quinta-feira, 1 de março de 2012

Botafogo 4x2 Americano


Quando a mediocridade impera à nossa volta, ano após ano, há um dia que perdemos a noção dos padrões de qualidade e entranha-se em nós a trivialidade, a banalidade, a própria mediocridade.

Esta equipa do Botafogo e este treinador permanecem tão banais quanto Joel Santana e Caio Júnior e suas equipas. São ditas as mesmas banalidades, são feitos os mesmos planos falhos, são desconhecidos os fundamentos básicos de um jogo de futebol, os técnicos não estudam, não se atualizam, reproduzem os esquemas antigos de um futebol já passado.

Defesa? Analise-se os dois gols do Americano, analise-se as marcações que, por exemplo, Fábio Ferreira faz. E as deambulações de Antônio Carlos.

Laterais? Analise-se os corredores vazios atrás de Lucas e Márcio Azevedo por onde entra quem quiser, e a qualidade dos seus centros para a área adversária.

Volantes e meio campo? Renato, sim, e que mais? Elkeson às vezes? Maicosuel quase nunca? Que criação tem sido feita para os atacantes?

Ataque? Um poste e muito esforço improdutivo à sua volta: Herrera a esbracejar sempre mal disposto e Caio a correr de mãozinha no ar abanando.

Conclusão? Encontra-se, por aproximação, no comentário de um leitor do Globoesporte.com: – “No Brasil, se você é habilidoso, é atacante ou meia armador, se você é pereba vira zagueiro, e os bons que não sabem chutar, viram lateral.”

Ah… e temos um goleiro a sério.

Tudo misturado por Oswaldo de Oliveira dá numa equipa sem padrão de jogo, que parece não treinar, que toma sufoco de equipas teoricamente sem argumento e na prática sem orçamento. Porque quando a mediocridade impera, ano após ano, perde-se a noção dos padrões de qualidade e um jogo pode dar para qualquer lado. Ou goleadas imprevisíveis ou sufocos surpreendentes. Ou derrotas incompreensíveis.

Ontem deu um sufoco e meia goleada. Repete-se a cena de ser necessário a virada, e a seguir a dois gols de vantagem, novamente o relax e o regresso do sufoco com mais um gol adversário. O filme é sempre o mesmo, e parece que ninguém se cansa. Ou talvez canse, se compararmos a afluência atual de espectadores com a afluência de há duas ou três décadas atrás. Eu canso. Mas como não quero cansar por amor ao Botafogo, tenho uma análise alternativa para os líderes do seu grupo na Taça Rio.

O Botafogo começou por se movimentar bem e poderia ter marcado logo no início do jogo, mas foi o Americano que, numa jogada de sorte, inaugurou o marcador. Porém, o Botafogo redobrou as suas forças insistiu e insistiu e acabou por empatar a partida à meia hora de jogo com um belíssimo gol de Fellype Gabriel na sua estreia pelo Glorioso.

Na segunda parte o Botafogo não entrou tão bem, mas à meia hora de jogo restabeleceu a verdade do jogo e o Glorioso fez a virada. Quatro minutos depois Herrera ampliou o marcador, que poderia ser muito mais dilatado se o árbitro tivesse assinalado duas grandes penalidades a favor do Botafogo e se tivesse expulsado um atleta do Americano que entrou violentamente de chuteira em riste sobre Lucas aos 50 minutos de jogo, tendo sido advertido apenas com o cartão amarelo. Consta que os dirigentes do Flamengo se solidarizaram com o Botafogo e também vão solicitar, de mãos dadas com o ‘co-irmão’, a demissão do árbitro de ontem.

Ah… e retroativamente estão a considerar levar ao STJD a final do campeonato carioca de 2007 para repor a verdade e pedir o afastamento do árbitro que, por sinal, está preso por suspeita de corrupção, entregando o título ao Botafogo mediante a decisão jurídica de introduzir na súmula o gol de Dodô aos 45 minutos de jogo – consagrando o bicampeonato carioca do Botafogo.

Porém, numa jogada de sorte o Americano diminuiu o placar e a torcida tremeu. Mas quem não tremeu foi a equipa, que com fibra de campeã tornou a ir à frente e o menino Caio decretou o placar final em 4x2 num belo centro de cabeça de Lucas.

Mais uma noite Gloriosa, pese embora todos os campos apresentarem a mesma falta de qualidade quando se sai do Engenhão e as arbitragens reproduzirem os mesmos erros de sempre. Salvou-se o Glorioso, superiormente conduzido por Oswaldo de Oliveira, verificando-se muitos progressos na equipa, no padrão de jogo e na envergadura dos seus jogadores, que estão absolutamente dispostos a ganhar tudo este ano, desde o campeonato carioca, passando pela Taça Brasil e conquistando o mais que aparecer.

Somos o único time invicto do campeonato carioca, a equipa mais goleadora e o único líder entre os grandes na Taça Rio. Avante, Botafogo! Fábio Ferreira neles!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x2 Americano
» Gols: Fellype Gabriel 31', Renato 73’, Herrera 77' e Caio 90' (Botafogo); Marcos Felipe 8' e Hugo 80' (Americano)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 01.03.2012
» Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes (RJ)
» Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e João Luiz Albuquerque (RJ)
» Disciplina: cartão amareloLucas e Márcio Azevedo (Botafogo); Rhayner, Marcos Felipe, Caetano, Pachola e Adalberto (Americano)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel (Lucas Zen) e Andrezinho; Willian (Caio) e Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Americano: Erivélton; Alex, Adalberto, Ricardo Braz e Marcos Felipe (Ronan); Rhayner, Caetano (Marconi), Jader e Pachola; Hugo e Tardelly (Adão). Técnico: Luis Antônio Zaluar.

Imagem: Paulo Sergio / Lance!net.

8 comentários:

Gil disse...

Rui,

Mais uma vez concordo plenamento contigo!
Já perdi a conta dos anos que estamos com o placar favorável e os jogadores demonstram nervosismo e erram jogadas.
Tenho sensação que vivo um eterno pesadelo.
Até quando? Será que treinamos?

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Rui! Há aqueles que ficam eufóricos com essas vitórias diante de Americanos da vida. Eu, até agora, não me convenci...
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Gil, é quase sempre assim: ficamos em vantagem, amolcemos e tomamos gol. Não há profissionalismo suficiente para gerar capacidade de concentração durante 90 minutos. E eu creio que as comissões técnicas são as principais responsáveis. Mau treinadores, péssimos psicólogos, preparadores físicos de capacidade desportiva duvidosa.

Mas há quem se contente com isto... são geralmente as pessoas que não conheceram a nossa qualidade e a qualidade do futebol brasileiro em tempos idos. E a mídias engana-os com as baboseiras que profere acerca dos pseudo-craques.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, eu acho que mais ou menos absurdo é Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo não ganharem aos Resendes, Americanos, Boavistas e Bonsucessos...

Portanto, ganharmos ao "Americanos da vida" não quer realmente dizer nada. memso nada. São equipas que oscilam entre a 1ª e a 2ª divisão do estadual, o que significa que nem nível de 4ª divisão têm!

Se não nos reforçamos com zagueiros, laterais e um atacante estamos fritos para 2012. E mesmo assim, com a conversa tão pouco profissional de O.O. não sei o que esperar realmente...

No fim do ano temos sempre razão, ma so pessoal esquece depressa e exige pouco...

Abraços Gloriosos!

Edivaldo Seixas disse...

Comentário perfeito. O time é de uma mediocridade incrível. Não entendo os técnicos de futebol, time com quatro no meio campo e mais um de apoio e não consegue sair jogando com toques ofensivos. Toques laterais imperam no time e a defesa quando tenta sair jogando é um desastre. Os jogadores se escondem, não querem receber a bola sobre pressão, pois não sabem o que fazer ou sabem que vão perder.Tipo de jogador medíocre.

Ruy Moura disse...

Edivaldo, pessoalmente penso que os treinadores em atividade são muito maus. Eu diria que treinador que consegue colocar a equipa a jogar desenvolta só há um em atividade: Dorival Júnior.

Os treinadores não sabem determinar e explorar o potencial de cada atleta. A sua dose de responsabilidade é muito grande na motivação, desempenho e eficiência. Se os jogadores não são já de si grande coisa, então sem treinador-orientador ainda são piores.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah... queria acrescentar que eles muitas vezes se escondem porque realmente não sabem o que fazer: o treinador não planificou devidamente o jogo e a tática, deixando os jogadores à sua sorte.
Abraços.

Gabriel Casaqui disse...

Caros botafoguenses,

Tenho um blog juntamente com um amigo aqui em São Paulo.

Estamos promovendo a seção "Análise de Elenco", na qual analisaremos os 20 clubes que participarão do Brasileirão, em 2 postagens semanais até o começo do torneio.

No post de hoje, abordei o Botafogo.

Informo que extraí o elenco do site oficial e pautei minha opinião sobre como vejo a qualidade desses jogadores e percebo a projeção da equipe como um todo no cenário do nosso futebol.

Convido vocês a lerem, deixarem sua opinião (muito importante, até para salientar virtudes que passaram desapercebidas de algum atleta, por exemplo - assim, ajudam-me a conhecer melhor o seu time) e alimentarem um saudável debate.

Conto com sua visita.
Obrigado.

Gabriel Casaqui
http://obotecoesportivo.blogspot.com/2012/03/analise-de-elenco-botafogo.html

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...