quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Torcida Jovem


O Grêmio Recreativo Torcida Jovem do Botafogo – ‘TJB’ – é a mais antiga torcida organizada em actividade, tendo sido fundada a 9 de Setembro de 1969.

Esta torcida surgiu por iniciativa de membros que pertenciam à torcida do legendário Tarzan, chefe da Torcida Organizada do Botafogo, fundada em 1957.

O seu símbolo baseia-se em dois braços cruzados em formato de ‘X’ com a mão fechada e apenas o dedo médio de cada mão levantado.

O lema da torcida é ‘Sempre onde o Botafogo estiver’. A divisão da torcida é feita por esquadrões.

A torcida foi formada a partir da facção ‘Poder Jovem do Botafogo’ e manteve-se até Dezembro de 1976, tendo, a partir daí, absorvido a ‘Unifogo’, fundando-se a ‘Jovem Unifogo’, a qual durou até 1980.

A partir destas adesões, às quais se associaram a ‘Copafogo’, ‘Águias Alvinegras’ e ‘Fogo Livre’, a TJB renasceu mais forte em 1980, vindo a tornar-se a maior torcida jovem do Brasil. Em 1993 nasceu o ‘Grémio Recreativo e Cultural Torcida Jovem do Botafogo’ e a partir de 2001, com o surgimento da ‘Fúria Jovem’, esta torcida diminuiu o seu peso relativo.

Endereço: http://www.geocities.com/tjbfogo

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu nome é Heloisa e trabalho no Arquivo Nacional (AN) do Rio de Janeiro.
Em setembro o AN vai fazer um Festiva Internacional de Filmes de Arquivo (REcine 2008) sobre o tema Futebol. O gancho do evento são os 50 anos da conquista pelo Brasil da dua primeira Copa do Mundo de Futebol. O REcine tem 3 exposições, 2 mostras de filmes (uma informativa e outra competitiva), 3 mesas de debates: a paixão do brasileiro
pelo futebol, a violência na sociedade e o reflexo no futebol e cinema e futebol, a gent lança tb uma revista sobre futebol que será especialmente dedicada ao mai maravilhoso Mané que já tivemos - o Garrincha!!!

Como boa alvinegra que sou, estou querendo puxar a brasa pra nossa sardinha e ambientar a parte da exposição que se chama Subterrâneos do Futebol com material do Botafogo! Nesse local da expo queremos mostrar os bastidores de um jogo, os vestiários, os chuveiros, a cama de massagem, a entrada no túnel que leva ao gramado, ambientar o local com camisas, chuteiras usadas, bolas, meiões, sacos de bolas, redes (mesmo rasgadas), enfim tudo o que pode ambientar um subterrâneo onde as coisas são depositadas.

Já tentei achar esse tipo de material com todos e com tudo. Na-da! Nenhum clube tem nada, ninguém se interessou. Então estou apelando para a solidariedade da trocida mais bonita do Brasil, e pedindo para que entrem em contato comigo os torcedores alvinegros que possuem, guardam e não se desgrudam de objetos mágicos e simbólicos para tentar compor esse ambiente. É lógico que esse material seria emprestado ao Arquivo Nacional, com toda a segurança do mundo, papel assinado e tudo o mais, e devolvido após a desmontagem da exposição. Ela ficará no ar de 8 de setembro a 30 de novembro de 2008, na sede do Arquivo Nacional.

Por favor, caso vocês tenham ou conheçam alguém que possa me ajudar, entrem em contato.
Estou morrendo de medo que algum flamenguista aqui do Arquivo me consiguir esse material entre eles e que eu tenha que montar esse ambiente com aquele pano vermelho e preto!
Conto com a solidariedade, os contatos e a orientação que vcs possam me dar!
Um abraço cordial,
Heloisa
helo.cristal@hotmail.com

Neném Prancha: a história de uma vida (I)

Fonte e autoria desconhecida / Reprodução Internet. « O pavilhão alvi-negro não tremulou a meio-pau. Com os jogadores de férias e o Mara...