sábado, 26 de janeiro de 2008

Atletismo: desportistas de craveira internacional

.
Em 1880 existia no Rio de Janeiro o ‘Club Brasileiro de Cricket’ que vendia poules de aposta para as corridas a pé e o primeiro clube a ser fundado foi o São Paulo Athletic a 3 de Maio de 1888.

Até ao final do século vários clubes surgiram. Em todos esses clubes o atletismo foi praticado de forma empírica e descontínua. Porém, em 1907, foi editado um livro de regras oficiais para diversos jogos e desportos, inclusive o atletismo. Em 1914 o jornal O Estado de São Paulo já patrocinava o Campeonato do Atleta Completo, uma espécie de dodecatlo.

O Botafogo praticou durante muitos anos o atletismo, tendo obtido muitos sucessos e sido representado por atletas de craveira internacional e olímpica. Os dados estatísticos sobre o atletismo botafoguense são difíceis de encontrar nas fontes disponíveis.

No entanto, um esforço de pesquisa permitiu destacar alguns atletas e referir alguns títulos conquistados pelo Botafogo ou pelos seus atletas representando o Brasil.

Aida dos Santos Menezes é a atleta botafoguense mais falada porque até hoje teve a melhor classificação de sempre do atletismo feminino. Aida foi campeã carioca, brasileira, sul-americana, ibero-americana e luso-brasileira, destacando-se, ainda, com a obtenção de duas medalhas de bronze em pentaplo no campeonato panamericano em 1967 (Winnipeg) e em 1971 (Cáli), e nos jogos olímpicos de Tóquio em 1964 (4º lugar no salto em altura com 1,74m e melhor classificação olímpica do atletismo feminino em todos os tempos).
.


Aida continuou a defender a Estrela Solitária em torneios masters. Professora titular da cadeira de Educação Física na Universidade Federação Fluminense desde 1975, sócia emérita e membro do Conselho Deliberativo como benemérita, Aida foi homenageada em 1995 na inauguração da pista de atletismo da UFF com o seu nome, e em 2006 com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, entregue anualmente a uma personalidade com importante vida atlética.
.



No atletismo destacaram-se ainda, entre outros, os seguintes atletas:

Silvina das Graças Pereira, tricampeã carioca de atletismo em 1965-1966-1967, medalha de prata em salto à distância em 1971 e medalha de bronze nos 200m em 1975, ambas nos Jogos Pan-americanos.
.



Nadim Severo Marreis, atleta de arremessos de martelo, disco e peso, várias vezes campeão carioca e medalha de bronze no lançamento do peso nos Jogos Pan-americanos de 1951.
.



A nível nacional o Botafogo venceu quatro disputas em campeonatos, mas as posses definitivas dos troféus ocorriam após grupos de anos e o Botafogo foi, por esta regra, apenas vice-campeão brasileiro de atletismo em 1945-1951 (1º Troféu Brasil, 3 títulos) e 1962-1965 (4º Troféu Brasil, 1 título) e 3º colocado em 1966-1970 (5º Troféu Brasil, 1 título).

Fontes principais
Pepe, Braz; Miranda, Luiz Felipe; Carvalho, Ney Óscar (1996), Botafogo – O Glorioso. Uma História em Preto e Branco. Rio de Janeiro: Ney Óscar Ribeiro de Carvalho
http://www.atletismo-trofeubrasil.com.br/
http://www.museudosesportes.com.br/

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...