sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Atletas botafoguenses em Jogos Olímpicos (II)

.
“Nesse momento em que se concluem as sensacionais disputas das olimpíadas de Londres [1948], é interessante salientar que o nosso querido clube também deu a sua contribuição, em dirigentes e atletas, à delegação brasileira.

Assim, na segunda quinzena de julho, seguiram para Londres, os seguintes botafoguenses:

» Dr. Maurício de Andrade Bekenn, nosso competente diretor de natação, como membro do conselho técnico da CBD;

» Heládio Junqueira, nosso consagrado mestre de esgrima e veterano campeão;

» Rosalvo da Costa Ramos [semifinalista], Ivan Zanoni [Hausen] [semifinalista], Hélio Coutinho [da Silva] e Alexandre Pereira Neto, atletas valorosos e recordistas cariocas de revezamento;

» Ilo Monteiro da Fonseca [semifinalista], o jovem e magnífico nadador;

» Afonso [de Azevedo] Évora [medalha de bronze], nosso glorioso tetracampeão de basketball.

Todos os nossos atletas competiram valorosamente, fazendo o que lhes estava ao alcance para o sucesso das cores nacionais, chegando Rosalvo e Zanoni às semifinais, mas, o mais feliz foi o bravo Évora, como integrante de nosso heróico e valoroso selecionado de basketball que, lutando maravilhosamente, soube abater, em inesquecíveis pelejas, que emocionados acompanhamos a centenas de quilômetros de distância, as valorosas seleções da Hungria, Uruguai, Inglaterra, Canadá, Itália, Tchecoslováquia e México, sete vitórias em oito jogos, perdendo apenas para a França quando o quadro já estava exausto e colocando-se em terceiro lugar, depois de sensacionais façanhas.

Tivesse o Brasil mais reservas, pois que contou apenas dez homens para uma exaustiva campanha que se desenvolveu no curtíssimo período de 30 de julho a 13 de agosto e certamente outra seria a sua colocação, pois que também apenas perdeu uma só vez, para um conjunto que lhe era tecnicamente inferior.

Évora, nosso grande campeão, que foi vítima de forte torção em um dos pés, após a formidável vitória sobre a Tchecoslováquia, pronunciou, pela Rádio Globo, estas impressionantes palavras: – Os brasileiros que se acham distantes não podem avaliar quanto sacrifício temos feito para honrar o renome desportivo do Brasil. Há jogadores machucados e uma série de inconvenientes que vamos vencendo com fibra.”

Nota: O texto é citação, mas a composição, os destaques em negrito e os acréscimos em parêntesis reto são da autoria do pesquisador e do Mundo Botafogo.

Fonte
Acervo e pesquisa de Claudio Marinho Falcão
Revistas Botafogo

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...