quinta-feira, 25 de junho de 2015

Nos países do futebol: permanências e descidas de divisão

Efetuei uma pesquisa sobre quais foram os maiores clubes dos principais países de futebol que não participaram em todas as edições do campeonato nacional (e no caso brasileiro também do campeonato estadual) e que participaram em todas as edições.

NÃO PARTICIPARAM EM TODAS AS EDIÇÕES (ou não deveriam participar por terem sido salvos administrativamente ou porque abandonaram os seus campeonatos sem legitimidade para o fazer):

Alemanha: Bayern Munique [em 1963, na primeira edição da Bundesliga, o clube não foi convidado a participar].

Argentina: Independiente e River Plate.

Brasil:Atlético Mineiro [rebaixado à 2ª divisão], Botafogo [rebaixado à 2ª divisão], Corinthians [rebaixado à 2ª divisão], Flamengo1 [em 1987, por decisão própria, abandonou o campeonato nacional], Fluminense2 [rebaixado à 2ª e 3ª divisão], Grêmio [rebaixado à 2ª divisão], Internacional [em 1987, por decisão própria, abandonou o campeonato nacional], Palmeiras [rebaixado à 2ª divisão], Santos [por decisão própria não participou no campeonato de 1979; em 1982, também foi rebaixado à 2ª divisão do campeonato paulista]; São Paulo [em 1979, por decisão própria, não participou no campeonato nacional; em 1990, também foi rebaixado à 2ª divisão do campeonato paulista3] e Vasco da Gama [rebaixado à 2ª divisão].

Escócia: Glasgow Rangers.

Espanha: Atlético Madrid.

França: Mônaco e Olimpique de Marselha.

Holanda: Ajax e PSV Eindhoven [participaram em todas as edições do campeonato nacional, mas foram rebaixados nos campeonatos regionais].

Inglaterra: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Manchester United.
Itália: Juventus, Milan e Roma.

Portugal: Porto4

Uruguai: Nacional e Peñarol [nenhum dos clubes foi rebaixado, mas em 1903, por decisão própria não participaram no campeonato nacional].

PARTICIPARAM EM TODAS AS EDIÇÕES:

Alemanha: Hamburgo.

Argentina: Boca Juniors.

Brasil: Cruzeiro.

Escócia: Aberdeen e Celtic.

Espanha: Barcelona e Real Madrid.

França: Paris Saint-Germain.

Holanda: Feyenoord.

Inglaterra: nenhum.

Itália: Internazionale.

Portugal: Benfica e Sporting.

1O Flamengo foi rebaixado à 2ª divisão do campeonato carioca, mas foi salvo nos bastidores… Em 2013 o clube não foi rebaixado à 2ª divisão do campeonato brasileiro porque mais uma vez a corrupção funcionou, tal como foi agora anunciado pelo Ministério Público que confirma que funcionários do clube se venderam, sendo a Portuguesa rebaixada em vez do Flamengo.
2O Fluminense subiu diretamente da 3ª para a 1ª divisão num Torneio engendrado pela CBF que salvou o Fluminense…
3O São Paulo foi rebaixado à 2ª divisão do campeonato paulista, mas foi salvo nos bastidores…
4O Porto desceu de divisão na temporada de 1939-1940, mas foi salvo nos bastidores…

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

2 comentários:

José Carlos Milito disse...

Olá, Rui

Na Argentina faltaram San Lorenzo e Racing (uma espécie de sucursal botafoguense em terras de tango) entre os rebaixados

Ruy Moura disse...

Sim, meu amigo, mas eu não considerei nem um nem outro como 'maiores clubes' argentinos. Boca, River e Independiente foi o que considerei. Talvez devesse ter feito um maior alargamento.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...