quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Aeromodelismo: campeão de terra, mar e ar


O aeromodelismo só recentemente foi reconhecido como desporto, mas desde 1936 que existiam lojas a vender material de aeromodelismo e a 19 de Julho de 1942 realizou-se o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte.

Em 1970 surgiu o clube ‘Aerobu’, de voo livre, e, em 1975, Eolo Carlini, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI, classificou-se em fly-off entre os melhores do mundo. Em 1987 o aeromodelismo foi reconhecido como desporto no Brasil e em 1996 a delegação brasileira de aeromodelismo 'Voo Circular Controlado' obteve o 6º lugar no Campeonato Mundial da Suécia.

Entretanto, Luiz Eduardo Mei conseguiu o recorde brasileiro e sul-americano em 'Velocidade', voando a 294 km/h.

Ocasionalmente o Botafogo dispôs de aeromodelismo entre as suas práticas deportivas e conseguiu obter o título de campeão estadual em 1962, no ano em que obteve, entre todas as suas modalidades desportivas, um feito inédito de nível mundial ao conquistar 120 títulos!

Apesar de ter sido o único título da modalidade, segundo a inexistência de outras informações públicas sobre a matéria, o Botafogo teve direito, nesse ano, ao epíteto de campeão da cabeça aos pés (xadrez, futebol…) e de campeão de terra, mar e ar (basquetebol, remo, aeromodelismo…).

A designação de ‘campeão de terra, mar e ar’ foi atribuída pelo Comitê Olímpico Internacional em virtude de o Botafogo ter sido a entidade poliesportiva que conquistou títulos simultaneamente naqueles três elementos planetários e em todas as categorias desportivas em que participou nesse ano.

Fontes principais
Acervo e pesquisa de Rui Moura
http://www.amamodelismo.com.br
http://www.diarioweb.com.br

2 comentários:

Álan leite disse...

Caro Rui,

Encontrei uma revista que faz menção ao Título de Terra, Mar e Ar de 1962, linkei esta sua matéria, e publiquei a foto da revista. Veja lá se te interessa.

Grande abraço e SAN!!!!!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Álan. Farei uma ligação ao seu blogue amanhã.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...