quarta-feira, 7 de março de 2012

Alexandre Agulha: o ‘Silva’ das Ilhas Faroe


Alexandre da Silva Braga, o ‘Alexandre Agulha’, mais tarde o ‘Silva’, nasceu em Duque de Caxias a 21 de abril de 1972 e foi lateral-esquerdo do Botafogo de Futebol e Regatas. Tal como outros ex-botafoguenses, faz sucesso além-fronteiras.

Os seus primeiros passos foram dados no futebol mirim do Botafogo, em 1985, iniciando uma trajetória que o levou a todas as categorias de base até chegar aos profissionais, em 1992. No ano seguinte, Alexandre Agulha conquistou a Copa Conmebol, com 21 anos de idade, 1,76m. e 60 quilos.


Após ser emprestado ao Castelo (ES) e Rio Branco (ES), o lateral-esquerdo deixou o Glorioso em 1995 e ainda teve passagens por Moto Clube (MA), Olaria (RJ) e Catuense (BA). As coisas não correram como ele queria e abandonou a carreira aos 25 anos de idade.

Então, decidiu fazer um curso de treinador na ABTF e acabou por integrar uma escola de futebol chamada Atlas SC, em Rondônia. Entretanto, em 1998 recebeu uma proposta de um agente de futebol, que lhe deu a oportunidade de retomar a carreira na Islândia. E lá foi Alexandre Agulha para a terra do frio.

Aí Alexandre Agulha atuou pelo Leiftur durante três anos e foi apelidado pelo seu treinador de ‘Silva’; como havia dois Alexandres, um passou a ser ‘Silva’ e o outro ‘Santos’. Em 2001 foi para as Ilhas Faroe integrando os quadros do FS Vágar, casou com uma dinamarquesa, teve três filhas e encerrou a carreira de jogador em 2010. Entretanto, em 2005 fora transferido para o 07 Vestur e atualmente é treinador do clube.

Silva tornou-se treinador das categorias de base e consegue consolidar um trabalho que se está tornando referência em todo o país. O clube é jovem e o departamento de futebol de base “sempre traz uma taça para casa em uma das categorias”.

O nosso botafoguense desenvolve um projeto consistente e está feliz numa região que chega a chamar de ‘o país do futebol’. Silva explica: 

“O futebol é o esporte mais popular das Ilhas Faroe. A influência foi dada pela ocupação inglesa na Segunda Guerra Mundial e até hoje é fácil observar nas ruas crianças com camisas de clubes britânicos. A paixão é tão grande que aviões cheios partem daqui para assistir jogos do campeonato inglês. A população do país é de quase 50 mil pessoas e provavelmente um terço pratica futebol. Uma partida da seleção contra as potências Alemanha, Itália, França, etc., leva seis mil pessoas ao Estádio Nacional. Isso significa 12% da população e por isso arrisco em chamar as Ilhas Faroe de "o país do futebol".

Pesquisa de Rui Moura (Mundo Botafogo); imagens do acervo pessoal de Alexandre Agulha.

8 comentários:

hangman disse...

Bela reportagem!
Isso é mais que uma pesquisa, é uma garimpagem!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Hangman.

Abraços Gloriosos!

Lewis Kharms disse...

Rui, quanto tempo!

O Alexandre Agulha mora no 'meio do meio'! Boa sorte pra ele nessa pequena terra gelada.

A matéria é ótima e me fez lembrar de uma página que encontrei falando sobre a carreira do Marcio Theodoro em Portugal, outro 'esquecido'. Enquanto daqui ele saiu escurraçado, com o apelido de 'Te Adoro', por aí fez carreira que deixou boas lembranças - me fiando na matéria em questão.

Talvez você conheça o texto, mas segue: http://gloriasdopassado.blogspot.com/2007/11/mrcio-theodoro.html

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Não conhecia, Luiz. É muito bom. Obrigado.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Poxa como eu faço para ir jogar profissionalmente neste lugar onde ele está, por favor me de respostas.

Ruy Moura disse...

Amigo, eu não tenho o contato do Alexandre Agulha. Creio que a melhor possibilidade de contatar com ele é enviar-lhe uma carta para o clube que ele está a treinar.

Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Olá sr Rui. Jogue com ele no Botafogo, junto com Djair, Essa foto foi na decisão na Ilha do Governador. Tentei achar ele no facebook e no site lá do time que ele está treinando(descobri através do senhor) mas não consegui. Vou continuar tentando. Grande abraço.

Ruy Moura disse...

Talvez o Alexandre já não esteja no clube. Este artigo tem 4 anos... Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...