quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Estádio Olímpico Benjamin Sodré

.
.
A propósito dos lamentáveis acontecimentos do Engenhão durante a partida Botafogo x Fluminense transcrevi no Arena Alvinegra um excerto de notícia divulgada em Globoesporte.com.

Era do seguinte teor:

“Operários do Engenhão recuperam as 352 cadeiras quebradas por torcedores do Fluminense na partida do último domingo, o que representou um prejuízo de quase R$ 30 mil. No entanto, os danos estão cobertos pelo seguro do estádio. Cadeiras, entretanto, não foram os únicos estragos. Dos banheiros, foram roubadas oito tampas de privada, sendo que uma foi queimada. Os torcedores também levaram quase 20 papeleiras, além de cinco porta-sabonetes e uma cabeça de registro.”

Há um passado centenário que não abona em favor das boas relações entre botafoguenses e fluminenses, e eu sempre considerei que o clube das Laranjeiras mostrou ser relacionalmente o menos transparente de todos os clubes do Rio de Janeiro em relação ao Botafogo Football Club e, mais tarde, em relação ao Botafogo de Futebol e Regatas.

No decorrer do debate alguns participantes mostraram o desejo de mudança do nome oficial do ‘Engenhão’ devido a homenagear uma das grandes referências tricolores em todo o Brasil.

Julgo que isso é perfeitamente possível e surgiu-me a ideia de renomear o Engenhão como Estádio Olímpico Benjamin Sodré.

Propus, então, essa designação para o estádio, porque Benjamin Sodré é o patrono dos atletas botafoguenses, foi brilhante jogador e goleador do Botafogo Football Club, tornou-se um notável Almirante da marinha brasileira e glória eterna do Botafogo. Julgo que em Botafogo há uma artéria – rua ou praça – com o nome do 'jogador-almirante', bem como designa um prédio no campus da Universidade Gama Filho. Acresce que Mimi Sodré foi o atleta que dizia ao árbitro quando é que um gol seu devia ser anulado por a bola lhe ter batido na mão, embora involuntariamente. O árbitro não via, mas Mimi sentia a bola nas hands – como se dizia à época. E se era hands... para Mimi não valia! Um exemplo ímpar de esportivismo, e de esportivismo botafoguense!”

Creio que o Botafogo tem todo o direito de tornar o ‘Engenhão’ um espaço de identificação botafoguense em todos os seus domínios durante a sua gerência de pelo menos 20 anos.

Haverá dirigentes do Botafogo de Futebol e Regatas com vontade e capacidade de desenvolver a ideia?...

9 comentários:

Anónimo disse...

Rui,

Muito boa essa série de viradas do Botafogo. Apenas um comentário, essa é a mascote do América de Natal. Já a do Ameriquinha é o famoso Diabo.

Abraços,

Moisés.

Ruy Moura disse...

Caro Moisés, obrigado!... Foi um lapso incrível!... Já está no devido lugar o diabinho...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Moisés, tenho mais um jogo sensacional para postar. A dica foi-me dada pelo Geninho, que enviou uma matéria que eu desconhecia e que me permitiu uma pesquisa muito interessante. Você vai gostar concerteza!...

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Rui,

Não temos muita chance de tirar o nome do "doutor" João Havelange. Não tem político que banque essa idéia.

Patrick Dias

Ruy Moura disse...

Deve ter razão, Patrick, tendo em conta que Havelange é um verdadeiramente lobby nacional e internacional. Mas acho que se desistimos à partida, então é que não é possível mesmo. A história faz-se sempre pelo enfrentamento ousado, pela coragem e pela defesa de um conjunto de valores coerentes. É isso que eu acho que o BFR devia perseguir, mas não vejo consistência dirigente para esse efeito. Neste e noutros casos. E nao creio que nos impunhamos nos 'joguinhos de bastidaores'. Nunca tivemos muito jeito para isso, apesar de já termos obtido por esses meio alguns benefícios (recuperação do 'casarão' e conquista do Engenhão, por exemplo). Mas foram benefícios de natureza material, e nós temos é que nos impor contra as corrupções de toda a espécie que andam pelo futebol. Para ganharmos o direito à imaterialidade de vencer campeonatos.

Saudações Gloriosas!

Vinicius Grissi disse...

Independente de qualquer coisa, a atitude dos torcedores do Fluminense foi lamentável. Uma pena que isto ainda ocorra no Brasil.

Ruy Moura disse...

Vinícius, aquilo não terá sido 'encomendado'?... O que é ainda mais grave...

Saudações Gloriosas

Pedro Alvaxxxx disse...

Tem na Camara de Vereadores do Rio de Janeiro um projeto para mudar o nome para: Arena Estelar Nilton Santos.

Deve ser votado até o final do ano e aprovado durará até o fim da do contrato!

Ruy Moura disse...

Pois é, Saury. Obrigado pela informação. Já tinha ouvido rumores disso, mas não tinha a certeza. A designação relaciona-se com uma velha aspiração do desenho de um estádio para o Botafogo em forma de estrela e como o nome do Nílton, não é?...

Saudações Gloriosas!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...