terça-feira, 30 de abril de 2013

Se não houvesse cathartiformes no mundo (I)


Vamos ter que mudar a nossa cultura dentro do estádio, acho que esse é o grande desafio, mudar o comportamento. Ter comportamento de cidadão. Isso vai ter que aprender. – André Lazaroni, secretário de Estado de Esporte e Lazer, a propósito da unificação dos setores no estádio do Maracanã.

Nota de Mundo Botafogo: Creio que o Secretário de Estado cometeu uma gafe. Ele queria dizer: “O Flamengo vai ter que mudar a sua cultura dentro do estádio, acho que esse é o grande desafio, mudar o comportamento. Ter comportamento de cidadão. Isso vai ter que aprender.” Porém, se os cathartiformes mudassem a sua cultura, o que seria do riso jocoso brasileiro sem a cultura dos cathartiformes, sem as ridicularias dos cathartiformes? Certamente os dias úteis da semana seriam bem mais aborrecidos.

De pernas para o ar



Gerson Suares, filho de Elza Soares e enteado de Garrincha, lança um novo e divertido livro sobre o extraordinário atleta.

‘De pernas para o ar – minhas memórias com Garrincha’ é um livro que revela inúmeras peripécias vividas por Gerson Suares com Garrincha ao longo dos anos em que o atleta e Elza Soares desfrutaram de um amor intenso.

O livro retrata passagens divertidas da vida pessoal do maior ídolo botafoguense de todos os tempos e divide-se em três partes: (1) histórias curiosas de Garrincha no Botafogo e na Seleção; (2) dificuldades enfrentadas pelo craque; (3) a parte mais longa do livro, marcada pelo bom humor e a irreverência de Gerson Suares ao narrar.

O lançamento oficial do livro ocorrerá no dia 6 de maio, às 19 horas (de Brasília), na livraria Saraiva do Rio Sul, em Botafogo. O evento terá a participação de cantores da MPB e jogadores de futebol. Não perca!

Sou Botafogo



O Programa Sou Botafogo tem crescido continuamente e o número de novos associados aumentou significativamente.

Um grande clube necessita de associados que vivam em plenitude o ambiente de clubismo que contribui para o convívio são e para o desenvolvimento social, bem como para que os recintos desportivos contem cada vez com mais espectadores que encham de brilho a prática desportiva, seja nos campos de futebol, nas quadras, nas piscinas ou no mar.

A BrahmaFogo tem investido tudo nesse projecto, no âmbito do ‘Movimento por um Futebol Melhor’, não apenas para que o clube seja favorecido por um engrandecimento associativo, mas também para que os associados beneficiem de vantagens adicionais.

No sentido de se informar melhor sobre o assunto, visite o portal do ‘Movimento por um Futebol Melhor’ no endereço www.futebolmelhor.com.br.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Lanchonete Garrinchinha


Sandra, neta de Garrincha, mora na casa que foi do avô, em Pau Grande, município de Magé, e criou uma lanchonete que funcionava sem estruturas adequadas para o bom atendimento dos clientes. Então, ela enviou um e-mail para o Programa do Gugu, da TV Record, e foi surpreendida com a visita de Gugu Liberato.

O sonho de Sandra e do esposo foi concretizado com a oferta de uma belíssima lanchonete chamada ‘Garrinchinha’, entregue por Gugu Liberato em pessoa.

O bar temático, completamente novo e impecavelmente apetrechado, conta a carreira de Garrincha e está pronto para receber todos os turistas que do Brasil e do Mundo procuram a localidade de Pau Grande para sentir o ambiente da terra onde nasceu o genial futebolista.

O vídeo abaixo, pleno de Garrincha, de emoção, de alegria e de beleza merece ser visto por todos os botafoguenses, especialmente por quem, como eu, teve o privilégio de ver jogar ao vivo o mais desconcertante futebolista de todos os tempos.

Aconselho a assistir ao vídeo no sofá da sua casa, acompanhado de um bom tira-gosto, quando puder dispor de 1 hora e 9 minutos do seu tempo. Por mim, o vídeo é nota 10.
. 
.

Quando acha que o Maracanã será interditado?

Os resultados desta enquete não correspondem ao número de votantes apurados, porque o Google suprime votos regularmente. Esta enquete teve mais de 30 votos e acabou por chegar aos 24. Ainda havia mais um dia para votar, mas interrompi a enquete para que o número de votantes não caísse ainda mais.

Aliás, ocorre o mesmo com os contadores de visitas e de páginas. Mas, curiosamente, os números registrados nunca aumentam, diminuem sempre. Por exemplo, estimo que as páginas visitadas no Mundo Botafogo, atualmente em cerca de 1.315.000, tenham menos 100.000 páginas do que deveria haver. Vida que segue…

Não obstante, o contador é muito democrático, porque rouba votos e mantém, aproximadamente, em termos relativos, as opções dos leitores. Diria que os contadores são ‘ladrões inteligentes’.

Nestas circunstâncias, esta enquete teve apenas 24 votos assim distribuídos:

Maracanã interditado em 2015: 10 (42%)
Maracanã não será interditado: 9 (37%)
Maracanã interditado em 2017: 5 (21%)

Venceu a ‘interdição do Maracanã em 2015’ com 42% dos votos, tendo cerca de quase 2/3 dos votantes optado pela interdição em 2015 e 2017.

Porém, 1/3 dos votantes considera que o Maracanã não será interditado. Eu votei ‘interdição do Maracanã em 2015’.

Nota Suplementar: Entretanto, com a enquete ‘Agrada-lhe a vinda de Roque Santa Cruz?’, o contador fez melhor: cada vez que o número de votos chegava a quatro, o contador mudava para zero! Assim, suprimi a enquete e voltei a publicar nova enquete sobre o mesmo assunto, na esperança de que o comportamento dos contadores mude. Peço-vos, caros leitores, que votem nessa enquete na tentativa de eliminar a ‘malandragem’ do dito contador, aparentemente quando os votos são poucos. Obrigado!

domingo, 28 de abril de 2013

Essa Estrela brilha


Remo do Botafogo: vencedores sul-americanos


Os remadores do Botafogo alcançaram excelentes resultados no Campeonato Sul-americano de Remo 2013, que decorreu na Lagoa Rodrigo de Freitas em 27 e 28 de abril de 2013.

Eis as 13 medalhas obtidas pelos nossos Gloriosos atletas em representação do Brasil (a negrito indica-se os atletas botafoguenses e entre parêntesis retos indica-se os atletas que não fazem parte do Botafogo):

MEDALHAS DE OURO (3)

» Skiff Masculino Peso-Leve: Ailson Eraclito da Silva, em 07.11,43
» Skiff Feminino Sénior: Bianca Miarka, em 08.15,79
» Double Skiff Masculino Júnior: Uncas Batista e Guilherme Gomes, em 07.12.73

Medalhas de Prata (7)

» Skiff Masculino Júnior: Uncas Batista, em 07.45,36
» Four Skiff Masculino Júnior: Uncas Batista, Guilherme Gomes, Daivid de Souza [e Saulu de Oliveira], em 06.30,84
» Four Skiff Masculino Peso Leve: Aílson Eraclito da Silva, Marciel Souza, Diego Nazario [e Thiago Carvalho], em 06.27.35
» Dois Sem Feminino Sénior: Camila Serrão Cunha [e...], em ???
» Double Skiff Feminino Sénior: Bianca Miarka e Camila Serrão Cunha, em 08.02,04
» Four Skiff Feminino Sénior: Bianca Miarka, Camila Serrão Cunha, [Yanka de Britto, e Beatriz Cardoso], em 07.18,35
» Oito Com Masculino Sénior: Anderson Nocetti, [Maciel da Silva, Allan Bitencourt, Leandro Tozzo, Pedro Meirelles, João Júnior, Renato de Oliveira e Evaldo Morais], em 06.09,17

Medalhas de Bronze (3)

» Double Skiff Masculino Peso-Leve: Diego Nazario e Ailson Eraclito da Silva, em 06.56,27
» Quatro Sem Masculino Sénior: Felipe Soares da Silva, [Thiago Gomes, Arthur de Paula, Leonardo Muffato], em 06.36,91
» Dois sem Masculino Peso Leve: Célio Amorim e Marcos de Oliveira, em 07.38,46

Individualmente os medalhados apresentam as seguintes conquistas:

» Bianca Miarka: Ouro (1) e Prata (2)
» Uncas Batista: Ouro (1) e Prata (2)
» Aílson Eraclito da Silva: Ouro (1), Prata (1) e Bronze (1)
» Guilherme Gomes: Ouro (1) e Prata (1)
» Camila Serrão Cunha: Prata (3)
» Diego Nazario: Prata (1) e Bronze (1)
» Anderson Nocetti: Prata (1)
» Daivid de Souza: Prata (1)
» Marciel Souza: Prata (1)
» Célio Amorim: Bronze (1)
» Felipe Soares da Silva: Bronze (1)
» Marcos de Oliveira: Bronze (1)

O Brasil foi vice-campeão com 5 medalhas de ouro, 12 de prata e 6 de bronze, tendo o Botafogo participado em 13 das 23 medalhas, conquistando a maioria das medalhas de ouro e de prata e metade das medalhas de bronze.

O Campeonato Sul-Americano ainda incluiu uma prova extra de clubes, na qual o nosso Glorioso clube conquistou a medalha de Ouro:

» Skiff Feminino AS (Extra): BOTAFOGO FR, com Bárbara Murad, em 03.27,47

Além dos atletas mencionados deve-se destacar o trabalho dos técnicos botafoguenses Alexandre ‘Xoxô’ e Paulo Vinícius.

 Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

sábado, 27 de abril de 2013

Botafogo fulmina Resende: 5x0

O gosto pelo futebol botafoguense está de regresso. Instantes antes do gol de Dória aos 12’, a centro de Lodeiro, eu acabara de fazer as minhas primeiras notas: “Boa movimentação inicial. Disposição. Toque fácil.”

Nestes 12’ o Botafogo levou diversas vezes perigo à baliza do Resende através de toques de primeira e o gol adivinhava-se. Depois foi o preciosíssimo Lodeiro a realizar uma jogada impecável e a enfiar a bola no buraco da agulha que separava o goleiro do poste, aumentando para 2x0 aos 17 minutos.

Aos 23’ Fellype Gabriel fez um penalty infantil, absolutamente desnecessário. Antevia-se a possibilidade de 2x1 e, eventualmente, maior moralização do Resende que até ali não levara nenhum perigo à baliza de Jefferson. Porém, o melhor goleiro brasileiro da atualidade, e certamente um dos melhores do mundo, não se movimentou, fez o cobrador vacilar e apenas se mexeu no último instante quando o cobrador já não podia alterar o rumo da bola que morreria nas mãos de Jefferson, um verdadeiro goleiro ‘pega-penalty’.

Falhada esta possibilidade para o Resende, a força anímica cedeu e dois minutos após o penalty, Júlio César centra para a área e, de cabeça, Fellype Gabriel redime-se e marca o terceiro gol do Glorioso para matar a semifinal e gerir os últimos 20 minutos.

Foram 45 minutos de gala tranquila do melhor futebol do Rio de Janeiro, quiçá do Brasil. E a promessa de Seedorf de que não existia essa coisa de vantagem do empate e a atitude seria de vitória, concretizou-se plenamente.

Com o meio campo-atacante em grande forma e a defesa seguríssima com dois bons zagueiros, o primeiro tempo fez-me lembrar quando Muricy Ramalho, após ser goleado pelo Barcelona por 4x0, dizer que era impossível lutar contra um esquema 3-7-0. Bem, fazendo uma comparação, e tendo em consideração que Rafael Marques é tudo menos atacante, o Resende não resistiu ao nosso 2-8-0… E com a vantagem de não depender de um ‘messi’ para marcar, já que os gols se distribuem bem por todos os jogadores, tal como se comprovou hoje com cinco marcadores noutros tantos gols.

Lembro-me bem que em 2008 e 2009 clamei diversas vezes para que o Botafogo contratasse atletas sul-americanos (não brasileiros), já que era um mercado bom e mais acessível ao nosso clube. Pois bem, o bom ano de 2010 assentou na dupla estrangeira Loco Abreu / Herrera e neste ano muito bom de 2013 a equipa assenta nos estrangeiros Lodeiro / Seedorf.

Os grandes acertos desta diretoria foram a contratação destes quatro estrangeiros essenciais para o Glorioso nos últimos anos.

Após o intervalo, o Botafogo gere – e bem – o 2º tempo, e aos 54’ o toque de Lodeiro para o 4º gol é de verdadeiro craque! E Rafael Marques fez um belo gol.

O restante tempo foi tranquilo, bem gerido e com Jefferson a fazer mais duas belas defesas, evidenciando uma capacidade de concentração notável –só Scolari parece não ver isso.

Aos 83’, após a entrada de Vitinho, a jovem promessa avança pela direita, centra da linha de fundo e Seedorf faz o 5º gol.

Nos três momentos decisivos do campeonato carioca o Botafogo apresentou-se determinado, concentrado e muito seguro de si. De ‘azarão’ ao melhor futebol do Rio, o Botafogo tem em Lodeiro e Seedorf os maestros, em Fellype Gabriel o coringa para todas as necessidades, em Gabriel e Marcelo Mattos bons protetores da defesa, em Bolívar e Dória dois zagueiros muito seguros e simultaneamente goleadores, em Júlio César e Lucas dois laterais que finalmente não avançam excessivamente ao ataque e em Jefferson um goleiro de elite. Se lá estivesse um Roque Santa Cruz seríamos imparáveis em toda a América do Sul.

O único reparo que tenho a fazer é que Oswaldo Oliveira deveria ter feitos as substituições à entrada da última quarta parte do jogo para fazer rodar os reservas e os mais jovens. Apesar de um pouco tarde, as entradas de Vitinho e Bruno Mendes foram, em minha opinião, acertadas, porque é sempre bom ir rodando os atacantes reservas, que em momentos de aperto podem ser decisivos.

A minha discordância refere-se à entrada de Antônio Carlos. Deveria entrar André Bahia, que é o zagueiro substituto por excelência, já que Antônio Carlos não tem nível para o time do Glorioso.

Uma última observação sobre a torcida: tal como vaiou a equipa, que o mereceu diversas vezes, pela sua atitude displicente, a torcida agora apoia o time vibrantemente e é feliz. Em minha opinião, as vaias funcionaram positivamente. É para criticar com razão e apoiar com emoção que as torcidas existem.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 5x0 Resende:
» Gols: Dória, aos 12’, Lodeiro, aos 17’, Fellype Gabriel, aos 25, Rafael Marques, aos 54’ e Seedorf, aos 83’
» Competição: Campeonato Carioca (semifinal da Taça Rio)
» Data: 27.04.2013
» Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
» Público: 4.402 pagantes
» Renda: R$ 113.565,00
» Árbitro: Péricles Bassols; assistentes: Wagner Almeida Santos e Jackson Loureiro dos Santos
» Disciplina: cartão amarelo – Bolívar e Rafael Marques (Botafogo); Admilton e Dudu (Resende)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Bolívar (Antônio Carlos, 76’), Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel (Bruno Mendes, 81’), Lodeiro (Vitinho, 74’) e Seedorf; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo Oliveira.
» Resende: Mauro; Admilton, Dudu e Thiago Salles; Filipi Souza (Robert, 73’), Léo Silva, Hiroshi, Kim (Pedrinho, 74’) e Thiago Silva; Elias e Geovane Maranhão (Denílson, 55’). Técnico: Eduardo Allax.

Foto: Paulo Sérgio / LANCE!Press

Voz de Seedorf


Não há vantagem nenhuma. Vamos entrar para vencer os jogos. Sinceramente, não me interessa essa possibilidade, é só uma complicação psicológica. Jogar para empatar é muito complicado. É muito mais fácil entrar para vencer o jogo, é o que vamos fazer.” Seedorf referindo-se à vantagem de o Botafogo poder empatar o jogo contra o Resende daqui a pouco e avançar para a final da Taça Rio.

Nota de Mundo Botafogo: Espero que Seedorf comande realmente o Botafogo para não deixar que se brinque aos empates, porque quem arbitra é Péricles Bassols e todo o cuidado é pouco com arbitragens de ‘senhores’ como este, que já devia ter sido banido do futebol.
. 

Vozes de torcedores adversários


Sou paulista e corintiano e obviamente concordo com os pares... O Bota é o time mais estruturado do Rio; paga em dia,não tem ladrões no comando,manteve o técnico (apesar das discordâncias é muito capacitado), o elenco contratou, tem um ídolo que ‘veste a camisa’ (Seedorf), tem torcida e não depende de ninguém muito menos precisa de ‘exploradores’. Enfim... tem ombridade; ao contrário dos outros ‘grandes’ do Rio.” – Rodrigo Bruno, corintiano, comentando em Lancenet.

Parabéns Botafogo, um time de muita TRADIÇÃO, e respeito. Sou palmeirense e não tenho essa de segundo time, mas se não fosse palmeirense sem dúvida seria botafoguense, time de respeito, tradição, nome limpo na praça, sem falcatruas igual Flamengo com títulos duvidosos. Fluminense, TAPETÃO. Monotítulo? Sim, mas com raça e honestidade. PARABÉNS, FOGÃO!” – Bruno Steagall, palmeirense, comentando em Lancenet.

Enquete: Quem deve ser reserva?

A sondagem “quem deve ser reserva?” obteve 53 votantes com 101 respostas assim distribuídas:

» Antônio Carlos: 33 (62%)
» Rafael Marques: 27 (51%)
» Renato:23 (43%)
» Andrezinho: 18 (34%)

No início da sondagem Rafael Marques superava largamente Antônio Carlos, mas à medida que o pseudo-atacante foi se entregando ao trabalho de equipa, os leitores inverteram a situação e Antônio Carlos ganhou ingloriamente esta votação com 11% de avanço.

Portanto, mais de metade dos votantes ‘premiaram’ Antônio Carlos e Rafael Marques para (no máximo) serem reservas da equipa, e menos de metade desses votantes escolheu Renato e Andrezinho.

Eu esperava estes resultados, à exceção de Renato ser mais dispensável do que Andrezinho. Na verdade, na minha visão futebolística, Andrezinho é muito ruim e não nos serve em circunstância alguma, enquanto Renato pode servir para entrar na segunda parte de jogos em que é preciso acalmar os ânimos e trabalhar a bola para segurar resultados positivos.

Por isso escolhi, como reservas / dispensáveis, Antônio Carlos, Rafael Marques e Andrezinho e como reserva / não dispensável, Renato. Mas o ‘povo’ é soberano!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Irresistível publicar


A escrita antiga

Autor desconhecido
Reproduçao digitalizada da Internet

“Tudo começou com Pirilo, em 1948. Êle estava em fim de carreira, com as pernas cheia s de varizes, um joelho meio arrebentado. Mas o Botafogo comprou seu passe e conseguiu ser campeão. Logo Carlito Rocha descobria uma certa mística: para o Botafogo ser campeão bastava comprar um jogador do Flamengo.

“Em, 1956 o Botafogo precisava de um zagueiro. Porque não comprar um do Flamengo? Logo os dirigentes pensaram em Servílo. Mas o Flamengo não admitia vendê-lo ao Botafogo Logo apareceu o Esporte, de Pernambuco, interessado no jogador. O Flamengo vendeu o zagueiro e, pouco tempo depois, êle ia parar ao clube que verdadeiramente comprara seu passe: o Botafogo, que foi o campeão de 1957, Servílio como titular.

“Depois foi a vez de Jadir, que estava acabado na Gávea. Jadir já não era útil ao Flamengo, mas servia ao esquema supersticioso do Botafogo. Foi contratado e o Botafogo ganhou o campeonato de 62.

“O último a confirmar a história foi Zequinha. Nas estranhas transações planejadas por Veiga Brito, o Flamengo trocou Zequinha por Zélio, troca no pau. Pois bem: Zequinha marcou justamente o gol da vitória do Botafogo sobre o Flamengo na decisão da Taça Guanabara de 68. Ninguém sabe de Zélio. Zequinha está na Seleção.

Paulo Henrique vai confirmar a superstição de Carlito?”

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Alejandra Romero: esgrimista sexy e ministra

 
Alejandra Romero é a nova Ministra do Desporto da Venezuela, e consta que as fronteiras venezuelanaas estão apinhadas de estrangeiros que querem duelar com a nova Ministra. Preparar, apontar e... espadar!

Voz de Chico da Kombi

A TV Globo comprou a alma do futebol brasileiro”. – Chico da Kombi, blogueiro botafoguense.

O motorzinho by MAM


Viva a LIBERDADE de todos os povos!


Há 39 anos atrás, quando eu prestava serviço militar obrigatório, a componente democrática do exército português e o povo português uniram-se para derrubar a ditadura de quase meio século e extinguir o último império colonial europeu.
. 
Viva a LIBERDADE de todos os povos do mundo!

O imaginário flamenguista


Realmente é impressionante como os flamenguistas se convencem do imaginário que os cerca e que é tomado por verdadeiro. Observem como um amigo meu flamenguista - e que nem é fanático, imaginem se fosse - publicou no seu blog a pontuação final do campeonato carioca e... a pontuação que atribuiu ao Flamengo. Ganhou ao Duque de Caxias, pois claro! Certamente por decisão de secretaria que todos desconhecemos!

Botafogo 2x0 Sobradinho

Breves notas que me ocorreram sobre o jogo de ontem:

(1) Somamos e seguimos: 12 jogos invictos (10 vitórias e 2 empates), passagem à fase seguinte da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca.

(2) Início do 1º e do 2º tempo com um nervosismo injustificável: o Botafogo jogava num campo conhecido e é tecnicamente muito superior ao Sobradinho.

(3) O mau início poderia ter representado a abertura do placar pelo Sobradinho, que não o fez graças a Renan; se o fizesse, como seria a reação? E se tivesse feito 1x1, o que teria sido possível, reagiríamos para desempatar?

(4) Dependemos excessivamente de Seedorf, Lodeiro e ou Fellype Gabriel, porque o ataque praticamente não existe e a maioria dos gols continuam do lado dos defesas e dos meias; a defesa jogou no chutão contra o que é habitual.

(5) Parece que o preguiçoso Botafogo achou sempre que ia ganhar, em qualquer circunstância, e desleixou-se subestimando o adversário; nunca apresentou a disposição dos últimos jogos e deu sonolência.

(6) Se o Botafogo jogar assim contra o Resende, subestimando o adversário, seremos simplesmente eliminados. E depois chorem…

Só há uma receita nos jogos contra o Resende e contra o outro finalista da Taça Rio: crença, disposição, perseverança, concentração e solidariedade coletiva.

Um dos grandes problemas do futebol brasileiro é a incapacidade de concentração dos seus jogadores durante 90 minutos. Garanto que se qualquer um dos ‘grandes’ do Brasil conseguisse apresentar disposição e concentração a 100% durante 90 minutos, seria campeão brasileiro com várias rodadas de antecedência, independentemente da qualidade do plantel.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x0 Sobradinho
» Gols: Rafael Marques 35' e Fellype Gabriel 72'
» Competição: Copa do Brasil
» Data: 24.04.2013
» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
» Árbitro: Rodrigo Guarizo F. do Amaral (SP), Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
» Disciplina: cartão amarelo - Marcelo Mattos e Jadson (Botafogo) e Ramon e Laécio (Sobradinho); cartão vermelho - Alysson e Ramon (Sobradinho)
» Público: 1.640 pagantes
» Renda: R$ 32.900,00
» Botafogo: Renan, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Jadson (Lucas Zen, 65'), Fellype Gabriel (Gegê, 79'), Seedorf (Henrique, 84') e Vitinho; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Sobradinho: Donizeti; Patrick (Ronaldo, 77'), Cauê, Alysson e Zé Carlos; Ramon, Túlio, Hildo e Mário Lúcio; Etinho e Laécio (Edcarlos, 77'). Técnico: João Carlos Cavalo.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Voz de Carlos Barroso

Parabéns, Rede Globo, pelo belo exemplo de ditadura! Eu tenho o poder e rasgo o regulamento do campeonato! Belo exemplo, Rede Globo!” – Carlos Barroso, comentário na Lancenet.
.
Nota de Mundo Botafogo: Rede Globo, Ditadura e Flamengo são pleonasmos.

Botafogo, campeão da Taça Guanabara Beach Soccer


O Botafogo sagrou-se campeão masculino da I Taça Guanabara Beach Soccer de Clubes, organizada pela Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro (FEBSERJ), que decorreu na praia do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, entre 19 a 23 de abril de 2013 com um jogo por dia.

Na final, o Botafogo bateu o Geração, de Copacabana, por 3x2. Eis a campanha Gloriosa:

1ª FASE

Botafogo 10x2 Guanabara
» Gols: Rodrigo (3), Fred (2), Thiago, Xixo, Lucas, Bernardo e Dmais (Botafogo); Moska e Luís Felipe (Guanabara)

Botafogo 2 (0) (1p) x (0p) (o) 2 Prado Júnior
» Gols: Fredy e Rodrigo (Botafogo); Malucão e Victor Gabriel (Prado Júnior)

Botafogo 4x8 Vasco da Gama
» Gols: Alan, Dmais, Gabriel e Xixo (Botafogo); Bueno (2), Mauricinho (2), Lucão, Jorginho, Cesinha e Betinho (Vasco da Gama)

SEMIFINAL

Botafogo 7x3 Flamengo
Gols: Phillipe Happ (3), Leandro (3) e Lucas Calmon (Botafogo); William (2) e Roberto (Flamengo)

FINAL

Botafogo 3x2 Geração
» Gols: Gabriel, Fred e Alan (Botafogo); Leo (2) (Geração)

Síntese: 5 jogos; 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 26 gols a favor e 17 contra.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); fontes: Ascom/FEBSERJ e Globoesporte; foto: Reprodução.

Sondagem: “Apoia a devolução do Engenhão?”

A sondagem “apoia a devolução do Engenhão” obteve 35 votos assim distribuídos:

» SIM: 6 (17%)
» NÃO: 27 (77%)
» SEM OPINIÃO: 2 (6%)

A sondagem apresentou um resultado expectável, que destaca o ‘NÃO’ com mais de ¾ dos votos. Em minha opinião, entregar o Engenhão seria desistir de todos os planos para o crescimento espectacular do Botafogo no Brasil e no Mundo.

Felizmente o Engenhão não foi devolvido e, uma vez mais, Carlos Augusto Montenegro perdeu, mas, cuidado, ele nunca desistirá de desestabilizar as diretorias que não lhe convenham.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Voz do Editor

“A exibicionista inteligência de Heleno de Freitas, a enciclopédica inteligência de Nilton Santos, a simplória inteligência de Garrincha, a principesca inteligência de Didi, a silenciosa inteligência de Quarentinha, a possessa inteligência de Amarildo, a laboriosa inteligência de Zagalo, a explosiva inteligência de Jairzinho, a astuta inteligência de Túlio ‘Maravilha’, a provocatória inteligência de Loco Abreu e a discreta inteligência de Seedorf, só podiam pertencer em simultâneo a um grande clube do mundo: o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!”Editor do blogue Mundo Botafogo.

Um dia de 1918…

Dia 18 de agosto de 1918. Botafogo x Flamengo. O Botafogo aplicou nova dose de 3x0 sobre o Flamengo.

Alceu Castro refere o seguinte:

“No dia 18 de Agosto, na rua Paissandú, contra o Flamengo, o Botafogo abateu seu forte rival por 3x0.”

‘O Paiz’ refere:

“Também por vêzes despertava entusiasmo entre os assistentes a brilhante combinação desenvolvida pela linha visitante em que sempre constituíram figura de destaque os simpáticos irmãos Menezes.”

Neste ano o Botafogo contratou o técnico Mário Aleixo, que foi o seu primeiro treinador remunerado.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); fontes: Alceu Mendes de Oliveira Castro: O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro, 1951; jornal ‘O Paiz’ (19 de agosto de 1918).

Elkeson: amou a Estrela Solitária e a sorte ofereceu-se


Elkeson joga no campeonato chinês e já afirmou que deseja regressar um dia à Estrela Solitária, a quem deve muito. Entretanto, o rapaz virou Estrela como meia-atacante a marcar uma média de dois gols por jogo. E diz que se inspira na Estrela do futebol mundial Cristiano Ronaldo.

É caso para dizer que quem um dia ama a Estrela Solitária fica com Estrela para o resto da vida desde que continue fiel à famosa Estrela D’Alva que guiava os remadores botafoguenses da Baía da Guanabara.

Então, aí vai uma notícia da agência chinesa Xinhua, reproduzida pela agência Lusa.

"Todos os brasileiros têm uma ligação a Ronaldo (Nazário Ronaldo) e ele é o meu ídolo. O meu objetivo, no entanto, é evoluir da mesma maneira que Cristiano Ronaldo, apesar de a diferença de nível entre nós ser ainda muito grande", disse Elkeson numa entrevista citada pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

"C Luo" (Cristiano Ronaldo em chinês) é um dos futebolistas internacionais mais populares na China e também o português mais conhecido.

Elkeson (Oliveira Cardoso) foi contratado este ano pelo Guangzhou Evergrande, um dos clubes mais ricos da China e bi-campeão da superliga chinesa, cujo plantel é orientado pelo antigo selecionador italiano Marcello Lippi.

Em cinco jogos, Elkeson marcou 10 golos, o dobro do segundo melhor marcador do campeonato chinês, o seu compatriota Edu, do Liaoning Whowin.

Nascido em julho de 1989, Elkeson joga habitualmente a meio-campo, mas segundo realçou na referida entrevista, no futebol chinês "há muita liberdade e menos ênfase na defesa".

"Os movimentos de ataque são mais decisivos do que no Brasil", disse.

A superliga chinesa de futebol é disputada por 16 equipas entre março e novembro.

Treze das equipas têm pelo menos um brasileiro e, no conjunto, há 24 brasileiros a jogar no mais importante campeonato chinês da modalidade.

O outro lusófono da competição é o cabo-verdiano Dady (Eduardo Pereira Gomes), ex-Olhanense e ex-Osassuna, que alinha agora no Xangai Shenhua.

Nesta época, o Xangai Shenxin foi a equipa que contratou mais brasileiros: quatro, num máximo de cinco estrangeiros autorizados pela Associação Chinesa de Futebol (ACF).

O Guangzhou R&F tem também quatro brasileiros, mas um deles é o treinador, Sérgio Farias.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Taça da 1ª Regata Estadual de 2013

 
Os remadores botafoguenses e de Seleção Brasileira, Aílson Eraclito e Diego Nazario, ladeando a belíssima taça conquistada pelo Botafogo ao vencer a 1ª Regata do Campeonato Estadual de Remo 2013

Botafogo, vencedor da II rodada do Circuito Estadual de Natação Vinculado

O Botafogo conquistou a II rodada do Circuito Estadual de Natação Vinculado, realizado pela Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro, a 13 de abril de 2013, na piscina de 25 metros do Botafogo de Futebol e Regatas.

Além da classificação geral, o Botafogo também venceu as categorias petiz, infantil e juvenil.

Eis os resultados e as medalhas conquistadas:

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

1º BOTAFOGO: 1.059 pts. (27 Ouros, 11 Pratas, 6 Bronzes)
2º Colégio Santa Mônica: 716 pts.
3º Fluminense: 631 pts.
4º Esc. Nat. Tubarão: 419 pts.
5º Liga Cabofriense: 272 pts.

PETIZ:

1º BOTAFOGO: 288 pts. (4 Ouros, 4 Pratas, 4 Bronzes)
2º Esc. Nat. Tubarão: 287 pts.
3º Fluminense: 164 pts.
4º Colégio Santa Mônica: 156 pts.
5º Djan Madruga Natação: 108 pts.

INFANTIL:

1º BOTAFOGO: 559 pts. (13 ouros, 6 pratas, 1 bronze)
2º Colégio Cruzeiro: 142 pts.
3º Liga Cabofriense: 130 pts.
4º Colégio Santa Mônica: 108 pts.
5º Fluminense: 44 pts.

JUVENIL:

1º BOTAFOGO: 212 pts. (6 ouros, 1 prata, 1 bronze)
2º Colégio Santa Mônica: 192 pts.
3º Liga Cabofriense: 136 pts.
4º Fluminense: 123 pts.
5º Esc. Nat. Tubarão: 76 pts.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Nós e eles – um enorme diferencial de qualidade

Entre meados da década de 1950 e fins da década de 1960 o Botafogo excursionou pelos quatro cantos do mundo e jogou em mais de cem cidades, mostrando o seu maravilhoso futebol e impressionando todos os espectadores.

Dessa saga, e das três copas conquistadas praticamente com elencos de ataque do Botafogo, ganhámos torneios invictos contra as maiores forças do futebol na época (por exemplo, três títulos em decisões contra o Barcelona e vantagem contra o Bayern de München, Benfica, Boca Juniores, entre outros), ganhámos fama e somos lembrados pelos fabulosos desempenhos dos nossos craques campeões do mundo.

Data dessa época o impacte do nome ‘Botafogo’ nos relvados futebolísticos de todo o mundo, e ainda hoje há muita gente, famosa e não famosa, que torce pelo Botafogo. Beckenbauer e Ronnie Wood são apenas dois exemplos, porque até Barack Obama, presidente da América (Estados Unidos da), expressou-se sobre futebol recentemente, na sua visita ao Brasil, afirmando para milhares de brasileiros: “Eu só conheço o Botafogo”.

Porém, o mesmo não aconteceu com outros clubes. Na verdade, os clubes de sucesso no estrangeiro restringiam-se a Botafogo e Santos, outros clubes passavam quase sem deixar rasto, e outros ainda limitavam-se a campanhas inenarráveis, como aconteceu com a excursão do Flamengo à Europa em 1960.

Nessa excursão o Flamengo obteve 5 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, com um aproveitamento de 43% à luz da pontuação atual. A campanha do Flamengo começou assim:

SELEÇÃO DA BULGÁRIA 6×0 FLAMENGO
» Gols: Diev (3), Kolev (2) e Yordanov [Bulgária]
» Competição: Amistoso
» Data: 22.04.1960
» Local: Estádio de Sofia – Bulgária

Fonte secundária: História do Futebol; fonte primária: Correio da Manhã.

MOTHERWELL 9×2 FLAMENGO
» Gols: St. John (6), Hunter (2) e Quinn [Motherwell]; Gérson (2) [Flamengo].
» Competição: Amistoso
» Data: 26.04.1960
» Local: Glasgow – Escócia

Fonte secundária: História do Futebol; fontes primárias: Correio da Manhã e Diário de Notícias.

É verdade, companheiros de escudo! O Flamengo tomou 15 gols nas duas partidas num espaço de quatro dias apenas. No país do futebol, campeão do mundo em 1958, até que o Flamengo representou muito bem o Brasil…

Ao contrário do que quer fazer crer a imprensa – insistindo que o Flamengo tem nome no mundo, quando na verdade não tem prestígio internacional –, o Botafogo é que sempre prestigiou o futebol brasileiro e merece muito mais reconhecimento do que aquele que é dado por dirigentes federativos, locutores esportivos, comissões de arbitragem, etc.

Porém, a frase que anuncia não haver justiça no futebol, talvez queira dizer que o Flamengo, desde sempre ignorado em todo o mundo, só começou a obter títulos não estaduais quando chegaram a Ditadura, a Globo e as arbitragens escandalosas – que desprestigiaram o futebol ao protegerem um clube sem nenhumas tradições internacionais, incluindo o não contributo de atletas titulares da Seleção Brasileira – até porque os seus atletas mais recentes, Adriano, Wagner Love e Bruno nem o próprio clube prestigiaram.

Mas os apadrinhamentos continuam… e agora não foi homologado o jogo Flamengo x Duque de Caxias esperando-se um milagre para a classificação no campeonato carioca, que consistia no Fluminense ter perdido ontem e na repetição do jogo dos cathartiformes contra o Duque, que, aliás, pretendiam que simplesmente fosse legalizado em secretaria um gol anulado em campo. Mas o Fluminense ganhou, e creio que foi a única vez que torci a favor dos fluminenses.

Que fedor!

domingo, 21 de abril de 2013

Botafogo 1x0 Volta Redonda

Infelizmente não pude ver o jogo porque estou hospitalizado devido a uma pequena cirurgia bem sucedida. Digo ‘infelizmente’ porque gostaria muito de ver os garotos jogando como titulares.
 
Concordo com a opção de Oswaldo Oliveira em apresentar um time misto feito com jovens e gostaria de ter visto como evoluíram para os avaliar.
 
Pelo relato que ouvi através da Globo o jogo não foi grande coisa e parece que os jovens não se destacaram muito. Mesmo marcando o gol da vitória Bruno Mendes não se destacou muito e, aparentemente, Lima foi o melhor.
 
Tenho hipóteses de ver a gravação do jogo mais tarde, mas, entretanto, gostava que os leitores do blogue fizessem uma avaliação da ‘garotada’.
 
De realçar os 100% de aproveitamento do Botafogo na Taça Rio. Esperemos que o Botafogo vá para a semifinal forte e ofensivo.
 
Uma nota final para o STJD: já podem validar o jogo Flamengo x Duque de Caxias, cuja não homologação evidenciou, uma vez mais, os atos nojentos do Flamengo e seus acólitos.
 
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Volta Redonda
» Gols: Bruno Mendes, aos 50'
» Competição: Campeonato Carioca (Taça Rio)
» Data: 21.04.2013
» Local: Estádio Raulino de Oliveira
» Público: 2.052 pagantes
» Renda: R$ 27.110
» Árbitro: Leandro Newley Belota (RJ); Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvêa (RJ) e Claudio Batista Ribeiro (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo –Henrique, Edilson e André Bahia (Botafogo); Frontini (Volts Redonda)
» Botafogo: Renan, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Jadson, Gegê e Jeferson (Octávio, 79'); Henrique (Sassá, 73') e Bruno Mendes (Rodrigo Dantas, 88'). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Volta Redonda: Gatti, Lorran, Marcelo, André Alves e Edu Pina; Bruno Barra (Frontini, 71'), Éder, Adriano Felício (Rafael Granja, 57') e Zé Augusto; Léo Andrade (Sassá, 57') e Josiel. Técnico: Cairo Lima.

Avião da Estrela Solitária sulcando os céus do Brasil

Fonte: Diário de Notícias (RJ), ‘Coluna do Cronista’, 30.12.1962 por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo No dia 15 de dezembro de 1962 ...