sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Botafogo Football Club e Portugal – uma profunda relação de amizade

As relações entre o Botafogo e Portugal foram mais intensas do que na generalidade se possa pensar. Desde logo, o nome: a origem primária do nome do bairro e do Clube deve-se ao Galeão português São João Batista, o maior navio de guerra do seu tempo, com 200 bocas-de-fogo, que por esta razão recebeu o apelido de ‘Botafogo’. O artilheiro do navio, João Pereira de Souza ‘Botafogo’, adotou o sobrenome e, mais tarde, foram-lhe doadas terras que ficaram conhecidas por ‘terras do Botafogo’ – originando a designação do bairro.

E a 20 de julho de 1913 o Botafogo Football Club jogou contra a Seleção de Portugal, que se deslocou ao Rio de Janeiro a convite do Glorioso, sendo a primeira Seleção estrangeira a jogar no Brasil, tendo o futebolista português Vieira ingressado nas fileiras do Clube ao fim da digressão.

Agora, em pesquisa do nosso estimado amigo Claudio Falcão, editor do blogue Datafogo, a quem se agradece a excelente colaboração, descobre-se mais uma homenagem do Botafogo Football Club a Portugal, que promoveu um jantar dançante na sede da Avenida Pasteur, cuja notícia foi difundida pela revista ilustrada Lusitania a 16 de dezembro de 1931.

Imagens: Digitalização de Claudio Falcão.

Sem comentários:

Conjugação perfeita de superstições e atitude elegante

Fonte: Diário de Notícias (RJ),18.12.1962. [Nota preliminar: o texto obedece à ortografia da época.] « Tôdas as superstições dos homens ...