quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Vozes: rescaldo Bota-Fla no Brasileirão


«O Flamengo ganhar Libertadores com esse time é coisa banal. Boba. O Botafogo não cair com o time que não tem é uma epopeia, uma página do Mahabarata, um fenômeno que reproduz o insondável da experiência humana. É Bethoveen compondo a Nona na mais absoluta surdez. Não se explica.» – Luiz Antonio Simas.


«Não é zoando não, mas realmente a torcida do Flamengo não sabe fazer festa em estádios, ou até mesmo fora... Foram campeões da Libertadores, não teve a festa que uma conquista dessa merece... Receberam hoje a taça do Brasileiro, a torcida parecia que tinha momentos pra cantar. Fico imaginando outra torcida ali, a festa que teria feito. Fico até imaginando se fosse a do Botafogo, FlorminenC ou até mesmo a do Vasco, teria neguin até enfartando de tanta emoção, gente chorando, fazendo promessas e até pagando. Eu não sei se é porque o futebol não é mais como antigamente, ou se a torcida deles realmente tem tamanho, mas não tem qualidade.» – Thayssa Rodrigues.

4 comentários:

Sergio disse...

Mais de 90% da torcida do flamengo vai nada onda: veste camisa, diz que ganhou isso e aquilo, mas desconhece tanto a história do clube com a escalação dos principais times montados ao longo dos anos. A maioria só conhece o Zico de ouvir falar, nunca ouviu falar em Zizinho, Domingos da Guia, Doutor Rubens, Dida, etc. É uma torcida que só aparece e bota camisa quando ganha. Veja ano passado, não tinha ninguém vestindo a camisa, todos sumidos no cheirinho.
Na verdade, vestir a camisa do clube da Gávea é moda, gente que veste para se sentir "ganhador", mas nunca frequenta estádio e sequer assiste jogos, conheço muitos assim.
Como costumamos dizer: só canta quando está vencendo, mas caso contrário é a torcida mais calada do mundo e gosta mesmo é do "roubado é mais gostoso". Gosta de dizer que time grande não cai, insiste em pedir ao Fluminense que dispute a segunda divisão do brasileiro, mas foi rebaixado no Carioca desde de 1932, participa como convidada e no brasileiro já foi rebaixado e não disputou por causa da virada de mesa e em outros possíveis descidas escapou comprando o resultado de adversários. É o clube das papeletas amarelas, dos conchavos da globo e com a ditadura, é um projeto de alienação popular. Um clube que no futebol nasceu da traição de um co irmão. É um clube que nunca teve um jogador expressivo nas grandes conquistas da seleção brasileira. Enfim, o time da beira da lagoa é uma farsa, bem ao sabor de uma parte expressiva da população brasileira e naturalmente sua torcida não comemora, faz arruaça. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Caramba, Sérgio, como semptre, assino em baixo!

Na verdade, nas finais de cariocas neste século comigo na arquibancada, assisti ao Flamengo ter 4 vezes mais torcedores do que o Botafogo e nós cantavamos e incentivavamos a equipe, enquanto a maior torcida muda do mundo não se mostrava!

Na verdade, a maioria esmagadora dos torcedores do Flamengo só o são porque sim, e muitos fora do Rio são segundos torcedores, porque o seu primeiro cluibe é outro.

Os verdadeiros e interessantes flamenguistas - que expressam ao clube amor como nós - serão apenas uma franja dos torcedores anunciados. A maioria dos mais jovens sabem menos da história do flamengo do que eu e uma franja considerável são meros arruaceiros - embora também os haja em todos os clubes.

Abraços Gloriosos.

Sempre Botafogo disse...

Grande botafoguense, Sérgio.
Caramba que texto espetacular!
Glorioso!
Quero reproduzir este seu texto mas não sei atribuir sem o sobrenome. Se não tiver problemas vou alfinetar alguns urubus com este seu texto.
Posso?
Grande abraço,
Humberto.

Ruy Moura disse...

Amigo Humberto, não sei se o Sergio quer colocar o seu sobrenome. Não me compete tomar essa decisão por ele. Se o Sergio reler os comentários e quiser colocar o seu sobrenome, que autorize. Porém, creio que ele não se importará que o Humberto divulgue.

Abraços Gloriosos.

Botafogo 2x0 Vasco da Gama – futebol vertical em ‘aperitivo’

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor d Mundo Botafogo Antes de efetuar uma análise ao jogo quero expressar, uma vez m...