“É muito difícil o Sporting ser campeão
nacional em Portugal porque não temos a estrutura da máfia conosco. E não
queremos ter. Eu não quero ganhar com batota. Mas há quem não se importe. Foram
milhares de pessoas para a rua festejar um título com batota.” E sobre a
pancadaria que ocorreu nos festejos de mais um título assente nas arbitragens, os
quais duraram vinte minutos até à intervenção policial, acrescentou: “Festejaram à Benfica.” – Comentarista
entrevistado na Sporting TV.
Nota do
Mundo Botafogo: Alô, alô, torcida do flamengo! Grande oportunidade: extensão da
noção de ‘cidades geminadas’ à noção de ‘clubes luso-brasileiros geminados’. Já
o Botafogo podia geminar-se com o Sporting, o Vasco da Gama com o Porto e o
Fluminense com o Belenenses.
4 comentários:
Rui, lembro-me vagamente de você ter comparado, e explicado, sobre o Botafogo e o Sporting, assim como sobre o Framengo e o Benfica.
Se importaria em resumir o motivo das comparações do Vasco da Gama com o Porto e do Fluminense com o Belenenses? Desses, eu não me recordo...
É fácil. O Belenenses era o clube dos finórios e o nome do seu estádio era o do presidente Almirante Américo Thomaz, último chefe de Estado da ditadura. Decaiu muitíssimo após o fim da ditadura. Tal como o fluminense vai decair com o fim do patrocínio da Unimed. O Porto tem lá um Eurico Miranda há 30 anos na presidência e é o clube português com mais títulos internacionais oficiais no futebol. O Vasco da Gama é o clube carioca com mais títulos internacionais oficiais.
Mas faça-se justiça nas diferenças:
O benfica tem um palmarés altamente superior ao flamengo - nacional e internacional - e comparativamente (em termos populacionais relativos) uma torcida maior no país (estima-se entre 40 a 50% da população).
O Sporting tem um palmarés nacional muito superior ao do Botafogo, e em termos de todas as modalidades é o 3º clube do mundo com mais títulos internacionais oficiais (1º Barcelona; 2º Real Madrid).
O belenenses é hoje um clube bem mais simpático do que o incorrigível fluminense (e este ano classificou-se para a Liga Europeia), mas com um palmarés substancialmente inferior.
O Vasco da Gama é um clube muito mais simpático do que o porto, que tem uma torcida regionalizada, provinciana e uma organizada roçando a violência (a do benfica também), o que não ocorre com o Vasco que é um Clube pacífico e de dimensão nacional em termos de torcida. Só nos últimos anos, devido aos títulos, é que a torcida do porto tem aumentado fora da sua região, e sobretudo entre a criançada que vai atrás de quem ganha.
Abraços Gloriosos.
É um espanto, essa diferença de adeptos do Benfica, comparando com os demais clubes!
Desde criança sempre gostei do Sporting, por uma questão de simpatia com o uniforme.
Hangman, há uma semana os benfiquistas conquistaram o título nacional e envolveram-se à pancadaria uns com os outros na festa do título, necessitando de intervenção policial, e no estádio do Guimarães onde ganharam o título pilharam o armazém dos adversários e roubaram várias coisas - e alguns eram simples casais... Hoje o Sporting venceu a Taça de Portugal e deu um verdadeiro espetáculo de civismo indo comemorar para o seu estádio a noite inteira. Sporting e Benfica é como Botafogo e Flamengo: a civilidade de uns e a arruaça de outros. Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário