
BOTAFOGO 2x0 BENFICA (Portugal)
» Gols: Lula 3’ e Roberto 50’
» Competição: Amistoso (Troféu Professor Ildemaro Ramos)
» Data: 27.08.1968
» Local: Estádio Olímpico, Caracas
» Árbitro: Sérgio Chechelev
» Botafogo: Cao, Moreira, Paulistinha, Dimas e Waltencir; Afonsinho e Gérson; Zequinha (Humberto), Roberto, Jairzinho e Lula. Técnico: Mário Zagallo.
» Benfica: José Henrique, Adolfo, Humberto, Tony (Raul) e Cruz; Jacinto e Coluna (Graça); José Augusto (Praia), Torres, Eusébio e Simões. Técnico: sem informação.
Obs: O Globo não informou as substituições do Benfica; Segundo o ‘JB’ e ‘JS’, o 1° gol do BFR foi de Jairzinho, mas posteriormente o Jornal dos Sports retificou confirmando ser de Lula o primeiro gol.
Pesquisa de Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo)
2 comentários:
Ha um semi equívoco aqui . ..Este Troféu Oldemáeuo Ramos foi realmente conquistado em jogo único sim mas NÃO FOI AMISTOSO NÃO ... valia pelo Mundialito de Clubes que o alvinegro Carioca conquistou logo após vencendo tambëm Seleção da Argentina por 1xo neste Triangular de Caracas ..o que além de bela Taça DO TORNEIO Mundialito também lhe valeu no jogo a conquosta do Troféu Dr. Júlio Bustamante
O Botafogo então em 1968 foi BiCampeão pois tivera vencido também em 1967 o mesmo Torneio desta vez contra Barcelona e o Peñarol....Depois em 1970 foi tricampeão do Mundialito de Clubes em 1970 vencendo Spartak Trinava da Tchecoeslovâkia e a forte Seleção da URSS..
A.Ramos
Na verdade, Ramos, este triangular de Caracas foi 'partido' pelos organizadores desse ano e o Botafogo venceu dois jogos que não foram enquadrados no tradicional Torneio de Caracas. Ademais, todos essses torneios são... amistosos! Tal como o dito 'Mundial de Clubes' nunca foi oficial, sempre disputado em jogo único amistoso, patrocinado pela Toyota a partir de uma certa altura, mas nunca com a chancela 'oficial', também os vários torneios conquistados pelo Botafogo entram na categoria de 'amistoso'.
E não sou eu que o digo, é o mais credenciado pesquisador do Botafogo há mais de duas décadas, que assina o artigo.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário