domingo, 30 de setembro de 2012

Sargento Zero-Zero 0x2 Bahia


Mais uma inequívoca demonstração dos dotes inatos do Sargento Zero-Zero para treinador de futebol. Vivam a tática e a estratégia Zero-Zero!

Por sugestão de Lorismario Simonassi, nosso amigo, adaptei o Cordão da Saideira, de Edu Lobo [o negrito é de minha autoria]. E vai poesia!

Hoje não tem dança
Não tem mais craque de bola
Nem cheiro de gol no ar
Hoje não tem frevo
Treinador que olha com medo e no Botafogo ninguém pra cantar
Me lembro tanto e tão grande a saudade
Que até parece verdade a esperança do dia chegar

Tempo da bola, da ponta do pé, das tardes de glória
Dos gritos de rua, do susto à carreira
Da cara boleira do bumba Fogão
que tempo que foi
agulha frita, mambuzá, cravo-e-canela
serenta eu fiz pra ele cada Estrela ao luar

Mas hoje não tem dança
Não tem mais craque de bola
Nem cheiro de gol no ar
Hoje não tem frevo
Treinador que olha com medo e no Botafogo ninguém pra cantar
Me lembro tanto e tão grande a saudade
Que até parece verdade a esperança do dia chegar

Tempo do poço, no Largo dos Leões é moço na bola,
Menino e senhora nos dando nome,
Pra baixo e pra cima de Humaitá,
Não esqueço mais não
E o frevo ainda, em São Clemente
No cordão da saideira, vendo tudo desmoronar
. 
FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x2 Bahia
» Gols: Fahel, 17' 1ºT (1-0); Hélder, 40' 2ºT (2-0)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 30.09.2012
» Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
» Público: 22.708 pagantes
» Renda: R$512.715,00
» Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR); Assistentes: Rogério Lima da Rocha (SE) e Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
» Disciplina: cartão amarelo – Fábio Ferreira (Botafogo); Titi (Bahia)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson (Vitor Júnior, 63’), Lodeiro (Rafael Marques, 70'), Seedorf (Bruno Mendes, 86') e Andrezinho; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel (Fabinho, 61'), Diones, Hélder e Zé Roberto (Lulinha 45’); Gabriel (Kleberson, 78') e Elias. Técnico: Jorginho.

Manequinho aplaude (10)


“Enquanto todos os outros torcedores vão ao jogo de futebol para escapar da vida, nós, botafoguenses, vamos ao estádio para entendê-la melhor”. – João Moreira Salles.

Seedorf: finalmente, a classe!


Finalmente encontrei um sujeito muitíssimo aproximado do que eu entendo que no futebol deveria ser o comportamento dos jogadores, dos treinadores e dos dirigentes do Botafogo.

Tenho ouvido os maiores disparates e tenho assistido a comportamentos e a decisões absolutamente inacreditáveis dentro do Botafogo. Em boa verdade, não consegui encontrar, neste século, nenhum dirigente, nenhum treinador e nenhum atleta que eu pudesse eleger como uma pessoa completa [que me lembre, o último protagonista do Botafogo que se diferenciou ‘pessoalmente’ da mediocridade geral foi Paulo Autuori em 1995].

Assisti a dirigentes a detonar o time de futebol e a tomar decisões absurdas, a diretores de futebol a efetuarem contratações irresponsáveis e prejudiciais ao clube, a treinadores troca-tintas e fazedores de panelinhas nos bastidores, a atletas indisciplinados e funcionalmente analfabetos, a perdões absurdos a atletas altamente faltosos aos seus compromissos, entre outras diatribes a que infelizmente assisti no meu Botafogo de Heleno de Freitas, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Paulo César Cajú, Carlito Rocha, Paulo Antônio Azeredo, Adhemar Bebiano, João Saldanha, etc.

Salvou-se, em certa parte, Loco Abreu com as suas magníficas respostas e provocações à mídia carioca e brasileira meio analfabeta e merecedora do tratamento que El Loco lhes deu, mas quem me está realmente a ‘encher as medidas’ – espero não ter que me retratar no futuro – é Seedorf, que respira uma cultura futebolística moderna de elevadíssimo nível, contrariando a mediocridade da verborreia corrente do futebol brasileiro. Transcrevo a notícia que li:

“Com profissionalismo, atitude e educação, Seedorf está mexendo com o dia a dia do futebol do Botafogo. Recentemente, ao chegar no Engenhão para um jogo, o meia não gostou de ver os uniformes atirados dentro dos armários dos atletas. Chamou os roupeiros e explicou que a camisa é um símbolo do clube, precisa ser tratada com carinho e esmero. Desde então, os jogadores passaram a encontrar os uniformes sempre pendurados em cabides nos dias de jogos.

Seedorf não descuida também dos companheiros. Noutro dia, percebeu que o zagueiro Brinner, de 25 anos, não estava se empenhando num treino e não perdoou: "Você é um garoto, pode dar mais". Os jogadores já estão se acostumando. Um deles disse que, após os dois gols marcados contra o Corinthians, Seedorf ficaria ainda mais exigente. "Vamos ter que aguentar o negão", brincou.

Até os dirigentes precisaram mudar seus hábitos. Recentemente um deles foi ao vestiário, aos gritos, cobrar mais empenho dos jogadores. Educadamente, o holandês disse que o vestiário não era local para esse tipo de cobrança e pediu que o cartola saísse, o que de fato aconteceu. Os jogadores adoraram.”

OBRIGADÃO, SEEDORF!

Fonte: Coluna Panorama Esportivo – O Globo

sábado, 29 de setembro de 2012

Torcedoras Gloriosas (22)


Voz do Editor


“Há torcedores botafoguenses que clamam pelo indisciplinado e irresponsável Jobson e, simultaneamente, por títulos nacionais e internacionais de envergadura. Não consta que seja possível exercer a democracia numa ditadura nem que Deus e o Diabo possam ser amigos.”Editor do blogue, botafoguense há mais de meio século.

[Nota complementar: o Botafogo também não percebeu isso após as peripécias de Jobson em 2009 e 2010. E já estamos em 2012… pobres de nós, torcedores esclarecidos.]

Matheus Santana, recordes sucessivos



Matheus Santana, nadador do Botafogo, com 1,87m e 81kg, conheceu a piscina aos 5 anos de idade para tratar de um problema respiratório e aos 8 anos a diabetes esteve quase a retirá-lo dela. Porém, o nadador é hoje um jovem de 16 anos com saúde para “dar e vender”, bem como para conquistar medalhas e quebrar recordes uns a seguir aos outros.

Matheus destacou-se no Troféu Chico Piscina em 2011 quando venceu os 50m livre (23’82”) e os 100m livre (53’28”). Em março deste ano, na competição internacional juvenil Multinations, realizada na Grécia, surpreendeu ao bater o recorde do campeonato nos 100m livre, em 51’83”. Nos últimos dois meses, melhorou ambas as marcas: fez 23’41” nos 50m, no Torneio Sudeste, e 51’45” nos 100m, no Troféu Maria Lenk.

Na quinta-feira passada (29 de setembro) iniciou-se a edição de 2012 do Troféu Chico Piscina, em Mococa (SP), e Matheus Santana fixou nova marca expressiva na categoria juvenil.

De manhã, durante as eliminatórias da prova, o nadador superou o recorde do campeonato dos 50m livre juvenil que pertencia a Cesar Cielo desde 2003, estabelecendo a marca de 23’18” e superando em 11 centésimos o recorde do campeão olímpico da distância nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Na tarde do mesmo dia, durante a final, Matheus Santana tornou a superar-se e bateu o seu próprio recorde com menos 17 centésimos e estabeleceu a marca em 23’01”.

O nadador é uma grande esperança para as próximas Olimpíadas e tem a ambição dos grandes campeões: – “Hoje tenho certeza que quero ser nadador. O meu objetivo principal é ser o melhor do mundo nas minhas provas, ser campeão olímpico.

Parabéns e boa sorte nessa ambição, jovem Matheus Santana.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Mantuano a presidente...


Alguns leitores devem recordar-se de recentemente eu ter comentado que temia o anunciado sucessor de Maurício Assumpção. Foi-me confidenciado por um amigo, cuja fonte não divulguei, e não divulgarei, o que agora se confirma: nuvens plúmbeas poderão continuar a assomar sobre General Severiano.

Tudo bem preparado: Antônio Carlos Mantuano recebeu o título de sócio benemérito do clube, cuja atribuição não ocorria desde 2002, em reunião do Conselho Deliberativo, na quinta-feira passada, após o Conselho Permanente ter negado anteriormente esse pedido de título.

Já como sócio benemérito (de quê?...) ACM apressou-se a anunciar: "Isso comprova que ainda exerço uma liderança dentro do clube. Depois dessa situação, vou disputar as eleições para presidente".

Eis os argumentos da candidatura de Mantuano, segundo o próprio: graças aos seus esforços, em prol do Botafogo, foram conseguidos o reconhecimento dos títulos nacionais entre os anos de 1959 e 1970 pela CBF, um terreno em Jacarepaguá já com registro definitivo para construção e o dia do ex-atleta alvinegro.

Grandes façanhas do ex-vice-presidente!

E toma lá com Mantuano de 2014 a 2020!

Fonte: O Dia.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Fonte: SoFrases. com (autor desconhecido)

Torcedoras Gloriosas (21)


Garrincha, nascido para o futebol em time de fábrica



Todos nós sabemos que a ‘eterna lenda’ do futebol brasileiro e mundial, de que um jornal chileno perguntou de que planeta viera, nasceu a 18.10.1933, em Pau Grande. A sua certidão de nascimento esclarece todas as dúvidas.


Desde cedo a bola foi a sua grande paixão e começou a sua trajetória futebolística em um time de fábrica, porque Garrincha trabalhou desde muito jovem na Companhia América Fabril Fábrica Pau Grande.

Em abril de 1951, Garrincha tinha Cartão de Identificação de Atleta (com a data de nascimento errada), mas já jogava futebol há bastante tempo no Esporte Clube de Pau Grande, enquadrado na companhia fabril mencionada.


Não são conhecidas muitas fotos da época, e menos ainda em bom estado. Porém, pode-se identificar Garrincha no time juvenil de fábrica ainda no final da década de 1940.


A foto mais nítida data de 1950, na qual Garrincha integra o time de futebolistas da fábrica de indústria têxtil de Pau Grande.


A imagem pertence ao acervo da ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis: em pé, da esquerda para a direita: Técnico Roberto Leite, Nonô, Duca, Batista, Jorge Marcelo, Zé Pires e Sílvio Bicheiro; agachados da esquerda para a direita: Garrincha, Vú, Diquinho, Arlindo Fumaça e Hélio França.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); Imagens Internet.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Manequinho aplaude (9)


"O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro, é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. O Botafogo é bem mais que um clube - é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus." Armando Nogueira, escritor e jornalista botafoguense.

Mundo Botafogo entre amigos no Facebook

Facebook de Vera Lúcia Furtado

1930: Taça Presidente Antônio Carlos


O Botafogo conquistou a Taça Presidente Antônio Carlos, no dia 30 de março de 1930, em Juiz de Fora, vencendo o Sport de Juiz de Fora por 3x2.

BOTAFOGO 3x2 SPORT DE JUIZ DE FORA
» Gols: Carvalho Leite, Zezinho e Benedicto (Botafogo); Cabinho e Celso (Sport)
» Competição: Amistoso (Taça Presidente Antônio Carlos)
» Data: 30.03.1930
» Local: Juiz de Fora (MG)
» Árbitro: Togo Renan Soares ‘Kanela’
» Botafogo: Avino, Teté (Canalli) e Orlando Pessoa; C. Burlamaqui, Martim e Rogério; Ariza, Paulinho, Benedicto, Carvalho Leite (Marcellino) e Celso.
» Sport de Juiz de Fora: Hargreaves, Negrão e Quim; Eurico, Moraes e Tavico; Althayr, Cabinho, Zezinho, Jobel e Benedicto.
Obs: O ‘Correio da Manhã’ e ‘O Jornal’ informaram, diferentemente de ‘O Futebol no Botafogo’, que Carvalho Leite foi substituído por Affonso.

Súmula: Pesquisa de Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Correio da Manhã, O Futebol no Botafogo e O Jornal.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Manequinho aplaude (8)


“Amar um clube é muito mais que amar uma mulher. Ao longo da vida, troquei de namorada, sei lá, mil vezes. E outras mil fui trocado por elas, mas a recíproca não está em jogo, agora. Jamais trocaria o Botafogo, nem por outro clube, nem por nada, neste mundo.”Armando Nogueira, escritor e jornalista botafoguense, in Armando Nogueira (2003): A Ginga e o Jogo. Rio de Janeiro: Objetiva.

Parabéns à Comissão de Arbitragem da CBF


Parabéns pelas constantes e excelentíssimas exibições dos árbitros nomeados pela CBF, que quando erram 'grosseiramente' ficam afastados duas ou três semanitas, fazem algo designado por 'reciclagem' e tornam a arbitrar e a apitar em novas e excelentíssimas exibições que os leva novamente a duas ou três semanitas de afastamento e mais uma relaxante reciclagenzita. Entretanto, os clube favorecidos, acumulam pontos ilegítimos, sagram-se campeões e a CBF distribui taças e medalhas orgulhosa do seu trabalho. Tudo gente boa!

Botafogo na culinária


Dolores Botafogo foi uma mulher que entre o início dos anos cinquenta e o início dos anos sessenta do século passado produziu inúmeros livros de culinária, os quais são, atualmente, presença constante em muitos sebos. Eis quatro dos seus títulos literários:


Dolores Botafogo fez parte da família da bailarina Ana Botafogo, tendo sido moradora da Urca. A obra que consagrou Dolores Botafogo internacionalmente intitula-se The Art of Brazilian Cookery, a qual ensina aos estrangeiros receitas brasileiras de diversas regiões, variando desde o churrasco gaúcho ao vatapá baiano.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Voz de Gordon Strachan


"É uma competição superior à fase final do Campeonato do Mundo, pois os melhores jogadores competem todos na UEFA Champions League. Tem os melhores jogadores, os melhores estádios e os melhores patrocinadores do mundo. Quando se junta tudo isso, temos um espectáculo que não pode ser igualado". – Gordon Strachan, antigo treinador do Celtic, considerando a Champions League mais importante do que a Copa do Mundo.

[Nota de Mundo Botafogo: Os melhores jogadores do mundo, os melhores treinadores do mundo, os melhores árbitros do mundo pisam os campos de futebol dos melhores campeonatos do mundo. Quando é que as estruturas federativas da América do Sul se expurgarão dos seus atuais dirigentes e se elegerá gente de visão que coloque o continente novamente na senda do futebol mundial? Quem permite que o futebol nos países mais relevantes da América do Sul seja gerido por titulares de cargos que transportam nas mentes o entulho que sobrou das ditaduras sul-americanas?]

Arbitragem de excelência...


Impedimento?!... Para a arbitragem de Botafogo x Corinthians, jamais impedimento, apenas... favorecimento! Escolham amigos: ou a equipa de arbitragem é cega, ou é incompetente, ou é vendida. Escolham, porque qualquer escolha revela a absoluta incompetência e imoralidade dos dirigentes da confederação, das federações e das comissões de arbitragem. Quando o pudor desaparece descarada e escandalosamente, sobra apenas a porcaria da cloaca destes senhores.

1929: Taça Estádio Parque Antarctica


O Botafogo conquistou a Taça Estádio Parque Antarctica, no dia 10 de março de 1929, no Parque Antarctica, em São Paulo, vencendo o Palestra Itália por 3x2.

BOTAFOGO 3x2 PALESTRA ITÁLIA
» Gols: Heitor e Ariza (1° tempo); Murilo Cotia, Luiz de Carvalho e Carrone (2° tempo)
» Competição: Amistoso (Taça Estádio Parque Antarctica)
» Data: 10.03.1929
» Local: Parque Antarctica, São Paulo
» Árbitro: Adherbal de Souza Bastos
» Botafogo: Amado, Octacílio e Orlando Pessoa; Murilo 'Cotia', Aguiar e Pamplona; Ariza, Benedicto (Rogério), Luiz de Carvalho, Almir e Juca da Praia.
» Palestra Itália: Rabello, Bianco e Miguel (Giglio); Pepe, Amílcar e Serafini; Ministrinho, Carrone, Heitor, Patrício e Melle (Osses).
Obs: 1. Amado (do CRF) reforçou o Botafogo; 2. Palestra Itália (SP), atual S. E. Palmeiras; 3. Primeira vitória do Botafogo no campo de Parque Antarctica, em São Paulo.

Súmula: Pesquisa de Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: ‘Almanaque da Sociedade Esportiva Palmeiras’, Folha da Manhã, ‘O Futebol no Botafogo’ (de Alceu Mendes de Oliveira Castro) e Revista Botafogo, n° 229, de junho e julho de 1977.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Voz de Wilson Reeberg


“O campeonato ficou melhor do que estava. Na categoria júnior, tivemos mais atletas aqui do que se a competição fosse no Rio. A ausência desses clubes estimulou a vinda de clubes de outros estados, que viram suas chances de título serem aumentadas”Wilson Reeberg, presidente da Confederação Brasileira de Remo, comentando a ausência dos maiores clubes brasileiros de remo, Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama, que reagiram em bloco contra a decisão unilateral de Reeberg em mudar a competição nacional do Rio de Janeiro para São Paulo.

[Nota de Mundo Botafogo: enquanto senhores com estes cargos puderem fazer o que muito bem entendem às margens das regras elementares da democracia esportiva e puderem proferir tais barbaridades, não tendo os seus cargos impugnados e não sendo suspensos por tempo considerável, o esporte brasileiro continuará entregue à displicência, à desfaçatez, à prepotência, à imoralidade e à destruição dos ideias mais belos que nortearam os pioneiros dos esportes há milhares de anos atrás – e depois os adeptos queixam-se das más performances...]

[Proposta de Mundo Botafogo para o futebol estimular outros clubes a tornarem-se mais competitivos e ganharem os campeonatos que nunca ganharam: suprimir Barcelona e Real Madrid do campeonato espanhol; Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Manchester United do campeonato inglês; Internazionale, Juventus e Milan do campeonato italiano; Benfica, Porto e Sporting do campeonato português; Bayern de Munique, Borússia de Dortmund e Schalke 04 do campeonato alemão; e, já agora, tornando o campeonato brasileiro mais e mais e mais competitivo do que já é, suprimir Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama – e aí sim o Brasil seria admirado em todo o mundo pelos seus fantásticos campeões nacionais vindos às carradas da 2ª e da 3ª divisão do futebol brasileiro.]

TENHA VERGONHA ESPORTIVA E DEMITA-SE, WILSON REEBERG!

Botafogo 2x2 Apito


Enquanto a ladroagem permanecer escandalosamente dentro das quatro linhas e os responsáveis das federações e comissões oficiais nada fizerem contra isso, nem os dirigentes dos clubes – independentemente de o Botafogo ser um time mal treinado, mal escalado, mal orientado taticamente e alvo de más substituições –, o futebol brasileiro de clubes jamais será respeitado e verdadeiramente competitivo internacionalmente. Nenhum clube brasileiro tem hoje prestígio internacional e o Brasil só é lembrado pelos seus campeonatos do mundo em que realmente brilhou ao mais alto nível: 1958, 1962, 1970.

Os melhores jogadores brasileiros e sul-americanos continuarão a marchar para a Europa e a brilhar na Liga dos Campeões Europeus, porque a Libertadores, os campeonatos nacionais e outras copinhas, não possuem nenhum prestígio internacional. Em 50 anos o trambolhão do futebol brasileiro foi descomunal, mas nesse tempo valiam os craques e a sua técnica; agora valem as influências e as arbitragens, que de mãos dadas afundarão por muitas décadas o futebol brasileiro.

O Corinthians, o Flamengo, o Fluminense, sempre escandalosamente beneficiados, o Botafogo sempre escandalosamente prejudicado. E eles são mesmo árbitros FIFA?!... Sinto nojo desta gente.

Os melhores campeonatos do mundo têm os melhores jogadores do mundo, os melhores técnicos do mundo e as melhores arbitragens do mundo.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Corinthians
» Gols: Seedorf 5' e 75’ (Botafogo); Guerrero, 8' e Douglas 13’ (pen.) (Corinthians)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 23.09.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, ‘Engenhão’, Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 13.755 pagantes
» Renda: R$ 280.130,00
» Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE); Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Clovis Amaral da Silva (PE)
 Disciplina: cartão amarelo – Lucas e Márcio Azevedo (Botafogo) e Douglas e Jorge Henrique (Corinthians)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo (Lodeiro, 70'); Jadson (Rafael Marques, 83'), Gabriel, Fellype Gabriel, Andrezinho e Seedorf; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Corinthians: Cássio; Edenílson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho, Romarinho, Douglas (Guilherme, 82') e Martínez (Jorge Henrique, 70'); Guerrero (Guilherme Andrade, 88'). Técnico: Tite.

Botafogo, grande campeão do Desafio Espetacular



O Botafogo sagrou-se campeão do Desafio Espetacular de Futebol de Areia 2012 ao bater o Flamengo por 3x2 nas penalidades máximas, após empate de 1x1 no tempo regulamentar e na prorrogação.

O goleiro Phillipe defendeu a última grande penalidade cobrada pelo adversário e garantiu o título botafoguense, que é o segundo título importante conquistado nas areias nos dois últimos anos, após a vitória na 1ª Copa do Brasil disputada em Manaus no ano passado.

Conforme é hábito, a escandalosa arbitragem validou o gol de empate do Flamengo já com a cronometragem zerada e, em consequência, com o jogo encerrado. De nada valeu ao árbitro a artimanha, porque o Botafogo venceu nas penalidades máximas.

Eis a campanha invicta do Glorioso:

Botafogo 5x3 Sport (PE)
» Gols: Rodrigo Costa (2), Dário, Grabriel e Deiwerson (Botafogo); Juninho (2) e Anderson (Sport Recife)
» Data: 21.09.2012
» Arbitragem: Anderlúcio Rolin, Márcio Nascimento, Geynison Freitas e Hector Torre
» Local: Praia da Piedade, Jaboatão dos Guararapes (PE)

Botafogo 7x4 Bahia (BA)
» Gols: Rodrigo Costa (4), Bernardo, Dário e Deiwerson (Botafogo); Nelito (2), Johner e Ramon (Bahia)
» Data: 22.09.2012
» Arbitragem: George Wilton, Jailson Batista, Márcio Nascimento e Hector Torres
» Local: Praia da Piedade, Jaboatão dos Guararapes (PE)

Botafogo 1x1 Flamengo [3x2 pen.]
» Gols: Thyago Felizardo (Botafogo) e Leo (Flamengo); nas penalidades máximas: Deiwerson, Vinicius e Bernardo (Botafogo); Daniel e Digo (Flamengo)
» Data: 23.09.2012
» Local: Praia da Piedade, Jaboatão dos Guararapes (PE)

Síntese: 3 jogos; 2 vitórias e 1 empate; 13-8 gols.

Os premiados individualmente pela imprensa especializada foram atletas do Botafogo: Phillipe (Melhor Goleiro); Rodrigo Costa (Artilheiro – 6 gols); Vinícius (Melhor Jogador).

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Botafogo vence etapa no Circuito Regional de Vôlei de Praia



A dupla de vôlei de praia do Botafogo, Renata e Elize Maia, conquistaram no domingo de 02.09.2012 o Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012 (Etapa Porto Alegre - RS).

Pela 16ª etapa da competição, nas quadras do Parque da Marinha do Brasil, a dupla Renata e Elize venceu a dupla constituída por Josi e Thais (SC/RJ), ficando a 3ª posição ficou com Leize e Rachel (SC/RJ), que derrotaram Pauline e Michelle Carvalho (RJ).

No entanto, no conjunto das disputas, Josi e Thais foram as campeãs femininas do Grupo 3 em 2012 (1.880 pontos), superando Renata e Elize Maia (1.520).

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); Imagem: Divulgação.

domingo, 23 de setembro de 2012

Manequinho aplaude (7)



“Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo, o caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus.”Armando Nogueira, escritor e jornalista botafoguense.

1927: Taça Dr. Dionysio Bentes


O Botafogo conquistou a Taça Dr. Dionysio Bentes, no dia 11 de dezembro de 1927, em Belém, Pará, vencendo o Combinado Paraense por 2x0.

BOTAFOGO 2x0 COMBINADO PARAENSE
» Gols: Nilo, de cabeça, aos 36’ do 1° tempo e aos 30’ do 2° tempo
» Competição: Amistoso (Taça Dr. Dionysio Bentes)
» Data: 11.12.1927
» Local: Belém (PA)
» Árbitro: Secundino de Oliveira
» Botafogo: Neiva, Póvoa e Octacílio; Alberto Corrêa, Aguiar e Pamplona; Ariza, Neco, Nilo, Aché e Claudionor.
» Combinado Paraense: Seabra (Pay), Evandro (Remo) e Propércio (Remo); Bandeira (União), Marituba (União) e Epiphanio (União); Formiga (Remo), Oscar (Pay), Vadico (Pay), Sant’Anna (Remo) e Moraes (Pay).
Obs: O Combinado Paraense foi formado por jogadores do Paysandu, Remo e União Sportiva.

Súmula: Pesquisa de Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: O Futebol no Botafogo, O Paiz e O Imparcial.

Ary Graça: presidente da Federação Internacional de Voleibol



Ary da Silva Graça Filho, 69 anos, formado em direito, pentacampeão carioca de voleibol pelo Botafogo de Futebol e Regatas entre 1965-1969, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei desde há 15 anos e presidente da Confederação Sul-Americana de Voleibol, foi eleito na sexta-feira passada presidente da Federação Internacional de Voleibol, por quatro anos.

A eleição de Ary Graça ocorreu em Anaheim, nos Estados Unidos, superando, com 103 votos, o americano Doug Beal, com 86 votos, e o australiano Chris Schacht, com 15 votos. O ex-atleta botafoguense será o quarto presidente da história da FIVB: 1947-1984 – o francês Paul Libaud; 1984-2008 – o mexicano Rubén Acosta; 2008-2012 – o chinês Jizhong Wei.

"Durante a minha campanha, eu falei muito pouco. Eu queria ouvir vocês, entender as suas necessidades, as suas realidades. Vocês sempre terão voz comigo" – afirmou Ary Graça durante sua apresentação.

Em 15 anos do seu comando à frente da Confederação Brasileira de Voleibol, a seleção nacional viveu o seu período de maior glória, conquistando quatro medalhas de ouro olímpicas (quadra e praia) e 142 títulos em todas as categorias.

Parabéns!

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Imagem: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação

sábado, 22 de setembro de 2012

Manequinho aplaude (6)


"Os cartolas pecam por ação, omissão ou comissão."Armando Nogueira, escritor e jornalista botafoguense.

1927: Taças Dr. Crespo Castro e Dr. Flávio Ramos


O Botafogo conquistou as Taças Dr. Crespo Castro e Dr. Flávio Ramos, no dia 8 de dezembro de 1927, em Belém, Pará, vencendo a União Sportiva por 3x1.

BOTAFOGO 3x1 UNIÃO SPORTIVA
» Gols: Nilo, no 1° tempo; Neco, Nilo (de cabeça) e Epiphanio, no 2° tempo
» Competição: Amistoso (Taça Dr. Crespo Castro)
» Data: 08.12.1927
» Local: Belém (PA)
» Árbitro: Evandro Almeida
» Botafogo: Neiva, Póvoa e Octacílio; Rogério, Aguiar e Pamplona; Ariza, Neco, Nilo, Aché (Alkindar) e Claudionor.
» União Sportiva: Pinto, Serra e Aristheu; Bandeira, Marituba e Epiphanio; Sant’Anna, Joãozinho, Chinez, Adolpho e Waldemar.

Súmula: Pesquisa de Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: O Futebol no Botafogo, O Jornal e Jornal do Brasil.

Botafogo na China - coletânea sem camisa (fim)


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Paula Vanessa Cruz

Voz de Zatonio Lahud


“Vivemos tempos estranhos, inclusive no futebol. Somos uma democracia em que não é possível discordar, temos que nos portar como néscios e concordar com tudo que queiram os chamados formadores de opinião. O Botafogo anda passando por isso: arruma uns técnicos arrogantes com cara de bons moços, não ganha porra nenhuma e eles culpam a torcida por seus fracassos. Ora, este pessoal é muitíssimo bem pago para exercer sua profissão, que é pública, e se nós, que os pagamos, estamos insatisfeitos com seu trabalho temos todo o direito de protestar. Eu nunca vi time que joga bem ser vaiado e já vi jogadores entrarem em campo sendo vaiados por mais de cem mil torcedores e em dez minutos serem ovacionados por jogarem futebol de primeira qualidade. (…) A liberdade é acima de tudo o sagrado direito de discordar. Vaia neles!”Zatonio Lahud, ‘Barão de General Severiano’, comentando as ‘queixinhas’ de Mano Menezes e Neymar sobre as vaias da torcida goiana no jogo contra os argentinos.

Botafogo na China – terra, mar e ar (III)



Em terra, numa rua da cidade de Xian; no mar, numa aldeia da região de Guilin; no ar, à espera do voo Xangai-Londres.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Manequinho aplaude (5)


“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro." – Armando Nogueira, jornalista botafoguense.

Estrela Solitária - transporte com dedicação


Estrela Solitária - Transporte e Locação Ltda.
Rua Moreira de Vasconcelos, 09 Penha
Rio de Janeiro / RJ
Telefones (21) 3888 5351 / (21) 7820 6600

(Gentileza de Mauro Axlace do blogue Aqipossa)

1927: Taça Dr. Paulo Azeredo


O Botafogo conquistou a Taça Dr. Paulo Azeredo, no dia 4 de dezembro de 1927, no Campo do Remo, em Belém, goleando o Paysandu por 6x2.

BOTAFOGO 6x2 PAYSANDU (PA)
» Gols: Nilo (3), no 1° tempo; Nilo (de cabeça), Alkindar, Cobrador, Aché e Oscar, no 2° tempo
» Competição: Amistoso (Taça Dr. Paulo Azeredo)
» Data: 04.12.1927
» Local: Campo do Remo, Belém
» Árbitro: Nestor Duque Estrada de Barros
» Botafogo: Neiva, Póvoa e Octacílio; Alberto Corrêa, Aguiar e Pamplona; Ariza, Alkindar, Nilo, Aché e Claudionor.
» Paysandu: Seabra, Abílio e Oscar; Pery, Fernandes e Macambira; Cobrador, Vadico, Alcídes, Viroscas e A. Moraes.
Obs: 1. O Paysandu substituiu seu uniforme alvi-azul por preto e encarnado, a fim de evitar confusões.

Súmula: Pesquisa de Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Jornal do Brasil, O Futebol no Botafogo e O Jornal.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...