segunda-feira, 1 de março de 2010

Marat Izmailov: um futebolista ímpar

.

A 30 de Outubro do ano passado escrevi um texto a louvar um atleta fantástico, Marat Izmailov, jogador russo ao serviço do Sporting Clube de Portugal.
.
.
Esse artigo veio a propósito de ‘Izma’ estar em grande esforço de recuperação de uma lesão e pretender não ser remunerado dos seus mais de 50.000 euros mensais. Veja-se um excerto da notícia à época:

“Izmailov está louco por voltar aos relvados, trabalha arduamente para voltar à competição… mas nem quer ouvir falar de dinheiro. Estranho? Raro é a palavra correta. Ao que Record apurou, o internacional russo, de 27 anos, conhecido pela forma exemplar como encara a profissão, está determinado em abdicar dos vencimentos referentes aos meses de agosto, setembro e outubro, período durante o qual tem vindo a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito.”

Entretanto, durante o mês de fevereiro, o Lokomotiv de Moscovo quis repatriar o russo e dispôs-se a pagar a cláusula de rescisão e apresentar uma proposta financeira melhor que a do Sporting. O empresário do jogador e os dois clubes acertaram a transferência, mas a alma de Izmailov ainda não se convencera que abandonaria o Sporting em favor de um clube do seu país, quiçá para sempre. Então, chamou o seu empresário e decidiu simplesmente não sair do Sporting.

Izma tem 27 anos e vai continuar as suas grandes exibições no Sporting Clube de Portugal. É destes jogadores que o Botafogo de Futebol e Regatas precisa. De um Maicosuel que diga ao seu empresário que não quer ir para a Europa ou de um Caio que queira singrar e consolidar-se no clube que o reconheceu e nele apostou.

Tudo o mais é puro negócio financeiro, frieza de números, vida sem emoção autêntica. Izmailov deve ser dos poucos jogadores de topo do futebol mundial que pode beijar, trincar ou comer, se quiser, o escudo da sua camisa de futebolista sem ser ‘marqueteiro’.

És muito 'grande', Marat Izmailov!

***
Síntese de carreira:

» Lokomotiv de Moscovo (2001-2008): campeão nacional em 2002 e 2004; campeão da Taça da Rússia em 2005 e campeão da Supertaça da Rússia em 2003 e 2005.

» Sporting Clube de Portugal (2008-2010): campeão da Taça de Portugal 2008 e da Supertaça de Portugal 2007-2008 e 2008-2009.

» Seleção da Rússia: Participou na Copa do Mundo de 2002 e no Campeonato da Europa de 2004.

» Revelação do ano: foi premiado como Best Young Player 2001.

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...