terça-feira, 8 de abril de 2014

Voz de Assumpção: resposta a Bebeto de Freitas

O nosso companheiro Ande Silva fez o seu 1º comentário no Mundo Botafogo solicitando destaque à resposta de Maurício Assumpção a Bebeto de Freitas. Eis as suas palavras:

Caro Rui Moura, desculpe usar este tópico para divulgar o que estou divulgando. Saiu hoje na coluna de Renato Maurício Prado, no jornal O Globo, a resposta de MA a Bebeto de Freitas. […] Nem precisa deixar este meu comentário aqui, não, mas acho que o assunto vale um tópico. Grato.” – Ande Silva.

Embora Ande Silva não tenha solicitado expressamente a divulgação do seu comentário, devo dizer que o Mundo Botafogo já publicou versões contrárias de listas eleitorais em oposição. Nas últimas eleições foram publicados comunicados da lista de Maurício Assumpção e da oposição.

O Mundo Botafogo é de todos os botafoguenses que saibam assumir posturas adequadas num veículo de comunicação como este, e por isso se publica versões contraditórias sem nenhuma espécie de problema. É sabido que considero a gestão de Maurício Assumpção um ‘desastre gestionário’ e, por isso, eu demiti-lo-ia se tivesse autoridade para tal. Não obstante, devo dizer que, apesar de considerar Bebeto de Freitas anos-luz à frente de Assumpção, também exerci as minhas críticas no seu 2º mandato – e que, em prol de melhores caminhos, não foram poucas. No entanto, comparando as duas gestões ‘amadoras’, creio que Bebeto de Freitas deixou um clube competitivo (incluindo várias modalidades desportivas), contas equilibradas e como legado o Engenhão; ao contrário, creio que Assumpção deixará o Botafogo à beira do colapso financeiro, sem rei nem roque como acontece já agora com o time de futebol em ‘autogestão’.

Não acredito nas declarações de ontem, de hoje e de amanhã de Maurício Assumpção. O presidente já afirmou várias coisas que a sua ação desmentiu; prometeu várias medidas que se verificaram ocorrer exatamente ao inverso das promessas; teve múltiplas decisões erráticas, sendo algumas das mais recentes, a título de exemplo, a nomeação de Chico Fonseca para a vice-presidência do futebol, desmanche dos times dos últimos três anos, promoção para dirigir o time na Taça Libertadores de um homem que tem como experiência o Sertanense, da 4ª divisão portuguesa à época, e os juniores do nosso clube. Ainda há dias afirmou que foi o Botafogo que quis deixar o Ato Trabalhista devido às condições que lhe eram impostas e agora afirma que foi devido ao prazo limite do acordo. Entretanto, o Tribunal escreveu que “o Botafogo foi expulso do Ato Trabalhista”. Assumpção também enviou uma carta ao Tribunal desmentindo tal afirmação e deu-lhe publicitação?... se sim, peço aos leitores que me informem rapidamente para eu poder publicar esse desmentido de Assumpção.

No entanto, este espaço é democrático e aceita o debate de contraditórios, porque é da discussão que se dissipam as dúvidas e se abrem os caminhos da ‘verdade’. O Mundo Botafogo publicou, publica e publicará todas as versões de botafoguenses desde que sejam socialmente legitimadas pela boa educação e pela evitação de acusações gratuitas, situações que não acontecendo impedem a publicação. Felizmente, não é o caso do pedido de Ande Silva, nem é o caso de Assumpção na sua resposta, que se pautaram por limites desejáveis – apesar de Freitas e Assumpção se mostrarem acérrimos adversários (quiçá, inimigos) desde que Montenegro interviu no Botafogo durante o final da gestão de Bebeto de Freitas e impôs Maurício Assumpção, sem capacidade de liderança nem experiência de desportos altamente competitivos.

Publiquei apenas um excerto da longa entrevista de Bebeto, justamente para evitar muita polêmica neste tempo de tormenta que o nosso clube atravessa. Por isso, também publicarei agora a chamada de atenção à resposta de Assumpção a Renato Maurício Prado e o seu local de divulgação com as primeiras linhas da resposta, conforme será certamente desejo de Ande Silva:

Renato [Maurício Prado], em função da entrevista concedida pelo ex-presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, em seu programa A Última Palavra, sirvo-me da presente para responder às inúmeras acusações e comentários feitos pelo antecessor da atual gestão. Farei minha resposta pontuando todos os assuntos abordados por ele: […] Ato Trabalhista, Timemania, Dívidas, Engenhão, Renovação de Contratos, Marechal Hermes, Patrimônio do Clube (Complexo Mourisco Mar, Sede de General Severiano, Sede Remo, Sede Wenceslau Braz – Casarão).” – Maurício Assumpção.

Leia todo o comunicado aqui: http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/

Indico também o texto original da entrevista de Bebeto de Freitas porque não o fiz antes. Limitei-me a reproduzir um excerto. A entrevista encontra-se em: http://m.globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/04/bebeto-de-freitas-ataca-assumpcao-ele-sonegou-r-90-e-tantos-milhoes.html

4 comentários:

Ruy Moura disse...

Nathan, em coerência com a linha editorial não posso publicar o seu comentário dada a forma como são caracterizados os visados.

Peço desculpa por isso. Será sempre bem-vindo com críticas a atos de gestão concretos, assim como debatendo os caminhos do nosso clube.

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

“Não acredito nas declarações de ontem, de hoje e de amanhã de Maurício Assumpção. O presidente já afirmou várias coisas que a sua ação desmentiu; prometeu várias medidas que se verificaram ocorrer exatamente ao inverso das promessas; teve múltiplas decisões erráticas,...”

Mais uma vez foste PERFEITO Rui!

Acrescentaria um pequeno grande detalhe: A omissão e subserviência do atual presidente! Envergonha todos os Botafoguenses, principalmente os do passado que construíram a nossa Briosa e Gloriosa história. Um clube conhecido por ser o Glorioso, Mosqueteiros ou Capa e Espada. Que se uniu e saiu de uma Liga, sem existir outra, para defender seu jogador.
Tenho VERGONHA de ter o Sr. Maurício Assumpção como presidente do clube que tanto amo!

Sei que nada acontecerá, mas bem que o CD poderia incluir no estatuto uma cláusula responsabilizando civil e criminalmente dirigentes que causassem prejuízos ao clube.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Gil disse...

Rui,

Outro detalhe na carta resposta do Sr. Assumpção que a meu ver não correspondem com a verdade; os juniores!

- Jádson, vendido, foi cria do esgoto da Gávea. Só foi para o Botafogo na categoria de juniores. Depois de ser dispensado pelo lixo.
- Vitinho, também vendido, foi negociado com o Audax também direto aos juniores.
- Gabriel, mesmo situação dos acima. A diferença é que veio de São Paulo, vindo do Paulínea.
Os demais já estavam no clube desde a administração anterior, ou esse é outro milagre do Assumpção, ou seja, os garotos cresceram 19 anos em 5 anos e 8 meses!

Sempre li que o Bebeto abandonou as categorias de base, como Assumpção diz, devido aos “parceiros empresários” que também retornaram ao clube na sua gestão. Situação idêntica aos dirigentes (trazidos pelo Assumpção) que nos rebaixaram para a segunda divisão e deixaram o clube arrasado para o Bebeto reerguer!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Também tenho vergonha de um presidente assim, Gil. Disseste bem: omisso e submisso.

Quanto a areangada toda das bases, é óbvio que foi na direção de Bebeto que tudo começou. Há uns anos, antes de Assumpção ser eleito, eu falei que os infantis iriam dar que falar. E oito anos depois assim foi. Isso foi cria 'Bebeto'.

Mentiras e distorções nunca faltaram a esta direção.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...