quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Botafogo revela ao mundo o voleibol brasileiro

[Nota preliminar: a publicação científica da qual se menciona extratos relativos ao Botafogo inclui diversas menções ao blogue Mundo Botafogo como fonte de pesquisa, e cujo objetivo de estudo foi apresentar a história do voleibol no Brasil e o efeito da Educação Física nessa modalidade durante os anos 40 a 70.]

por NELSON KAUTZNER MARQUES JUNIOR
Especialista em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (RJ)

Nos anos 60, Santos e Botafogo dominaram o voleibol masculino, um dos principais atletas da época era Quaresma do Botafogo. Outro time que revelava muitos craques e tinha resultados expressivos era o Fluminense. Em dezembro de 66 o Botafogo derrotou o Spartak, equipe que era formada pela base da seleção da Thecoslováquia campeão mundial em 1965.

A figura […] expõe a equipe do Botafogo que venceu o Spartak da Thecoslováquia, partida realizada no Mourisco. [Hoje,] o Mourisco, que não existe mais […], no seu lugar foi construído um prédio empresarial muito feio. Esse patrimônio esportivo do Botafogo ficava em frente da praia de Botafogo:

Equipe do Botafogo que jogou contra o Spartak (www.procrie.com.br)

A equipe do Botafogo foi constituída por 1 Quaresma, 2 Covas, 3 José Maria, 4 Roque, 5 João, 6 Marco Antônio, 7 Mário, 8 Paulo Márcio, 9 Ary Graça, 10 Júlio, 11 Roberto e 12 Sertã. Técnico Jorge Bettencourt, o ‘Jorginho’.

Outro bom desempenho do voleibol brasileiro nos anos 60 foi o 5º lugar da seleção masculina no Mundial do Rio de Janeiro. Esse resultado e a vitória do Botafogo sobre o Spartak mostraram que aos poucos o Brasil começava adquirir respeito dos estrangeiros e futuramente se tornaria uma potência mundial nessa modalidade. […]

Em 1975, Nuzman assumiu a presidência da CBV e começou a modernizar a direção do voleibol na sua gestão. Outro acontecimento marcante foi o 11º título carioca do Botafogo no masculino, sendo campeão de 64 a 75, somente Mário Dunlop esteve nas 11 conquistas. A figura mostra esse extraordinário atleta:

Mário Dunlop do Botafogo, undecacampeão carioca (www.mundobotafogo.blogspot.com/)

Fontes: EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires – Año 17 – nº 170 – Julio de 2012. http://www.efdeportes.com e https://www.researchgate.net

Ficha Técnica da histórica partida:

Botafogo 3x1 Spartak
» Parciais: 15-13; 15-11; 9-15; 15-10
» Renda: Cr$ 1.097.000
» Data: 12.11.1966
» Local: Ginásio do Mourisco superlotado
» Botafogo: Quaresma, Covas, José Maria, Roque, João, Marco Antônio, Mário, Paulo Márcio, Ary Graça, Júlio, Roberto e Sertã. Técnico Jorge Bettencourt, o ‘Jorginho’.
» Checoslováquia: Zajicek, Schenk, Prochazka, Laznicka, Petlak, Drahonir Kouldelka, Derka, Ovesny e Miroslav Kouldelka. Técnico: Kafel Laznicka.

Fonte: Jornal do Brasil, 13.11.1966, 1º Caderno.

5 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por divulgar meu artigo.

Ruy Moura disse...

Obrigado eu, meu amigo. A ciência tem sempre lugar neste blogue. Esteja à vontade se quiser publicar algo mais que, de alguma forma, faça menção ao Botafogo.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

A 1ª medalha do Brasil do voleibol foi em 1977 no mundial juvenil (3º lugar), o capitão da equipe era atleta do Botafogo e o técnico.

Anónimo disse...

João Paraíba (capitão), Fred e téc Jorginho foram do Botafogo - veja em https://www.efdeportes.com/efd204/historia-do-voleibol-no-brasil-e-educacao-fisica.htm

Ruy Moura disse...

Exatamente, meu amigo: técnico Jorge Bettencourt, o ‘Jorginho’, João Paraíba, capitão da equipe, e Fred, reserva. Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...