Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Botafogo 1x0 LDU: do gol relâmpago ao desempenho sombrio
Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo fez uma entrada fulminante contra a LDU e aos 12”, ...

-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo O Manneken Pis de Bruxelas significa, em língua popular local, "o garoto que urina." A his...
5 comentários:
Meu caro RUI,o difícil,depois de assistir o Barça,o Bayern,a Juventus e o Real é ter que cair na real(sem trocadilho)dos jogos do Brasileirão,séries A e B.
Já conversamos sobre grandes craques brasileiros,estrangeiros,etc,e o amigo sabe que acho bobagem certas comparações.Muitas são fruto de paixões clubísticas,regionais, patriotismo,etc.Quando alguém ousa comparar Pelé e Garrincha com qualquer jogador do passado ou da atualidade,eu simplesmente me afasto.Já ouvi de botafoguense,que Jairzinho era melhor do que o Negão porque fez gols em todos os jogos da copa de 70.Já ouvi Atleticanos dizerem que Dario fazia tantos gols quanto Pelé e muitas outras imbecilidades.Por tudo isso,evito comparações e até comentei com o amigo que discordo do prêmio comercial da FIFA,pois quase sempre só o ganham aqueles que fazem gols,e os grandes goleiros,zagueiros e meio campistas,alguns "cracaços" de bola,poucas vezes são lembrados.
Nosso Botafogo foi um celeiro de grande craques,mas para mim,na minha ótica,o único gênio,aquele que a bola ficava submissa ao seus pés,foi o incomparável mestre NILTON SANTOS.
Há muito anos,usando meus critérios pessoais,tenho as seguintes preferências:DEUSES DO FUTEBOL, INIGUALÁVEIS,não aceito qualquer tipo de comparação com GARRINCHA e PELÉ.Depois,NILTON SANTOS e MARADONA.
O pior é aguentar alguns amigos que me criticam pelo fato dele ser Argentino.E daí? Não me interessa a nacionalidade,a vida pessoal,o caráter,se é bom marido,pai,faz caridade,etc.Interesso-me e avalio o que ele fez em campo.Um exemplo,para mostrar ao amigo o que penso,é o ROMÁRIO.Acho-o um tremendo mau caráter,marrento,bobalhão,etc.E daí?Por isso não irei reconhecer que foi um dos maiores atacantes de todos os tempos?
Para encerrar,farei alguns comentários sobre o MESSI.Como bem disse o meu amigo Fernando Calazans, em uma belíssima crônica sobre o jogador,caso fossemos jogar uma pelada entre amigos e aparecessem os grandes jogadores europeus da atualidade,com seus físicos privilegiados,e surgisse aquela figura esmirradinha,perninhas curtas, meio desengonçado,ele não seria o último a ser escolhido e o deixariam jogar até por pena?
Pensei em tudo que o FC escreveu e fiquei imaginando,(por favor sem comparar os dois) como é que podem, fisicamente,GARRINCHA e MESSI jogarem tanta bola? Por quais mistérios da vida,a redonda ficava e fica tão submissa a eles?
Você sabe que eu era meio reticente ao craque do Barça.Depois da MARIANA( lembra-se dela ?)comecei a prestar mais atenção em seu futebol,passei a ver jogos,ouvir os amigos e fiquei encantado,imaginando como perdi tempo em não vê-lo jogar.Não foi só pelo último jogo,mas sim pelo conjunto da obra que dei o braço a torcer,o cara é realmente um gênio.Não irei compará-lo a MARADONA,quem é melhor,etc,mas agora reconheci e passei a colocar LA PULGA como os cinco melhores jogadores que tive o privilégio de ver jogar em mais de 50 anos.
Alguns amigos ficam estarrecidos comigo por não colocar nessa lista,Didi,Gerson,etc.Respondo sempre que vi craques sensacionais, argentinos,portugueses,italianos, espanhóis,holandeses,alemães, húngaros(ah o HONVED),etc.Mas,no meu critério de genialidade,a bola não era tão apaixonada por eles quanto foi e é aos cinco citados.JOTA.
Caríssimo JOTA, opiniões e gostos cada um tem os que quer. Por isso não não gosto de discutir os melhores e os não melhores quando se trata de falar de grandes craques. Posso escolher 10, ou 15, ou 20 fabulosos futebolistas começando pelos esquecidos Friendereich (brasileiro) e Bincan (austríaco) antes da 'febre dos gols' de Pelé cuja contagem até gol militar meteu.
E acrescentar Puskas, Di Stéfano, Rivelino aos inevitáveis Pelé, Garrincha, Maradona, Cristiano Ronaldo e Messi. E ainda Romário, Ronaldo fenômeno, Zidane, etc.
Porém, há uma coisa que - sem pretender quaisquer comparações - terei que considerar: Garrincha e Messi beneficiaram claramente do síndrome de Asperger. Messi sabe-se que sim, mas depois de lermos sobre a doença, que não era ainda conhecida na década de 1960, é legítimo especular sobre garrincha também ter tido a doença. Ao raciocinarem, por exemplo, com 4 variáveis, e os demais grandes craques não afetados raciocinarem com, por exemplo, 12 variáveis, têm muito menos hipóteses de serem precisos nos seus intentos. Em minha opinião, se a bola fica colada a Messi, ficava colada da mesma forma a Garrincha. Mas porque o acaso de doença assim determinou. Em Garrincha a coisa ainda era mais fantástica devido às suas deformações confundirem os adversários.
E com isto direi que sem serem afetados por nenhuma doença, sendo absolutamente sãos e em situação de igualdade, indubitavelmente o sujeito que mais artes produziu foi Pelé. Digam o que disserem, Garrincha foi o maior driblador dom mundo, mas numa posição em que não era avançado, tal como é Messi (e por isso fez muito menos gols, mas muito mais assistências para gol). Por isso, eu não consigo colocar Messi acima de Garrincha. As parecenças são mais que muitas e, em última análise, Garrincha ganha por ser o único jogador do mundo que levava aos estádios as torcidas adversárias e de maior rivalidade. Flamenguistas, vascaínos e fluminenses iam ao estádio ver Garrincha; nunca nenhum adversário do Barcelona foi ao estádio para ver jogar Messi.
Suponhamos que tinha que atribuir medalhas de ouro e prata a Garrincha e Messi. O ouro seria para Garrincha.
Quanto aos grandes futebolistas saudáveis confesso que nunca vi nenhum jogador dar 4 lençóis consecutivos a 4 defesas, dar lençol ao goleiro e marcar o gol de cabeça. Pelé fez isso.
Se tivesse que apontar os jogadores mais perfeitos, no sentido em que conseguem/conseguiam fazer tudo (chutar com ambos os pés, marcar gols de faltas, de cabeça, de joelho, velozes, robustos, etc.), enfim, que procuraram persistentemente o perfecionismo, escolheria indubitavelmente Pelá e Cristiano Ronaldo.
Sobre N. Santos não partilho do que muitos hoje dizem ter sido o grande ídolo do Botafogo. Jamais o nosso Clube seria mundialmente conhecido pelo futebol de Nilton Santos. Foi única e exclusivamente o futebol de Garrincha em 1º lugar e de Didi em 2º lugar que conquistaram o mundo. O Botafogo deve a sua eternidade a Garrincha.
NS teve a vantagem de morrer velho, sem fim trágico, e ser ainda símbolo dos torcedores mais novos. Se Garrincha fosse vivo, sem vida trágica, teria um culto fantástico atrás de si. Muito provavelmente o culto maior do mundo, que nem Pelé algum dia teve. Muitíssimo maior do que N. Santos, seguramente. Ademais, até como homem são incomparáveis. As notas jornalísticas sobre o pacifismo e a bondade de N. Santos não são verdadeiras. Nilton era um futebolista muito agressivo, e que esmurrou árbitros enquanto jogador e depois como técnico do Botafogo. E mais do que eu sei confidencialmente e não revelo. As suas reações, a ocorrerem hoje, teriam sido razão de suspensão por muitos anos ou até irradiado do futebol pela FIFA. Ao contrário, Garrincha era suave como um passarinho.
Em suma, não penso que devíamos comparar entre si Friendereich, Nilo, Carvalho Leite, Heleno, Garrincha, Nilton, Didi, Amarildo, Jairzinho, PC Caju, Rivelino, Romário, Ronaldo Fenômeno, etc. Mas se uma comparação tiver que ser feita, Garrincha ganha a todos no campo e fora dele.
Sobre o síndrome de asperger leia:
http://mundobotafogo.blogspot.co.uk/2014/01/como-o-autismo-ajudou-messi-se-tornar-o.html
http://mundobotafogo.blogspot.co.uk/2014/06/rancor-ressentimento-e-preconceito.html
Abraços Gloriosos.
Grande RUI,saudações alvinegras e um abraço do JOTA.
Li o seu texto,concordo com muitos aspectos,apenas gostaria de ser mais claro para você em algumas afirmações que fiz e comentar parte das suas:
1.quando citei os cinco jogadores,em absoluto quis desmerecer craques do passado ou do presente.Apenas mostrar que para mim,coisa pessoal,única, pois eu sentia isso quando os via jogar,era a identificação da bola com eles e não o contrário.Um que não citei,mas também sentia o mesmo,foi o RIVELINO.Por isso,eu os diferencio dos outros craques do passado e do presente,a bola os ama e são submissas,romantismo puro,não?
2.quanto a síndrome de ASPERGER,há controvérsias,inclusive no mundo acadêmico.Uma de minhas filhas e o marido são neurologistas experientes, que trabalharam um bom tempo no SARA, gostam do assunto,atendem várias crianças e,às vezes,conversamos sobre o tema.Realmente,a capacidade de concentração dessas pessoas,em determinados momentos,vai além do normal.Quanto ao GARRINCHA e ao MESSI,eu vou para o lado espiritual,fica mais fácil de entendermos.Eles foram escolhidos pelos deuses do futebol e pronto.
4.quanto ao NS,creio que também ajudou a projetar o BOTAFOGO,pois como Campeão Mundial sempre foi eleito o melhor das copas na sua posição e foi considerado pela fifa,o maior lateral esquerdo de todos os tempos.
5.fui bem claro quando disse que levava em consideração somente o que fizeram em campo,pois nenhum dos citados por mim tinha,na época, conduta ilibada,muito pelo contrário.RUI,só teimo quando conheço e tenho certeza.Sobre a conduta de jogadores estrangeiros,não falo,pois não dou crédito a fofocas de revistas,etc.Dessa turma botafoguense eu falo,pois vivi minha juventude em vestiários e dentro do clube.Conduta séria fora do campo,só o ZAGALLO.Não quero denegrir imagem de ninguém,mas faziam "coisas do arco da velha",só que resolviam em campo,e os dirigentes aceitavam de bom grado.GARRINCHA não era tão suave feito um passarinho,como o amigo disse.Pessoalmente quem sabe,bebendo um bom vinho,conversaremos sobre o que faziam extra campo.NS era até o mais tranquilo e ajudava a quebrar vários galhos de alguns,mas também não era santo,já imagino ao que você se referiu dele,rsrsrs.Não me lembro do NS agredindo árbitros,só o vi agredir o Armando Marques,quando no Maraca,roubou o nosso time e ele,diretor na época,enfiou-lhe a porrada.
6.quanto ao excelente jogador,mestre DIDI,não o vejo como grande propagador do BOTAFOGO no mundo,mas respeito a opinião do amigo.
Para encerrar,temos que entender que a maioria dos jogadores vem de famílias desestruturadas socialmente,alguns nem conhecem os pais,e quase todos são semi analfabetos.Com muito dinheiro na mão,aproveitadores de plantão e a mulherada em cima,muitos sucumbem às perigosas tentações do mundo cão.
Saudações alvinegras e rumo a série A.JOTA.
Genericamente de acordo, JOTA.
Didi e Nilton Santos eram ambos superiores. A diferença é que Nilton Santos era um lateral e o Didi o criador. Ora, em futebol, infelizmente, os goleiros e os defesas não fascinam os espectadores. Os que 'são vistos' é do meio campo para a frente. Didi foi eleito o craque da Copa de 1958, Garrincha o craque da Copa de 1962. Jairzinho o goleador de 1970. Os lançamentos de Didi eram inigualáveis em beleza. Um príncipe...
Quando pergunto a europeus por jogadores do Botafogo três nomes aparecem: Garrincha, jairzinho e Didi. Nunca ninguém me referiu NS. NS também agrediu um árbitro na qualidade de jogador.
Messi e Garrincha não foram escolhidos; tiveram a sorte de um autismo brando. Messi e Garrincha nunca procuraram a perfeição jogo após jogo. Conheço dois que tentaram a perfeição, trabalharam, suaram, dedicaram-se de corpo e alma, precavendo-se de vícios perniciosos: Pelé e CR7. Serão ambos eternizados pelas suas condutas como atletas que se doaram a sério, sempre. E CR7 tem outra vantagem: nas suas biografias será eternizada a sua vida social de solidariedade para com os mais desfavorecidos. Isso os outros não fizeram.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário