Gol de calcanhar de Túlio Maravilha no jogo Botafogo 4x1 Universidad Católica, pela Taça Libertadores, em 1996 – exatamente há 16 anos. Túlio ‘Maravilha’ regressa ao Botafogo de Futebol e Regatas no dia 3 de maio de 2012 – data de início do projeto ‘Mil Gols’ e de comemoração do 1º jogo do campeonato carioca em 1906 – com o objetivo de atingir o gol mil da sua carreira envergando a camisa do Glorioso.
terça-feira, 27 de março de 2012
Túlio 'Maravilha' by MAM
Gol de calcanhar de Túlio Maravilha no jogo Botafogo 4x1 Universidad Católica, pela Taça Libertadores, em 1996 – exatamente há 16 anos. Túlio ‘Maravilha’ regressa ao Botafogo de Futebol e Regatas no dia 3 de maio de 2012 – data de início do projeto ‘Mil Gols’ e de comemoração do 1º jogo do campeonato carioca em 1906 – com o objetivo de atingir o gol mil da sua carreira envergando a camisa do Glorioso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)
Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...

-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, c...
4 comentários:
Acha legítimo esse "projeto" do Túlio, Rui? Eu, particularmente, acho que ele está forçando a barra há muito tempo... se bem que Romário e Pelé andaram contabilizando gols bem estranhos.
Ele está jogando no interior de meu estado, no CSE de Palmeira dos Indios. E no último sábado, houve um encontro de botafoguenses, com a presença dele, aqui em Maceió.
Agradecemos ao Túlio assim como agradecemos ao Lucio Flavio, ao Ze Roberto, ao W. Paulista etc, etc. Projeto de mil gols. O Botafogo deveria ter era projeto de mil títulos de campeonatos. Marketing equivocado, este projeto não vai chamar novos torcedores nem trazer bons patrocinadores, trará mais dívidas e menos títulos. Quem chama atenção para o clube são bons jogadores na atualidade e títulos. Perdoem-me, mas isto é uma bola fora.
Caro José Carlos Milito, se a pergunta é sobre legitimidade, respondo que sim, é legítimo. Se foi legítimo para Pelé e para Romário, o que é Túlio a menos que eles?
E vamos todos comemorar se ele chegar aos Mil Gols, como outros comemoraram. E se o Santos de Pelé tem um símbolo com Mil Gols, porque não o Botafogo de Garrincha tê-lo também?
Porém...
Bem, não me parece racional contabilizar gols de torneios militares, jogos amistosos para angariar gols, jogos da 2ª, 3ª e 4ª divisão. Fora do Brasil nunca ninguém ligou a isso, porque só são contabilizados os jogos oficiais de 1ª divisão – e chegar a mil gols é muitíssimo difícil desse modo. Isto é, Pelé, Romário e Túlio têm muito menos gols se forem apenas contados os jogos oficiais de 1ª divisão, em paridade com os critérios europeus asiáticos e africanos. E isso é que é lógico para dar credibilidade aos gols marcados em contexto de competitividade de 1ª divisão e 'a sério'.
Eu já publiquei artigos sobre o assunto, e segundo critérios diversos e contagens diversas, o MAIOR goleador de todos os tempos foi o austríaco Bincan ou os brasileiros Friendereich ou Pelé. No entanto, se considerarmos o nº de jogos (hoje joga-se muito mais do que em 1930-40-50-60-70), o MELHOR goleador do mundo foi o português Peyroteo, do Sporting (ranking oficial IFFHS).
Escrevi no blogue a 13 de janeiro de 2012:
“As estatísticas dos maiores artilheiros do mundo podem ter vários critérios. Utilizando três critérios legítimos de ‘maior’ goleador (gols em valor absoluto), o maior artilheiro do mundo é, segundo cada grupo de critérios, Bincan (austríaco), Friedenreich (brasileiro) e Pelé (brasileiro). Se usarmos os mesmos critérios utilizados para determinar Pelé como o ‘maior goleador’ (critérios IFFHS) e se fizermos a média de gols por jogo, teremos como ‘melhor’ goleador do mundo Fernando Peyroteo (português), com a espantosa média de 1,6 gols por cada jogo oficial em competições de 1ª divisão.
Nas estatísticas IFFHS Pelé tem 541 gols, muito longe dos 1.200 e tantos catalogados pelo atleta e que incluem todas as partidas oficiais e amistosas que realizou, incluindo jogos militares e outros. Romário fez o mesmo e Túlio ‘Maravilha’ prepara-se para repetir a façanha de mil gols com a inclusão dos jogos militares, da segunda divisão, etc.”
Portanto, Pelé pode contabilizar menos gols oficias do que, por exemplo, o seu contemporâneo Eusébio. Porém, como os brasileiros não seguem esses critérios, mas outros mais espetaculosos, penso que é legítimo comemorar os mil gols de Túlio, porque isso faz sentido em território brasileiro.
Abraços Gloriosos!
Edivaldo, de um ponto de vista objetivo poderá ter razão, em especial se for verdade que Túlio só vai jogar dois jogos pela equipa principal e o resto num time formados por atletas sub-23.
No entanto, de um ponto de vista subjetivo creio que o simbolismo do acontecimento - se acontecer - é importante no contexto brasileiro. É certo que não trará mais torcedores, mas faz mexer o nosso nome. A última vez que fomos falados no estrangeiro por coisas atuais foi na contratação de loco Abreu; creio que falarão de nós novamente.
Ademais, teríamos gol mil em três clubes que para mim são simpáticos: Botafogo, Santos e Vasco da Gama.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário