sábado, 13 de junho de 2015

Um dia de 1996...

10 de agosto de 1996. O Botafogo obteve a sua mais espetacular vitória internacional em torneios não oficiais no ano de 1996 quando conquistou o cobiçado Troféu Teresa Herrera, após uma marcha fantástica do placar.

Foi um jogo a todos os títulos original, começando por o time envergar a camisa do La Coruña para não se confundir com a camisa da Juventus. Lembremo-nos que as listras do Botafogo foram inspiradas nas listras da Juventus em 1906.

A Juventus esteve quase sempre à frente do Botafogo durante o tempo regulamentar e durante a prorrogação. Na verdade, o Botafogo só esteve à frente durante a marcação das grandes penalidades – e nessa modalidade esteve sempre à frente.

Vieri começou por abrir o marcador aos 23’, mas no segundo tempo Túlio ‘Maravilha’ empatou logo aos 49’, após receber um centro da direita e, de cabeça, balançar as redes italianas.

Porém, após bobeada da defesa, Amoruso fez 2x1 aos 73’. Finalmente, dois minutos após, na cobrança de escanteio, a bola sobra para fora da área e, da meia-lua, França chuta para decretar o empate de 2x2 no tempo regulamentar.

Eis que na prorrogação, inspirado, Amoruso coloca novamente a Juventus em vantagem aos 93’: 3x2. Mas o nosso Botafogo, com uma enorme raça, torna a empatar aos 110’. Souza cobra falta fora da área, o goleiro espalma para a frente e, na corrida, Túlio confere: 3x3.

Novamente Amoruso, num dia de inspiração, parece decretar o placar final ao estabelecer 4x3 para a Juventus aos 117’. No entanto, ao cair do pano, precisamente sobre os 120’, Túlio entra no miolo da área, é rasteirado e o árbitro marca grande penalidade. Chamado a converter, Túlio fecha a contagem em 4x4. A disputa vai para a marca de 11 metros.

O primeiro tiro pertence ao Botafogo e Jefferson desperdiça para a defesa de Peruzzi. A Juventus parece levar vantagem, mas, no momento seguinte, o grande Wagner pegou o chute de Amoruso.

À segunda marcação, Wilson Goiano converte (1x0) e, a seguir, Wagner pega outra grande penalidade, cobrada por Di Lívio; à terceira oportunidade Wilson Gottardo converte (2x0) e o italiano Jugovic chuta para fora.

Na quarta marcação Souza toca ao estilo de Loco Abreu e a bola entra no ângulo superior esquerdo do guardião adversário: Botafogo 3x0 conquista o Troféu Teresa Herrera com a camisa do La Coruña!

O Botafogo, comandado por Ricardo Barreto, alinhou com Wagner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Grotto e Jefferson; Souza, Otacílio, Marcelo Alves (Marcos Aurélio) e França (Zé Carlos); Sorato (Mauricinho) e Túlio Maravilha.

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...