segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Futebol é Botafogo e Brasileirão é Estrela Solitária

.
O blogue do Mello pertence, ou pertenceu, a um torcedor bem disposto. Vale a pena lê-lo, apesar de, aparentemente, não ter tido continuidade. Mello apresenta-se assim:

“Este blog foi criado especialmente para a Copa do Mundo na Alemanha. Seu responsável entende de futebol, tanto que é botafoguense e santista. O objetivo é levar à massa, que nada entende do esporte – tanto que em sua maioria torce pelo Flamengo ou pelo Corínthians – a informação mais qualificada fornecida por um torcedor de equipes superiores.”

E decidiu descrever uma breve história do futebol desta forma:

“Vamos parar com esse negócio de dizer que os ingleses inventaram o futebol. Basta vê-los jogar para perceber que isso não tem fundamento. O que os ingleses inventaram foram as regras do futebol, o que é bem diferente.

O futebol mesmo nasceu no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 1904, com a fundação do Botafogo.

(…) Antes, rudimentos desse esporte eram praticados em várias partes do mundo – inclusive no Brasil. Mas só a partir da criação do Botafogo é que o futebol passou a ser esse esporte que conhecemos.

Dois anos após sua fundação, o Botafogo participou de seu primeiro campeonato. O resultado não poderia ser outro: campeão carioca de 1906. A partir daí, o Botafogo continuou desenvolvendo o estilo brasileiro do futebol, que encontrou paralelo, mais adiante, no Santos Futebol Clube, no estado de São Paulo.

Assim como no teatro e nas artes existe a disputa apolíneo X dionisíaco, Santos e Botafogo representaram essas duas correntes no futebol. O Botafogo, Dionísio. Santos, Apolo. O aprimoramento desses estilos desenvolvidos pelos dois clubes fundadores do jeito brasileiro de jogar futebol alcançou seu ápice no final dos anos 50, início dos 60.

Dois nomes foram representativos daquilo que se pode considerar como o apogeu do futebol brasileiro: o dionisíaco Mané Garrincha, pelo lado do Botafogo, e o apolíneo Pelé, pelo Santos.

As seleções brasileiras campeãs mundiais de 58, 62 e 70, tinham como base essas duas equipes. E o mundo inteiro se encantava com o futebol mágico do Brasil.

A partir daí – em denúncia que teve em Nelson Rodrigues um de seus principais formuladores – o futebol brasileiro (na realidade, “o futebol”), deixou-se influenciar por teorias alienígenas, que podem ser resumidas na expressão “futebol de resultados”, que veio a acabar com o futebol, transformado hoje num frio espetáculo televisivo.”

Provavelmente Mello tem razão quando afirma que “o futebol mesmo nasceu (…) especificamente (…) em 1904, com a fundação do Botafogo”. A corroborar esta afirmação observe-se a capa do livro recentemente publicado de Roberto Assaf, torcedor do Urubu, que compila a história do campeonato brasileiro de futebol:


Mas mais interessante ainda do que o desenho da capa do livro, trata-se das opções de sobrecapa para os torcedores dos quatro maiores clubes cariocas. O torcedor do Botafogo pode optar por uma sobrecapa a preto e branco com uma estrela solitária, enquanto os torcedores do Flamengo, do Fluminense e do Vasco da Gama poderão optar pelas seguintes soluções de sobrecapa:


Fonte

6 comentários:

Jogo Aberto disse...

o bota agora tem tudo pra ir pra libertadores, ficou mais facil agora, com a derrota do fla.

Ruy Moura disse...

Léo, a esperança mantém-se sempre, mas... estamos a seis pontos do SP e do Cruzeiro. São duas vitórias pelo menos a recuperar. É muito difícil! A emoção faz-me crer, a razão diz-me que só desastre do SP ou do Cruzeiro.

O time não soube ganhar os pontos que devia quando devia...

Saudações Gloriosas!

Saulo disse...

É isso mesmo. O futebol nasceu com a fundação do Botafogo. É por isso que, o Brasil é penta.

Ruy Moura disse...

Saulo, sem o Botafogo o Brasil não teria sido campeão em 1958-62-70, seguramente Didi foi o homem de 58, Garrincha o de 62 e Jairzinho o de 70).

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Rui, como sempre os textos que você coloca são sensacionais. Este texto encerra uma grande verdade sobre a qualidade, seja no futebol, seja nas artes, seja na vida. Nós somos privilegiados por termos um gosto tão apurado para tudo isso. Parabéns pelas suas escolhas. Agora, veja você o seguinte: o Didi não estar na seleção da Fifa do século XX é um crime de lesa-futebol. Nada contra o Platini, mas o Didi foi muito, mas muito mais jogador. Nesse ponto, faltou qualidade e inteligência aos homens da Fifa ou então aos eleitores. Grande abraço e por favor, continue nos proporcionando essa qualidade em seu blog. Saudações Dionísicos-Botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Se o Didi estivesse nessa elite era justo. Mas o Platini tem um estatuto muitíssimo grande nos bastidores do futebol, como dve saber. Daí que não seja o reserva do Didi, mas o contrário. Coisas de interesses humanos...

Saudações Gloriosas!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...