Loretta Lynch. Foto de Cliff Owen/AP.
"Ninguém é
grande demais para a cadeia. Ninguém está acima da lei." – Loretta Lynch, 83ª Procuradora-Geral
dos Estados Unidos da América, que coordenou toda a pesquisa sobre a FIFA e que
um mês após assumir o atual cargo logrou obter a prisão de oito altíssimos
dirigente da FIFA que são ou foram presidentes das confederações de futebol dos
seus países.
Nota do
Mundo Botafogo: E agora há alguém com coragem para afirmar que não existem
favorecimentos, compadrios, subornos e toda uma série de vigarices, falcatruas
e desvirtuamentos da verdade desportiva? Pena é que não se possa pesquisar e
comprovar todos os favorecimentos ao Flamengo e ao Fluminense em prejuízo do nosso
Clube – são pelo menos meia dúzia de campeonatos estaduais e um campeonato
brasileiro que nos foram escandalosamente surripiados. Sem contar com a descida
de Flamengo e Fluminense à 2ª divisão por efeito retroativo… É esta FIFA que
garante a impunidade das confederações nacionais e permite que os resultados
desportivos sejam constantemente adulterados. A galeria de títulos dos clubes
sofreria uma mudança de donos dos troféus em todos os países do mundo se a
verdade fosse apurada. As listas de campeões são falsas. Flamengo, Boca
Juniors, Benfica, Bayern, Juventus e muitos outros clubes das ‘maiorias’ veriam
as suas prateleiras de troféus subitamente desfalcadas se a verdade
prevalecesse. O futebol é uma lama que, finalmente, está bem à vista de todos
por virtude da investigação comandada por Loretta Lynch. E o chefe-mor disto
tudo tem a cara de pau em afirmar que a corrupção na FIFA é coisa de minorias.
Quando é que o prenderão de uma vez por todas?
4 comentários:
Se a UEFA desmembrar da FIFA, o que será do futebol no Brasil e na América do Sul?
Duvido que a CONMEBOL faça o mesmo, o que também não resolveria o problema aqui, que é a CBF -- e duvido que os clubes brasileiros tenham coragem de romper com essa.
Grande Rui, uma vez falei no blog de meu pai, o Voudekombi, que o Brasil por ser um país corrupto, com a roubalheira se infiltrando em todos os segmentos da sociedade, logicamente o futebol também é corrupto. E assim sendo, muitos títulos estão sob suspeita.
Arguir que os únicos títulos incontestes são os do Botafogo nos anos cinquenta e sessenta. Isso porque, embora seja possível que a época a direção do clube tivesse alguma força nos bastidores, a excelência dos jogadores Botafoguenses foi comprovada com a conquista de duas copas, numa época em que o Brasil era um país agrário, quase desconhecido dos Europeus e sem maior representatividade no cenário global, ou seja, era um Zé Ninguém, que não tinha a influencia alguma na Fifa e que ganhou duas copas.
Além disso, quando comparamos o período áureo do Fogão (1957 a 1972), com os ápices de outros clubes, vemos que conquistamos poucos títulos oficiais (5 cariocas, 3 RJ-SP, 1 Nacional, 2 T.Guanabaras = 11 troféus). O urubu por exemplo em período de tempo menor 2006-14, e com algumas equipes horrorosas, "conquistou" (cinco cariocas, duas CB e 1 nacional), oito "títulos" em oito anos, contra 11 em 15 anos de nossa melhor época. Para mim isso tudo é a prova de que o Time de Nilton Santos e Cia vencia na bola, e no dia em que não estavam inspirados, ou a sorte não estivesse ao lado, não haviam penaltys mandraques, impedimentos duvidosos, e outras falcatruas, e com isso a equipe simplesmente não vencia.
Mas com tantos interesses escusos, e ajudas externas as equipes já endinheiradas fica fácil conseguir muitos títulos, e o futebol cada vez mais sem graça.
Agora quero ver quem terá a cara de pau de falar que favorecimento e manipulações de resultados são teorias da conspiração. Para esses cartolas da Fifa, que arquitetam operações fraudulentas internacionais, envolvendo empresas dos mais diversos países, movimentando bilhões, manipular um campeonato é coisa de criança.
Abraços !!!!
Não tenhamos grandes esperanças, Vinícius. Na verdade, os americanos são tudo menos anjinhos. Se eles fizeram o que fizeram agora é por vingança de terem perdido a Copa para o Qatar e quererem posicionar-se no futuro como mandantes do futebol, mania que têm em relação a tudo e a todos. Para eles, o 'único' lugar interessante do mundo é o território deles, de tal modo que supõem que é sonho de qualquer um viver na América. Pois eu diria que em países democráticos há dois em que não quereria viver jamais: América e Alemanha. Um pensa ser dono do mundo, outro pensa ser dono da Europa. Eu conheço pessoalmente ambos os países e ambos os povos... Longe de mim tal gente...
Abraços Gloriosos.
Daniel, o único título do Glorioso que podia ser colocado em causa seria o campeonato de 1995. Mas nem isso é possível: (a) o erro não foi 'grosseiro', mas um erro humano aceitável; (b) e saobretudo, se recorrermos ao jogo de ida, no maracanã, o Botafogo foi prejudicado e deveria ter vencido por 3x1. Ora, 3x1 contra 2x1 lá dá-nos o título.
Mesmo quando tivemos botafoguenses à frente das federações não fomos beneficiados por isso. Luiz Aranha, presidente da CBD, nunca favoreceu o BFR nos anos 40 e Otávio Pinto Guimarães, à frente da Federação carioca nos anos 1970-80, também não nos beneficiaram. Pelo contrário, foram anos em que a Ditadura e a Globo deram títulos roubados ao Flamengo. Nós temos valores; eles não.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário