terça-feira, 29 de abril de 2014

A Academia do Sporting Clube de Portugal


Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká. Todos já ganharam o prêmio de melhor do mundo, mas nenhum deles começou a carreira no mesmo time. Apesar do domínio brasileiro, não é do "país do futebol" o único clube a se orgulhar de ter revelado dois jogadores que ganharam o prêmio. Essa marca pertence ao Sporting, de Portugal, onde Cristiano Ronaldo e Figo iniciaram a carreira. E o clube de Lisboa não quer parar por aí. Os portugueses acreditam que a estrutura da sua base contribuiu para que os dois ídolos lusos chegassem ao topo e sonham em revelar novos craques. […]


Além de ser o único a revelar dois melhores do mundo, o Sporting também chama atenção por abastecer o "mercado": 15% dos atletas da primeira divisão portuguesa saíram do clube. Na última Eurocopa, a escola do Sporting tinha 10 representantes, número que superou até mesmo o Barcelona. O desejo é continuar sendo referência e ver outros pequenos craques se transformarem em grandes nomes do futebol português e mundial. – Globoesporte.com

Equipa de juniores do Sporting em 1959

Nota do Mundo Botafogo: O Sporting também formou Eusébio na sua filial ‘Sporting de Lourenço Marques’ (42 jogos e 77 gols). A maioria dos atletas da Seleção de Portugal foi formada no Sporting, que além de ter formado Eusébio (Bola de Ouro, 1965), Figo (Bola de Ouro, 2001) e Cristiano Ronaldo (Bola de Ouro, 2008 e 2013), formou craques como (entre parêntesis o clube atual) Paulo Futre (retirado), Simão Sabrosa (Espanyol, à beira dos 35 anos de idade), Ricardo Quaresma (FC Porto), João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (Dínamo de Kiev), Nani (Manchester United), Varela (FC Porto), Carlos Martins (Granada) William de Carvalho (Sporting), Rui Patrício (Sporting), Adrien (Sporting), Cédric (Sporting), André Martins (Sporting), Miguel Lopes (Sporting) e Wilson Eduardo (Sporting) – todos eles, à exceção de Simão Sabrosa (em fim de carreira), estiveram presentes nas últimas convocações do treinador da Seleção Portuguesa Paulo Bento, que antes de assumir o cargo atual também foi treinador do Sporting durante quatro anos. Foram convocados, ainda, para o campeonato do mundo sub-20, Betinho, Bruma, João Mário, Mica, Ricardo Esgaio e Tiago Ilori.

Nota: A dica da notícia foi-me dada pelo Gil Gomes. Obrigado, companheiro!

6 comentários:

Gil disse...

Rui,

Vi essa reportagem na TV! Entrevistaram o responsável pelo CT, mostraram as instalações e entrevistaram um jogador da base.
Fiquei com aquela inveja e claro que comparei a distância monstro que separa o Sporting do Botafogo. Vendo reportagem pensei logo em ti e tratei de procurar a mesma na internet.

Valeu!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

É um fosso abismal, realmente. E não consigo imaginar sequer quando é que o Botafogo regressa aos seus pergaminhos de clube estruturado. Acho que acabarei por morrer sem ver isso. Talvez daqui a duas geraçoes, uns 40 anos, apareça um sujeito totalmente empenhado no Glorioso.

Abraços Gloriosos.

Gil disse...

Rui,

Se não estiver enganado, essa é a segunda vez que escreves sobre morte.
Como você, acredito que não verei o clube se estruturar e muito menos se democratizar.
Digo-lhe que, como Amigo e Botafoguense, espero ir na tua frente, pois ficar sem tuas postagens sobre as nossas cores, tradições, histórias, o Botafogo ficará mais empobrecido, exaurido e muito mais dificil.

Escrevo com toda sinceridade e sem nenhuma bajulação.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Isso é um hiper elogio, Gil! Obrigado.

Porém...

O melhor é combinarmos a mesma data de partida porque o Mundo Botafogo ficaria seguramente - e também não estou bajulando - muito mais pobre sem os teus comentários.

Então, o melhor é irmos juntos. (rs)

Falar da morte é, para mim, uma coisa normal, porque é algo que faz parte de um ciclo, de todos os ciclos das coisas vivas. O próprio Universo ainda está em expansão, mas dentro de uns bilhões de anos também desaparece.

Como não adotei nenhuma religião - que constitui uma forma desesperada de nos convencermos que vamos viver tal e qual somos noutra dimensão ou noutra reencarnação - não tenho problemas de falar da morte. Os Ocidentais temem-na e evitam falar dela. No Oriente não é assim. Falar da morte em ciclo de amigos é uma senha para afastá-los, porque não estão disponíveis para enfrentar o irreversível, especialmente um irreversível sobre o qual ninguém pode agir.

Os estudos sobre a morte, a consciência, etc., começaram agora a despontar com mais veemência, mas estou convicto que o segredo da vida é simples: a energia. Quando um ser morre, a sua energia parte do corpo no prazo máximo de três dias. Fundir-se-á com outras energias. Pode vir a fazer parte de qualquer ser vivo no futuro, mas não se sabe é se leva consigo a consciência. Se a energia levar consigo a consciência é provável que as transformações do Universo sejam mais sábias no decorrer dos próximos bilhões e seja possível criar um outro Universo antes de este desaparecer. As energias que se atraem podem gerar formas de vida mais inteligentes. Então, segundo alguns, não há morte, mas simplesmente um processo de transformação. Ora, se assim for, está aí uma espécie de eternidade, mas não sob a forma imaginada por católicos, protestantes, ortodoxos, islamistas, etc.

Os gênios existem, por isso, determinadas asserções, especialmente as de natureza científica são bem esclarecedoras. Cito apenas uma que durará enquanto esta civilização durar e traduz aquilo que penso:

“Nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma.” – Lavoisier.

É por isso que, em minha opinião, a ideia de Deus nunca deveria estar assente na imutabilidade, mas na ideia de mudança permanente, de algo que está realmente vivo neste Universo infindo. As religiões ainda não atingiram tais patamares pela simples razão que são feitas por homens e só evoluem à medida da transformação das próprias ideias essenciais sobre o Universo.

Bem... esta conversa é muito interessante face a face. Por blogue nunca se consegue a fidelidade de uma conversa.

Mas não te esqueças: vamos marcar o dia da partida. Eu proponho que seja exatamente daqui a uns trinta anos. O meu pai tem atualmente 90 anos, nunca esteve doente, não toma nenhuma espécie de comprimidos, todas as análises e exames estão perfeitos, melhores do que os de muita gente com 40 anos. Faz flexões diárias e, conforme a sua disposição, pedala entre 500 a 1500 vezes por dia. E ainda não desistiu de encontrar uma companheira... Portanto...

Viva o Glorioso mais forte!
Abraços amigos.

Gil disse...

Rui,

Combinado! kkkkk

Torço para que o Botafogo volte a montar uma boa equipe e que lhe estimule a nos visitar, novamente. Cobrarei a continuação da conversa. kkk
Adorei saber sobre o teu pai!

Como dizes: Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Se o Botafogo encontrasse um presidente a sério, e sério, que se soubesse rodear de gente capaz, o BFR fazia maravilhas, porque com a gestão desastrosa que ocorre em todos os clubes brasileiros (São Paulo e Palmeiras ou Flamengo e Vasco são exemplos de péssimo trabalho diretivo), nós poderíamos ter grandes conquistas e resgatar o nosso futebol, mesmo com Globo e Comissões de Arbitragem contra nós. Seriam vencidos também.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...