Marcelin Chamoim, francês, estatístico de profissão e cronista sobre futebol sul-americano para um portal francês, fã de Garrincha, “quando era criança, tinha vídeos da Copa do Mundo e gostava muito do Garrincha, Pelé, Didi e outros jogadores, Para mim, Garrincha foi um dos maiores jogadores da história do futebol” – entrevista do autor a uma rádio francesa, revelando que a sua obra fala das conquistas de Garrincha pela Seleção e pelo Botafogo, mas sobretudo das suas histórias de pessoa simples e das peripécias complicadas do seu envolvimento com a cantora que mudou o destino da sua carreira.
CARACTERÍSTICAS
Autor: Marcelin Chamoim
Prefácio: Mário Zagallo
Crônicas traduzidas: Nelson Rodrigues e João Saldanha
Editora: Lucarne Opposée
Ano: 2021
Preço: 20,00 € (120,00 R$)
SINOPSE
Para alguns, ele era o anjo de pernas tortas. Para outros, ele permanecerá para sempre como a Alegria do Povo.
Ao lado de Pelé, um ícone global, Manoel Francisco dos Santos deixou um apelido na história do futebol, Garrincha, com o nome da ave que, segundo a lenda, preferiu deixar-se morrer em vez de viver em cativeiro. Com os seus dribles, ele foi o homem que fez de Botafogo um dos grandes clubes do seu tempo, e sobretudo foi o homem que ganhou os dois primeiros títulos mundiais do Brasil. Mas a história de Garrincha é também uma história de um destino trágico, o que faz de Mané um personagem romântico.
O resultado de dois anos de trabalho, realizado no Rio de Janeiro e Pau Grande, a sua cidade natal, esta biografia reúne amigos de infância, descendentes e historiadores. Além de contar a história de um dos maiores destinos do século XX, é também a mais completa biografia de Garrincha escrita em francês.
O projeto foi objeto de uma campanha de financiamento participativo para
angariação de fundos. Lucarne Opposée, um blogue de referência na Internet, fez
um percurso para a produção de reportagens, publicação de uma revista e agora
tornou-se o rótulo de uma editora na qual "Garrincha" é o primeiro
livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário