segunda-feira, 15 de junho de 2015

Um dia de 1998...

Quarta-feira, 4 de Março de 1998. Botafogo x São Paulo no estádio do Maracanã pela final do Torneio Rio-São Paulo de 1998.

A equipa principal do Botafogo, que estivera 21 anos sem títulos oficiais brasileiros, reatou as suas conquistas em 1989, iniciando uma nova época de títulos. Em 1989-90 foi bi-campeão carioca, em 1993 venceu a Copa Conmebol, em 1995 foi campeão brasileiro, em 1996 venceu a Taça Cidade Maravilhosa, em 1997 tornou a ser campeão carioca e encerrou o ciclo em 1998 com a conquista do Torneio Rio-São Paulo.

O Torneio Rio-São Paulo de 1998 constituiu o quarto título do Botafogo na competição, tornando-se o clube carioca com mais conquistas.

Túlio ‘Maravilha’ jogava ainda no Botafogo. Fez dois gols decisivos, mas não assumiu a artilharia botafoguense, a qual ficaria por conta de Bebeto. Nas semifinais, dois empates por 0x0 e 2x2 contra o Santos levaram o Botafogo à final, derrotando então o São Paulo por 3x2 (Gols de Zé Carlos, Sérgio Manoel e Jorge Luiz) no 1º jogo e empatando por 2x2 (gols de Jefferson e Zé Carlos) no 2º jogo, conquistando o título em pleno Maracanã.

O nosso Clube, comandado por Gilson Nunes, alinhou na 2ª final com Wagner; Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves, Jefferson, França (Zé Carlos), Pingo, Djair, Sérgio Manoel (Alemão), Bebeto, Túlio.

2 comentários:

Antonio Oswaldo Cruz disse...

Para mim, o melhor dessa série "Um dia de..." é lembrar que estive presente em todos os jogos memoráveis, a partir da década de 1980. Esse Rio-São Paulo de 98, vendo as formações fortes das equipes, podemos dizer que foi um verdadeiro título brasileiro. Muito orgulho dessa conquista.

Ruy Moura disse...

Antonio, os torneios R-SP são de natureza interestadual, mas à época dos anos de 1960 era o torneio nacional mais significativo. Em minha opinião era mais importante do que o mata-mata da Taça Brasil. Logo, de natureza nacional, já que as mais importantes equipes faziam parte do torneio (talvez o Cruzeiro fosse o único 'grande' ausente.

O título de 1998 é outro de natureza próxima de 'nacional'. Uma pena que tenham desprestigiado esses títulos em que fomos tetra vencedores.

Abraços Gloriosos.

Halisson Cobreloa, campeão da Copa do Brasil de Sectorballl

Campeão Halisson Cobreloa, de camisa preta;  Vice-campeão Robson Marfa, de camisa branca. Fonte: Instagram @cobreloahalisson. por RUY MOUR...