quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Botafogo resolve desafio em vinte minutos

Não assisti ao desafio pela televisão porque o Premium FC só apresentará o jogo em diferido no próximo Domingo, após transmitir ao vivo, no Sábado, o jogo Botafogo x Vasco da Gama. Por outro lado, tive muitas intermitências no relato da Rádio Globo. Nestas condições, limitar-me-ei a apresentar apenas a ficha técnica e alguns apontamentos a partir dos gols que pude visionar na Internet.

Aparentemente o Botafogo ganhou facilmente o jogo: 3x0 aos 22 minutos e 4x0 na primeira parte. No segundo tempo foi esperar que o relógio do árbitro parasse, naturalmente. Jorge Henrique pareceu-me mais uma vez em evidência servindo muito bem os companheiros para gol, Zé Carlos confirmou poder vir a ser um ‘craque’ a cobrar faltas e mesmo a aparecer bem posicionado para marcar, Wellington Paulista estava nas jogadas, Alessandro continua com o seu trevo de quatro folhas dos últimos jogos, marcando um gol com bastante sorte, tal como, aliás, o primeiro gol assinalado por Wellington Paulista, cuja bola entrou na baliza após bater nas costas do goleiro e, finalmente, Abedi estreou-se também na marcação de gol.

Apesar da facilidade da goleada, diria que dois dos nossos gols foram bafejados pela sorte, o que por não ser comum não é muito desejável. Por outro lado, ambos os gols do Mesquita são claramente falhas defensivas uma vez mais. No primeiro gol do adversário Leandro Neto passou entre dois jogadores do Botafogo, um deles o supostamente seguríssimo Ferrero. Sucede que no jogo contra o Americano, logo aos 2 minutos, um jogador passou, na cabeça da área, por entre dois botafoguenses, e um deles era Ferrero, salvando Castillo com uma boa defesa. Desta vez foi semelhante, apenas com a jogada mais descaída para o lado esquerdo do ataque do Mesquita e terminou mesmo em gol.

Entretanto, o segundo gol do Mesquita é claramente falha do goleiro Castillo, que chega mal à bola e a deixa na área com um ‘tapinha’, permitindo o rebote – este sim, indefensável. Isto suscita-me a necessidade de tornar a sublinhar, apesar da vitória, que o Botafogo ainda não se livrou do que considero serem os dois maiores problemas da equipa do ano passado: o goleiro (já é o segundo gol por falha sua) e a defesa que deixa um jogador do Mesquita e outro do Americano passar entre dois atletas botafoguenses!

Sábado contra o Vasco da Gama talvez se possa avaliar melhor o funcionamento desta equipa, apesar dos cruzmaltinos não estarem muito bem no campeonato. Aliás, desejo que o teste mais sério ocorra apenas nas semifinais contra os reais candidatos ao título.

Em todo o caso, deve-se realçar que o Botafogo não ganhava os quatro primeiros jogos do campeonato desde 1997, quando conquistou invicto, e só com vitórias, a Taça Guanabara. Porque não outra vez?...

Finalmente, destaque para a 'volta olímpica' dos pequenos campeões da Copa Gazetinha Nacional 2008 (infantis), da Copa Light 2007 (pré-mirim) e da Copa Roberto Dinamite 2007 (mirim, infantil e júnior). A categoria dos 'graúdos' espera-vos para grandes façanhas!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 6x2 Mesquita
Gols: Wellington Paulista 16' 1°T, Zé Carlos 19' 1°T, Lúcio Flávio 22' 1°T, Zé Carlos 36' 1°T, Alessandro 12' 2°T, Abedi 47' 2°T (Botafogo); Leandro Netto 6' 2°T, Édson 18' 2°T (Mesquita)
Competição: Campeonato Carioca
Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, 30 de Janeiro de 2008
Arbitragem: Leonardo Garcia Cavaleiro; Ediney Guerreiro Mascarenhas e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Cartões Amarelos: Diguinho, Fábio, Ferrero e Triguinho (Botafogo); Alessandro Lopes, Dé e Márcio Orelha (Mesquita)
Cartões Vermelhos: Alessandro Lopes (Mesquita)
Botafogo: Castillo, Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Triguinho (Eduardo); Diguinho (Abedi), Túlio, Lúcio Flávio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Fabio). Técnico: Alexi Stival, o ‘Cuca’.
Mesquita: Borges; Édson, Juan, Alessandro Lopes e Felipinho; Léo, Índio, Bruno Suzano (Vágner Eugênio) e André Melo (Dé); Leandro Netto e Márcio Orelha (Fábio Costa). Técnico: Mário Marques.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...