terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ranking de árbitros no Rio de Janeiro

Hoje deparei com a notícia de que a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro decidiu suspender, após a primeira rodada, os árbitros William de Souza Nery por não ter assinalado dois penalties a favor do Vasco da Gama no jogo que o Madureira ganhou por 2x1, bem como Adriano Pereira Machado por não ter coibido a violência durante o jogo entre o Botafogo e o Resende. Ambos regressarão apenas na quinta rodada.

O presidente da referida Comissão afirmou que quem não cumprir as medidas terá que se reciclar e só regressa quando estiver preparado. Esta é uma novidade relativamente à avaliação de árbitros no campeonato carioca, cujos cinco piores classificados no final serão rebaixados à segunda divisão e os melhores classificados da segunda divisão ingressam na primeira.

Na minha visão esta é uma excelente notícia para os ‘pequenos’ clubes, sempre mais prejudicados em favor dos ‘grandes’, e também favorável ao Botafogo, o qual é geralmente o mais prejudicado dos ‘grandes’ do Rio e foi, entre outros prejuízos menos óbvios, claramente penalizado na final do campeonato carioca de 2007 com as decisões do árbitro Djalma Beltrami e na Copa Brasil com as decisões da bandeirinha Ana Paula Oliveira.

Contudo, no mesmo dia, também se lê que a referida bandeirinha “contou com um empurrãozinho” da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF) para poder regressar aos campos de futebol. A bandeirinha completou menos de metade do pretendido no teste físico, mas foi aprovada e retornará provavelmente no fim-de-semana aos campos paulistas. De vinte arrancadas de 150 metros seguidas a bandeirinha completou apenas nove e desistiu na décima.

A justificação para a aprovação foi a de que “Ana Paula está muito abaixo do que a gente quer, mas ela tem um compromisso de melhorar em 40 dias”.

A questão é saber se decisões como as dos paulistanos vão continuar a fazer escola no futebol brasileiro e, por sua vez, as decisões dos cariocas serão breves e rapidamente esquecidas. A questão é saber se as decisões dos cariocas são realmente sérias e para durar e, por sua vez, os paulistanos ficarão gradualmente sem espaço de manobra. A questão é saber se a medida é de natureza estrutural ou apenas conjuntural.

A questão é eu permanecer na dúvida sobre qual dos dois caminhos vingará: o da penalização ou o do perdão aos árbitros incompetentes. Alguém sabe?...

Fonte
http://esporte.uol.com.br/

2 comentários:

Chico da Kombi disse...

Olá Rui!
A porta bandeira que ROUBOU o Fogão está voltando de fininho...
Deve tá pensando em ROUBAR novamente um clube grande para tirar a calcinha novamente.
Saudações botafoguenses.

Ruy Moura disse...

Amigo Chico, eu percebo que a APO queira retornar. Não me parece é que esteja a fazê-lo nem de 'fininho' nem de 'grossinho'. Para os testes de árbitra não se esforçou nada e não concluiu metade da prova, para os ensaios do Salgueiros - onde desfilaris no carro Maracanã - não apareceu e foi ameaçada de expulsão, ou mesmo cortada já. Por isso, eu acho é que ela anda por aí em grandes vidas sociais e não tem tempo para estes compromissos. Geralmente estas coisas terminam em 'terramoto social' para o/a próprio/a.

Abração do
Rui Moura

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...