por SEVERINO FILHO, jornalista e historiador
Excerto de e-mail para o
portal Terceiro Tempo
Quando foi instalado um museu do futebol no Estádio Maracanã, autoridades da época resolveram batizá-lo de Museu Presidente Médici.
Alguns anos depois,
logo que o jornalista Sandro Moreyra faleceu, diretores do museu procuraram a
filha do jornalista – Sandra Moreyra, da Rede Globo –, solicitando a doação do
uniforme completo que Garrincha usou na Copa de 62 e que, até então, era
guardado por Sandro.
Sandra não colocou
dificuldades, mas fez uma exigência: "Eu faço a doação do uniforme do Mané
ao Museu, mas desde que mudem o nome para Museu Mané Garrincha".
E assim foi feito.
O museu do Maracanã
leva o nome de Garrincha e ostenta, como peça de inestimável valor, o uniforme
completo que Garrincha usou quando ganhou sua segunda Copa do Mundo.
4 comentários:
Nada mais justo o nome ser do Garrincha, afinal foi ele quem tirou o complexo de vira-lata do futebol brasileiro, embora continuemos vira-latas no resto. E melhor colocar o Anjo de Pernas Tortas que tantas alegrias deu ao povo brasileiro do o nome que o de um ditador sanguinário de triste memória. Abs e SB!
Há/houve muitos excelentes jogadores, mas se tivermos que escolher dois brasileiros que engalanaram de cores vivas do futebol mundial,não tenho dúvida alguma que se chamam Garrincha e Pelé. Nunca vi ninguém driblar como eles. Em termos de dribles nem Maradona, nem CR7 nem Messi se mostram capazes de ombrear com os dribles que eu vi tais jogadores fazerem. Quem foi capaz de fazer gol após driblar sete jogadores sucessivamente? Pelé! E quem teve à sua volta oito marcadores tentando lhe tirar a bola sem sucesso? Garrincha!
Abraços Gloriosos.
Pelé e Garrincha juntos na seleção nunca perderam um jogo sequer, e separados ambos perderam apenas um jogo. Talvez o nome mais justo seria uma combinação dos dois gênios. No jogo da gratidão em tributo ao Mané, eu vi o Pelé fazer um gol em que driblou uns cinco defensores. Um dos gols mais bonitos que vi no futebol. Abs e SB!
Vi esse golaço! E o gol em que ele passou a bola por cima de quatro adversários, um a um,e ainda encobriu o goleiro?! Fantástico! Não há igual a Garrincha e Pelé em matéria de drible!
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário