quinta-feira, 4 de março de 2010

Botafogo vence



Creio haver pouco a dizer num jogo muitas vezes disputado com ardor, mas tecnicamente mal jogado. Porém, a vitória surgiu e não devemos pedir mais, porque o essencial é que nos jogos ‘grandes’ o Botafogo esteja à altura do adversário, técnica e fisicamente. Esses momentos é que devem ser bem geridos a calendário.

O resultado mais justo seria Caio+Herrera 2x1 Duque de Caxias. Na verdade, Herrera por um lado e Caio por outro fizeram misérias na defesa caxiense. Herrera começou melhor e foi pela sua bravura que conseguiu obter a primeira grande penalidade; as duas seguintes foram obtidas por desconcertantes dribles e ataques rápidos de Caio, que ainda não tem estofo físico para 90 minutos de jogo.

Além de Herrera e Caio, os homens do jogo, Marcelo Cordeiro também leva muito perigo à baliza adversária. Em consequência, dir-se-á que, uma vez mais, o ataque funcionou. Porém, o meio campo foi irrelevante e a defesa o mesmo de sempre: apesar da dose de sorte no gol, o Caxias beneficiou de uma zaga botafoguense estática.

Joel Santana achou que jogamos bem; eu achei que jogamos o suficiente para ganhar. E que naturalmente temos que jogar mais contra o Fluminense. É provável que aconteça, porque o Botafogo não sabe concretizar em cima de defesas fechadas. Mesmo quando essa defesa é a do Duque de Caxias com um jogador a menos.

Paciência e oportunidade de entrar nos espaços vazios será a arma para domingo.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x1 Duque de Caxias
» Gols: Herrera 38’ e 53’, ambos de grande penalidade (Botafogo); Marcelo 10’ (Duque de Caxias)
» Competição: Campeonato Carioca
» Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 04/032010
» Arbitragem: Pathrice Maia (RJ); Leonan Berute (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
» Cartões amarelos: Leandro Guerreiro e Lúcio Flávio (Botafogo); Tinoco, Marcelo, Marlon e Mayaro (Duque de Caxias)
» Cartão vermelho: Mayaro (Duque de Caxias)
» Botafogo: Jefferson; Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Jancarlos (Somália), Leandro Guerreiro, Eduardo (Loco Abreu), Lucio Flavio (Sandro Silva) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio. Técnico: Joel Santana.
» Duque de Caxias: Getúlio Vargas; Dudu, Marlon, Tinoco e Gleidson; Júnior, Mayaro, Leandro Teixeira e Maurinho (Vander); Faioli (Marquinho) e Marcelo (Marcos Antonio). Técnico: Álvaro Miranda.

6 comentários:

Guilherme disse...

Falei exatamente isso pro meu pai durante o jogo. O Botafogo tem dificuldades nos jogos onde tem que se impor e buscar o resultado. Sempre fica exposto na defesa e o ataque não consegue furar a retranca. Nos clássicos, fechado atrás e sanido nos contra-ataques o time parece outro. Sempre sofremos pra vencer os pequenos.

Ontem acabaram minhas dúvidas quanto a qualidade do Caio. O garoto tem futuro. É claro que precisa ser lapidado, e também é claro que será vendido antes de amadurecer e o Botafogo o aproveitará muito pouco.

Nunca pensei que sentiria falta do Alessandro, mas vendo o tal do Jeancarlos jogar, senti.

Somália e Eduardo não podem jogar no Botafogo.

Abraços.

Ruy Moura disse...

Pois é, Guilherme, por enquanto Jancarlos, Somália e Eduardo são brincadeira... E duvido que deixem de ser...

Vamos ter esperança no novo reforço de meio campo, porque o que temos é mau. O trio de atacantes é que gera as suas próprias jogadas. Caio para Herrera, Herrera para Abreu, Abreu para Caio. às vezes entra Marcelo Cordeiro. O resto... Bem... não vejo ninguém a armar seriamente o ataque. E a defesa é o que sabemos quando relaxa. Ontem relaxou após o 2x1 e só não passaqmos por apuros porque o DC é mesmo frágil...

Vamo-nos 'esperançar'... mas continuo a achar que somos tecnicamente e globalmente inferiores ao Fluminense e ao Flamengo. Não quer dizer que não ganhemos, mas para isso precisamos sempre de mais coletivo, empenho e nenhuma distração.

Abraços Gloriosos!

Guilherme Curi disse...

Eu gostei da atuação do Botafogo.

O time do Duque de Caixas bateu muito e impunemente no primeiro tempo (sem brincadeira, os caras fizeram umas 40 faltas só no primeiro tempo) e jogaram com 11 jogadores no campo de defesa. Tinha jogada em que os 11 jogadores adversários estavam dentro da área pra se defender.

No segundo tempo o juiz resolveu advertir os jogadores do Duque de Caxias. Os três pênaltis foram muito bem marcados, dois deles originados pela habilidade do Caio (que está fazendo um papel parecido com o do Jóbson: bastante movimentação de um lado a outro do campo, velocidade e habilidade para abrir espaços).

No geral, o time mostrou grande volume de jogo, trocou passes (e não errou muito) em vez dos tradicionais chutões pra frente, jogou com seriedade (em relação às partidas ridículas de flu, vasco e lixo, o Botafogo está sobrando), espírito solidário... Em nenhum momento, exceto nos 5 minutos finais, o time abdicou de jogar sério e buscar o gol, sem relaxamento

Enfim, achei que foi uma prova de fogo e o Botafogo se saiu muito bem.

Destaques positivos para Jefferson, Herrera, Caio e - pasmem! - Fahel, que subiu muito de produção jogando na atual função. Jancarlos também foi muito bem no primeiro tempo, cansando no segundo.

Destaques negativos para Lúcio Flávio e Eduardo. Acho que, aos poucos, Joel está acertando esta equipe.

Ruy Moura disse...

Guilherme, sem querer contrariar as suas principais observações, o que senti é que quando temos que tomar a iniciativa de ataque não conseguimos romper a defesa adversária. Na verdade, jogamos bem em contra-ataque. É típico de equipas medianas como a nossa.

Concordo que jogamos com seriedade, mas a marcação abrandou muito no final. Jogamos contra, talvez, a equipa mais fraca do campeonato. Ganhámos, tudo bem. Mas acho que é preciso estarmos muito atentos contra equipas 'maiores', porque temos dificuldade de criação. Aliás, a criação está entregue ao ataque (Herrera e Caio), porque Eduardo e Lúcio Flávio para a armação até parece piada.

Mas estou feliz com a equipa. Cada vez que me lembro o que ela era com o Estevam...

PS: Caio é muito habilidoso, mas o Herrera é um verdadeiro 'tanque de guerra' na defesa adversária.

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

O time tem futuro. Os novos reforços podem ainda desancantar e dar mais ímpeto ao time.
Vamos cantar "curto o Botafogo todo ano, o de General Severiano"!
Este verso está em música inédita, em 2 vídeos no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=U1xM_QdFgyI
http://www.youtube.com/watch?v=hcXPVsZnrlw
Que bom se toda a torcida do fogão conhecer e cantar!
Saudações botafoguenses (há vários times alvinegros pelo Brasil afora)!

Ruy Moura disse...

É, Marco Antônio, o time tem futuro mas com o Joel. Sem o Joel...

O Joel 'blindou' a equipa e estamos muitom mais salvaguardados da comunicação social, o que é muito bom. O vestiário está mais saudável. Isso reflete-se tudo em campo.

Adorei a letra e o ritmo da música. Vou publicar.

Abraços Gloriosos!

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...