sexta-feira, 9 de março de 2012

O momento do gol de calcanhar de Xandão

Aconteça o que acontecer na 2ª mão em Inglaterra, a vitória do Sporting Clube de Portugal sobre o Manchester City para a Liga Europa é absolutamente admirável.

Um jogo de 99% de suor sportinguista e 1% de inspiração no golaço de calcanhar do zagueiro brasileiro Xandão: “Nunca imaginei marcar um golo assim”.

Num jogo em que o Sporting atuou destemido e com uma garra indescritível, os ‘milionários’ ingleses, líderes da Liga Inglesa, foram abatidos pelos ‘pobres’ portugueses. Efetivamente, enquanto o Sporting gastou 20 milhões de euros em contratações, o Manchester City gastou 300 milhões. Enquanto o Sporting gastou 5 milhões num centroavante, o City gastou 45 milhões.

Quanto a salários, as diferenças são abismais: os sportinguistas mais bem pagos não ultrapassam 1,5 milhões por temporada, enquanto Yaya Touré ganha 10 milhões por temporada, valor próximo dos 13 milhões do jogador mais bem pago do mundo, Cristiano Ronaldo.

O xeque Mansour Bin Zayed já gastou mais de 500 milhões de euros com o Manchester City, o clube que mais dinheiro gasta em todo o planeta, e continua apostado em reforçar um clube que até 2008 era de meio da tabela inglesa.

Ricardo Sá Pinto, ex-atleta leonino e treinador há pouco mais de um mês, embolsou o 'ricalhaço' Roberto Mancini com uma tática rigorosa e irrepreensível. Xandão, mal acabado de chegar ao Sporting, liquidificou os milhões de Zayed.

"O rigor, humildade, e uma estratégia acertada, são independentes das capacidades financeiras dos clubes. Ainda na quarta-feira o Apoel, do Chipre, eliminou o endinheirado Lyon, com 4 jogadores portugueses, que nunca alinharam nos principais palcos nacionais. O dinheiro está para o futebol como para o amor. Dá muito jeito mas não chega" - Jorge Gabriel in Record.

Com a simplicidade da vida, Xandão fez um gol de calcanhar digno de Cristiano Ronaldo e de Sócrates, fazendo lembrar 'Curupira', figura do folclore brasileiro, que tem os pés virados para trás e "que só faz gols de calcanhar".

A imensa alma latina luso-brasileira…

PS: É igualmente notável a passagem do cipriota Apoel às quartas de final da Liga dos Campeões.

2 comentários:

José Carlos Milito disse...

Parabéns ao nosso leão, Rui. Meu time favorito nas queridas terras lusitanas com certeza passará à próxima fase, pois até derrota por um gol maior que 1 x 0 nos interessa

Ruy Moura disse...

Caro José Carlos, mesmo que o Sporting não passe o adversário na deslocação que fará a Inglaterra, que será realemnte difícil, já lhes mostrou que nem só de dinheiro vive o futebol. Também vive de alma.

Seria bom que eles não percebessem isso antes do jogo e fossem eliminados...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...