segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Escola de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A CPLP visa a concertação político-diplomática entre os seus Estados membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional e para a promoção e difusão da língua portuguesa.

No domínio específico do desporto a CPLP define, nos seus objectivos gerais, “a cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social”.

Esta organização considera imperativo “incentivar e promover o intercâmbio de jovens, com o objectivo de formação e troca de experiências através da implementação de programas específicos, particularmente no âmbito do ensino, da cultura e do desporto”.

Nesse quadro, vai ser criada a ‘Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa’, em Brasília, cujo ideia inicial foi apresentada aos ministros e secretários do Desporto dos países da CPLP por ocasião da realização dos ‘V Jogos Desportivos da CPLP’, ocorridos em Agosto de 2005, em Angola, com base na proposta de criação apresentada pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat, em Maio de 2005.

A primeira iniciativa concreta será a realização, entre 17 de Março e 15 de Maio de 2008, do ‘Curso de Aperfeiçoamento para Técnicos de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", o qual contará com a participação de cerca de quarenta treinadores dos diversos países membros da CPLP.

Além deste curso de aperfeiçoamento, a escola oferecerá cursos e estágios para atletas, gestores desportivos, árbitros, fisioterapeutas, massagistas e demais profissionais ligados ao futebol.

A atribuição de vagas para o referido curso seguiu o critério da dimensão relativa de cada Estado-membro e da sua população, de forma a favorecer a posterior disseminação dos conhecimentos adquiridos. As vagas são as seguintes: Angola, 6 vagas; Cabo Verde, 4 vagas; Guiné-Bissau, 5 vagas; Moçambique, 8 vagas; São Tomé e Príncipe, 4 vagas; Timor-Leste, 5 vagas.

Dado o interesse do Governo brasileiro em incrementar o intercâmbio e a cooperação na área desportiva, o Ministério Brasileiro dos Esportes transferiu uma dotação orçamental para a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília com vista a serem asseguradas as despesas com hospedagem, alimentação, uniformes, transporte local e outras relacionadas.

O Governo decidiu, ainda, custear as passagens aéreas dos participantes na presunção de que tais programas permitem a formação da cidadania, a inclusão social e funcionam como um instrumento do desenvolvimento.

Fonte
http://www.cplp.org/

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...