quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Quarta excursão internacional do Botafogo (1948)


Em 1948 o Botafogo fez uma nova excursão na América do Sul, desta vez à Bolívia, realizando três jogos no país vizinho durante a sua quarta excursão.

A excursão saldou-se por 2 vitórias e 1 empate, tendo sido assinalados 7 gols e sofridos 4. Eis os resultados:

Botafogo 3x2 Bolívar (Bolívia)
» Gols: Oswaldinho (2) e Octávio
» Data: 04/Abril/1948
» Local: La Paz (Bolívia)
» Botafogo: Osvaldo Baliza, Fedato e Sarno; Marinho, Ávila e Juvenal (Nílton Santos); Rosinha (Calvete), Geninho, Pirillo (Zezinho), Octávio (Oswaldinho) e Demósthenes (Darci)

Botafogo 3x1 Litoral (Bolívia)
» Gols: Octávio (2) e Demósthenes
» Data: 11/Abril/1948
» Local: La Paz (Bolívia)
» Botafogo: Osvaldo Baliza (Ary), Fedato e Sarno; Marinho, Ávila (Nílton Santos) e Juvenal; Rosinha (Calvete), Geninho (Zezinho), Octávio, Oswaldinho e Demósthenes (Darci)

Botafogo 1x1 The Strongest (Bolívia)
» Gol: Demósthenes
» Data: 18/Abril/1948
» Local: La Paz (Bolívia)
» Botafogo: Osvaldo Baliza, Fedato e Sarno; Marinho, Ávila e Juvenal (Nílton Santos); Rosinha, Geninho, Pirillo, Oswaldinho (Octávio) e Demósthenes (Darci)

Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda, Roberto Nahal e Sérgio Tinoco
Boletim do Botafogo
Jornal do Brasil
Jornal dos Sports
O Dia
O Jornal

8 comentários:

Vinícius Barros disse...

Presumo que esse seja o início da carreira de Nilton Santos... ele esta na reserva pô!?

Abs!

Ruy Moura disse...

Muito bem observado, Vinícius. O Nilton Santos iniciou a carreira no Botafogo de Futebol e Regatas em 1946. Mas só ascendeu meteoricamente a partir de 1948. Foi campeão carioca nesse ano, campeão sul-americano em 1949 e campeão pan-americano em 1952. Mas em 1950 ainda não estava verdadeiramente consagrado, porque ainda foi reserva da seleção brasileira nessa copa do mundo [acho que foi por ser reserva que o Brasil perdeu... rsrsrs...].

Saudações Gloriosas!

Vinícius Barros disse...

Rui, desse time aí, de quem mais eu ouvi falar, fora o Nilton Santos, foi do Octávio!!! Ele era o craque do time da época??? Onde estava Heleno de Freitas??? No Vasco!?

Mudando de assunto... escrevi sobre o Didi que se ainda hoje estivesse vivo, teria exatamente 80 anos!!! Te convido a dar uma olhada (blogdojoaoninguem.blogspot.com)!!!

Abs!

Vinícius Barros disse...

Outra: esse Ávila, lateral que veio do Inter, era da seleção???

Mais uma: Naquela época não havia copas do mundo por causa da guerra certo!? Mesmo assim havia uma seleção com calendário oficial???

Saudações Alvinegras!!

Ruy Moura disse...

Vamos por partes, Vinícius:

1) O time de 1948 era fenomenal. Na final alinharam Oswaldo Baliza; Gérson dos Santos e Nilton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha. Este último quinteto deu cabo do 'expresso vitória', que era como chamavam a excelente equipa do vasco. Eram todos muito bons. O Octávio era especial, um excelente botafoguense que foi convocado para a seleção em 1949. Jogou ao lado de Heleno entre 1942 e 1947. Heleno de Freitas havia ido para o Boca Juniores em 1947, fazendo lá a época de 1948 e conquistando, no ano seguinte (1949), o seu único título de campeão (pelo Vasco, campeão carioca.
2) Que me conste o Ávila não era da seleção em 1950, mas se fosse era reserva. Aliás, o Botafogo não tinha nenhum titular na seleção, porque os poucos que existiam eram reservas - incluindo o N. Santos. Porém, naquela época os calendários foram retomados, porque a guerra acabara na prática já em 1944 e cessara finalmente em 1945. Por isso se reiniciaram os campeonatos (Mundial em 1950).
3) Vou ao seu blogue ver a matéria sobbre o Didi, provavelmente o 4º maior craque do Botafogo de todos os tempos.

Saudações Gloriosas.

Vinícius Barros disse...

deixei esse mesmo comentário no blog do joão ninguém

"Rui, valeu por responder minhas perguntas!!! Ainda tenho muitas dúvidas sobre o passado do Fogão e do futebol, mas, como não sou "malvado" como você, prefiro ir perguntando aos poucos!!!

Que sacanagem que você fez agora hein!? Pow... vi jogar Caio, Almir, Scheidt, Alex Alves, etc e só agora estou vendo as coisas melhorarem, vendo o Carlos Alberto e anteriormente o mercenário Dodô e você me lembra que craques mitológicos já vestiram essa camisa!!! Tá querendo me derrubar!? xD Aos poucos - eu espero - vamos caminhando para que voltemos a ver craques como eles no Botafogo, embora não se veja mais jogadores como esses nem no futebol internacional, quanto mais no brasileiro!!!

Abs!"

Ruy Moura disse...

Vinícius, apesar da crise de duas décadas que o Botafogo atravessou houve outros grandes craques dos anos oitenta que já não vi jogar Marinho Chagas, Mauro Galvão, Mendonça, etc., porque não havia esta facilidade de fazer assinatura de canais de futebol. Agora tenho acesso a tudo do Botafogo. As telecomunicações e especialmente a Internet, bem administrada por cada um de nós, é algo maravilhoso!

O Alex Alves é horrível, tal como o Scheidt e outros. Vi-os jogar e nunca gostei deles. Mas gostei do Túlio Maravilha (vi alguns jogos pelo Botafogo, e acompanho-o vendo os jogos do Vila Nova também), do Dodô (apesar de nunca ter gostado da pessoa e achar que ele prejudicava o time pensando só em si), bem como do Zé Roberto e do Lúcio Flávio em 2006 e parte de 2007 (hoje o LF anda muito mal... e o ZR vai acabar alcoolizado..). Gosto bastante do Diguinho, e razoavelmente do Ferrero e do J. Henrique. Ah.. e gosto do Renan. Dos titulares e substitutos mais comuns eu dispensava, pelo menos, o Alessandro, o R. Silva, A. Luís, Triguinho, Zé Carlos e o W. Paulista. dava oportunidades ao ferrero, ao Eduardo e ao Lucas Silva, pelo menos...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Ah... Desculpa-me a grave falha: e gosto do melhor de todos do Botafogo de hoje - Carlos Alberto. Por dois motivos: bom futebol e capacidade de luta. Espero que não saia dos 'carris' como fez noutros clubes e que quando deixar o BFR o faça pela porta grande!

Saudações Gloriosas!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...