por Ronaldo Correa
Colaborador do Mundo Botafogo
O encontro entre Botafogo e Santos, em 4 de janeiro de 1962, deve ter sido uma das maiores aberturas de temporada da história do futebol. Estavam presentes em campo nove campeões do mundo e 3 jogadores da seleção do século XX da FIFA, sendo dois deles do Botafogo, o único clube a alinhar dois jogadores no time dos sonhos. Como dizia João Saldanha, “o público sentiu o cheiro da pólvora”, de modo que mais de 95.000 pessoas compareceram ao Maracanã para ver a entrega das faixas e talvez um tira-teima entre o Campeão Carioca e o Campeão Paulista. Mas eram tempos em que os clubes contavam com a bilheteria e não com a televisão como principal receita.
Quanto ao jogo, a vitória do Botafogo foi incontestável, tendo Airton como o melhor em campo (segundo a análise do JB daquela data), seguido por Nilton Santos e Zagallo (já que Garrincha não apareceu muito). Pelé foi bem marcado e, diante da segurança da defesa com Didi na proteção e Nilton Santos na retaguarda, pouco pode fazer. O Botafogo anunciava um ano realmente brilhante.
Nesse ano, além de vitorioso no futebol, o Botafogo de Futebol e Regatas teve o melhor ano da sua história em todas as modalidades desportivas, tendo sido apelidado de ‘Campeão da Cabeça aos Pés’ (xadrez, voleibol, futebol…) e merecido o título de ‘Campeão de Terra, Mar e Ar’ (futebol, remo, aeromodelismo…) atribuído pelo Comitê Olímpico Internacional.
O Botafogo obteve conquistas em todas as categorias esportivas disputadas em 1962, somando 80 títulos de campeão e 40 títulos de vice-campeão.
Imagens: O Globo; O Globo; Revista Cruzado Fogo; Revista Botafogo
6 comentários:
Interessantíssima a foto do carro ostentando a faixa "sem apelação". É mesmo um resumo dos campeonatos ganhos pelo Botafogo. Queria ver se um certo time, com sede na lagoa, teria cara-de-pau de ostentar essa mesma faixa!
Hangman, não sei se esse título é único no mundo, mas eu procurei e não encontrei noutro sítio. No Brasil é único. Portanto, cathartiformes fora de bordo...
Abraços Gloriosos!
Rui. Ha, ha,a ha, ha,ha...... .É por isto e outros motivinhos mais que a FlaPress nos odeia. Quando ganhamos é sempre de "fio a pavio" e não como aquela peste burro-negra, cheia de engodos. Atenção FlaPress, SOFRAM. Loris
"Fio a pavio" - gostei. Prefiro ganhar pouco mas muito, do que muito mas pouco.
Abraços Gloriosos!
Se nao estou enganado, foi nesse jogo que Garrincha ganhou um Simca Chambord. Me tira a dúvida.
Boa memória, 'Anónimo'. O Simca Chambord foi oferecido nesse jogo a Garrincha como prémio de ter sido o melhor jogador da temporada de 1961.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário