Mundo com um ataque centrado em Loco Abreu.

Apresentando a nossa equipa a qualidade que todos reconhecemos não ter, significa que a conquista da Taça Guanabara, e agora a liderança na Taça Rio graças ao ‘Traidodô’, mostra a fraca qualidade de todas as outras equipas.

Parece-me impressionante que com esta equipa tenhamos a certeza que podemos disputar a semifinal e, quiçá, a final da Taça Rio. A qualidade do futebol que se joga é confrangedora.

Mas mais impressionante ainda é a Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro não reformar árbitros como o de ontem. Confuso e tecnicamente incapaz, ainda lançou os jogadores ‘às feras’, isto é, às poças de água que poderiam ter lesionado jogadores inutilmente. Bom senso teve Dé na sua declaração no final do jogo quando considerou que o juiz devia ter encerrado a partida após o dilúvio, dando a vitória ao Botafogo, que merecia.

É claro que ganhar e ser líder é positivo, mas continuo sem conseguir avaliar o potencial desta equipa para mais uma final, desta vez na Taça Rio. Porque temos chances contra todos os outros: no Vasco da Gama a equipa é fraca e parece-me que o treinador não é grande coisa; no Fluminense safa-se o treinador e pouco mais; no Flamengo o treinador não tem estofo e nunca se sabe quando é que as arbitragens jogam. Talvez até se configure uma final entre Botafogo x America (rsrsrs...).

A nossa defesa é mais ou menos uma ‘peneira’, mas… e se ganhássemos a Taça Rio na base da ‘matreirice’ de Joel Santana, da aparição súbita de Edno a armar o ataque e das variações inesperadas de Caio?...

Para já é bom ser líder com ‘aroma dodô’.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x0 Olaria
» Gols: Antônio Carlos 19’ e Gabriel 50’
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 14/03/2010
» Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro
» Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha; Rodrigo Figueiredo Corrêa e Luiz Felippe Scofield Costa
» Cartões amarelos: Lúcio Flávio (Botafogo) e David (Olaria)
» Cartões vermelhos: Loco Abreu (Botafogo) e Diego (Olaria)
» Botafogo: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Jancarlos, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lúcio Flávio (Edno) e Gabriel (Eduardo); Caio (Júnior) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Olaria: Henrique, Ivan, Thiago, Rafael e Diego; David, Willian, Araruama e Waldir; Cacá (Vinícius) e Aleílson. Técnico: Dé.

4 comentários:

Anónimo disse...

AMIGO RUY VENCEMOS ERA O QUE NOS BASTAVA - ESPERAR UMA EXIBIÇÃO DE GALA NEM PENSAR - ALIAS PENSO CONTRA QUEM FAREMOS A FINAL JÁ QUE A DIRETORIA ESTA REALIZANDO SORTEIOS PARA A PRIMEIRA PARTIDA DA FINAL????
O QUE NÃO ME BASTA É ESTA AMEBÍASE QUE INSISTE EM SE INSTALAR EM GS - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Amigo Marcos, não fazia ideia que a Diretoria fazia sorteios sobre um evento que não sabe se se vai realizar. OU JÁ SABE?!?!?!?!?!

Se assim for, já começa a explicar-se melhor os estranhos acontecimentos da Taça Rio 2009...

Abraços Gloriosos!

Lewis Kharms disse...

Rui, apesar de concordar com 90% da sua análise da partida, permita-me os 10%, pois acho que o Olaria apresentou uma saída de bola e um meio campo mais articulado – isso no primeiro tempo, que foi o único que existiu. Acredito que não tenham chegado efetivamente ao gol por terem optado pelos chutes de longa distância, muito mal executados, com uma única exceção. Mas isso pode ser considerado um detalhe.

O que importa é que “O meio campo do Botafogo continua inexistente e não produz nada para os atacantes, o que me fez pensar se não seria interessante dar uma nova oportunidade a Wellington Júnior”. Ou algum outro; alguma coisa!

Porque, se não, teremos que torcer pela ruindade geral ou por uma final contra o América.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Aceito, mas penso que foram absolutamente ineficazes. Uns eoutros. Tudo muito mole, muito organizadinho a partir da defesa com passes razoáveis no meio campo e... nada mais! Para lá do meio campo o Olaria não chutou, não levou perigo, não fez nada. Aliás, o grande momento do desafio mostra a perebice daquela gente: O JOGADOR DO OLARIA TROPEÇANDO NA GRAMA DO CAMPO!!!

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...