quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Grande gol de Garrincha!



Garrincha fez um gol que, dito por si mesmo, jamais esqueceria. O feito ocorreu a 28 de Setembro de 1958, no Estádio do Maracanã, contra o Vasco da Gama.


Vamos relembrar talvez o mais espetacular gol da sua carreira, contado pelo próprio:

Recebi a bola no meio-campo e vi a fila na minha frente. O primeiro que driblei foi Coronel. Na cobertura veio o Orlando Peçanha e eu o levei também. Fiquei cara a cara com o goleiro Carlos Alberto Cavalheiro. Ele saiu no meu pé e driblei para a direita, mas perdi o ângulo, prensado junto à linha de fundo. O Bellini correu e colou na trave, cortando o meu caminho. Por um momento ficamos frente a frente, mas, de repente, balancei o corpo como se fosse sair para a esquerda. Bellini caiu para o lado e eu toquei a bola para a rede pelo espaço aberto”. – Placar Magazine, 28.01.1983

O que sempre me impressionou em Garrincha, é que ao contrário da versatilidade de grandes craques do futebol mundial, só tinha uma única jogada (reconhecido por ele próprio) e sempre caindo para o lado direito. Todos sabiam que a derrota vinha sempre pela direita vitoriosa de Garrincha, mas ninguém o conseguiu travar. Nem o campeão mundial Bellini.

4 comentários:

José Gonçalves disse...

Rui, o JB tinha as fotos dese gol, eu vi no jornal que falava do Garrincha, só não tinha o primeiro drible no coronel, mas o drible no zagueiro e no goleiro e o toque p/ o gol com o Belini na trave estão lá. Se alguém pudesse verificar, a edição que eu vi era dos anos de 1985 +ou-, o time ainda jogava com Alemão e fazia uma boa campanha na época.

Ruy Moura disse...

José Gonçalves, eu fui verificar o Jornal do Brasil em setembro de 1958 e a única foto que encontrei foi a de Pinga a ultrapassar o goleiro do Botafogo e marcar gol. Se essas fotos foram publicadas em 1985 no JB não conseguirei localizá-las porque teria que ler jornal a jornal diariamente. A não ser que tenhamos a data aproximada da publicação. Aí a pesquisa é rápida.

Abraços Gloriosos!

Edivaldo Seixas disse...

Só tem um jogador que tem a característica dos dribles de Garrincha. Todos sabem que ele vai puxar a bola para a esquerda, mas ninguém toma a bola. Não é a toa que este jogador é melhor do mundo. O espelho de Garrincha: Messi.

Ruy Moura disse...

Amigo Edivaldo, não partilho da mesma opinião relativamente ao Messi. Para mim, Garrincha e outros jogadores foram muito superiores ao Messi. Talvez eu o coloque entre o 8º e o 10º lugar, mas não tão bom como Garrincha, Pelé, Puskas, Di Stéfano, Maradona, Cruyff, entre outros. Até mesmo Didi, que jogava com uma inteligência soberba e uma elegância dificílima de igualar. E dada a distância que Messi e CR7 têm sobre todos os outros, penso que ambos se equivalem cada um no seu estilo.

Em minha opinião, se Messi não tivesse os garçons que tem não seria certamente o municiador que Garrincha foi. Garrincha municiava muito o ataque e fazia muitos gols também.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...