quinta-feira, 28 de maio de 2015

Tássio e mais 48...


É politicamente incorreto o que vou escrever, especialmente tendo em consideração que apoio a atual direção do Botafogo, com destaque para presidente, vice-presidente, responsáveis pelo marketing e pelas finanças (que juntamente com os responsáveis do futebol profissional e das bases são as peças aparentemente mais importantes da nossa recuperação) pelos esforços notáveis que têm feito para nos tirar do lodo em que gente da pior espécie comandada pelo chefe-mor NÓDOA-Vampiro nos lançou. Porém, o Clube só poderá crescer se nos manifestarmos seriamente, com massa cinzenta crítica e cultura de exigência, com tolerância mas muita cobrança.

E confesso, ainda, que estou absolutamente saturado da gestão do futebol do nosso Glorioso Clube. Ao longo de quase oito anos tenho chamado a atenção para inúmeras coisas que JAMAIS se deviam fazer num Clube.

Por isso faço um esforço gigantesco para escrever estas linhas. Na verdade, nem me apetece escrever. Ao longo destes anos chamei a atenção para a nefasta gestão do NÓDOA-Vampiro, mas ainda não vejo o fim do túnel.

Manifestei-me sobre o comportamento de menoridade do Botafogo face ao flamengo, à CBF, à prefeitura, durante a trágica (con)gestão do bandido que traiu todas as esperanças alvinegras. Em abril ou maio de 2009 o NÓDOA permitiu um almoço entre as direções do Botafogo e do Flamengo em vésperas de decisão da Taça Rio. O resultado foi a vitória do Flamengo com um gol contra de Emerson chutado contra nós a um metro da baliza… E na decisão do campeonato outro gol contra do mesmo Emerson que logo depois sumiu do Clube – tal como os dois defensores do Botafogo na 1ª mão da final de 1992 do campeonato brasileiro em que o Flamengo entrou na nossa defesa como faca entra em manteiga no verão.

Depois, sucessivamente, o NÓDOA-Vampiro deixou que o Clube fosse enxovalhado pela comunicação social, por dirigentes e pelo próprio treinador Osvaldo Oliveira (assim como a mulher deste) sem nada fazer.

Manchete de Globoesporte.com

Depois traiu o Clube dos Treze e fez-nos ajoelhar à CBF.

Depois aceitou a perda do nosso estádio Nilton Santos sem uma palavra pronunciar até hoje, defendendo a carreira política que, devido às suas diatribes do último ano, jamais ocorrerá.

Depois lançou o Clube num redemoinho de dívidas.

Finalmente, expulsou do Clube 4 dos nossos 5 melhores jogadores, e não o fez a Jefferson porque a torcida lhe cairia em cima. Com isso levou intencionalmente o Botafogo à 2ª divisão, raivoso da sua incompetência e banditismo estarem finalmente à vista de todos os botafoguenses, creio mesmo que até de muitos dos seus ex-apaniguados.

Chamei a atenção para as apostas desportivas erradas, para a gestão absurda do plantel, com quase 40 jogadores ano após ano e com pouca qualidade. Chamei a atenção para as contratações de jogadores que logo foram emprestados a outros clubes sem jogarem pelo Botafogo!

Em suma, dos 6 anos do NÓDOA-Vampiro levei 5 anos a combatê-lo. Pergunto: quem me deu ouvidos? – a 2ª divisão chegou e a falência ainda nos ameaça.

E, contudo, os absurdos vão continuando.

No blogue ‘Um Facho de Luz’, da dupla de Thiagos botafoguenses no Globoesporte, vem a novidade: Tássio foi contratado através de visionamento de um… DVD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E por indicação de… Eduardo Uram! – sujeitinho que devia estar proibido de falar sequer no Botafogo, quanto mais ter contatos diretos…

O blogue revela que Tássio foi contratado “principalmente por um gol feito por ele a favor do Bragantino no Paulistão do ano passado”. E o departamento de futebol definiu que “achamos um centroavante forte e técnico, que será o nosso diferencial”.

Manchete de Globoesporte.com

Ora, Hyuri fez um golaço sensacional quando estreou pelo Botafogo, e depois disso nada mais fez até sair para o ‘altamente competitivo’ futebol chinês. Mas certamente o golaço estará no DVD dele. Que raio de futebol é este que contrata por DVD? O país de Friendereich, Heleno de Freitas, Garrincha e Pelé contrata por DVD?!?!?!?!

Nem os clube das 2ª divisão da Europa fazem tal coisa. Contratam indo ver os jogadores em ação. Dentro e fora de casa.

E tendo imensas dificuldades financeiras o nosso Clube acaba de consagrar o plantel recorde do século XXI: nada mais, nada menos, do que… 49 jogadores!!!!!!!!!!!!!

49 jogadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sim, 49 jogadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Com o ‘diferencial’ Tássio à cabeça!

Mas como ninguém se assume com a culpa – que morre sempre solteira –, o empurra, empurra da responsabilidade acabou caindo no vazio. Então, acrescenta ‘Um Facho de Luz’, “pensaram em uma solução: emprestar o atleta. Ele foi oferecido para a Portuguesa que é dirigida por Júnior Lopes – filho do gerente de futebol Antônio Lopes,  que não quis o atleta.

Absurdo?... Abuso?... Falta de bom senso?... Incompetência pura?... Muito grave em gente que já tem mais de meio século de idade nesta vida...

Uma boa amostra das razões da mediocridade do futebol brasileiro de clubes.

Depois de tantas ‘boas práticas’ de gestão, o que é que ainda faz Antônio Lopes à frente do departamento de futebol?...

Desculpem-me o texto, amigos, mas estou saturado de tanta ‘sabedoria’ gerencial e de tanta falta de discernimento no nosso Botafogo – e saturado de tão incerto destino ano após ano com gente sendo remunerada para explanar toda a sua incompetência num Clube que não dispõe de margem alguma para errar.

6 comentários:

Gil disse...

Grande Rui,

Comentar mais o quê?
Mais uma vez Perfeito!
Nosso Botafogo não oide e não tem o direito de errar!

ABS e SDS, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Mas está errando, Gil... Está errando... 49 atletas é de uma incompetência atroz - número que confesso eu desconhecia. Antônio Lopes realmente não serve, como alguns previram.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Rui,
lendo essas histórias é que entendo o porque de ver um futebol de tão má qualidade em campo, está aí uma das razões de programas como o Sócio Torcedor não de vez.
A falta de uma gestão de qualidade, competente e voltada unicamente para o Clube.
SAN

Orlando

Ruy Moura disse...

Pois é, Orlando, gestão de qualidade virada EXCLUSIVAMENTE para o Clube acho que morreu com a partida de Carlito Rocha...

Por isso eu defendo que o presidente deve ser uma pessoa REMUNERADA e DISPONÍVEL para poder dispor de TODO O SEU TEMPO para o Clube. É isso que acontece hoje no Sporting de Portugal e o Clube reergueu-se em apenas dois anos. O presidente entregou os seus negócios ao sócio, é remunerado pela Sociedade do Clube e disponibiliza 100% do seu tempo com dedicação e devoção ao clube.

Abraços Gloriosos.

Sergio Di Sabbato disse...

"O botafogo tem a vocação para o erro". Quanta verdade essa frase do Sergio Darcy. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

É isso, Sergio. Faz parte do nosso ADN e parece que não há volta a dar... Só um sujeito forte, competente e dedicado poderia mudar isso. Mas... onde ele está? São todos amadores que dedicam apenas uma parte do seu tempo ao Clube porque têm outras tarefas de cariz profissional. Por isso defendo que o presidente e os dirigentes sejam remunerados e possam dar todo o seu tempo profissional ao Botafogo.

Abraços Gloriosos.

Botafogo 1x0 LDU: do gol relâmpago ao desempenho sombrio

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo fez uma entrada fulminante contra a LDU e aos 12”, ...