por RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo
Antonio Mota lista, no sítio www.90min.com, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, São Paulo e Vasco da Gama como os 6 clubes que praticam futebol e simultaneamente são os mais importantes nas lides olímpicas desde longa data.
O texto do autor é muito correto, justo e saboroso sobre o nosso Clube:
“O Botafogo é outro clube do Rio de Janeiro com muito reconhecimento nos gramados, nas quadras, nas piscinas, nas lagoas... e nas Olimpíadas de modo geral. Em sua história, o Glorioso já enviou atletas para o remo, para o polo aquático, para o basquete e para muitas outras modalidades. É uma referência no país.”
Publicação completa em https://www.90min.com/pt-BR/posts/6-clubes-de-futebol-que-tem-tradicao-olimpica
Olimpíada Todo Dia, no sítio https://www.olimpiadatododia.com.br, fala assim do nosso remador Lucas Verthein:
“Lucas Verthein, único representante do remo do país, que estreia na véspera da abertura, será o primeiro atleta individual brasileiro a competir na capital japonesa. […] Se o remador carioca é o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a torcida brasileira será o “time Lucas” no maior espetáculo esportivo do planeta. [...] Além das sessões de seis horas diárias de treino na água e em terra, o remador passou a fazer aulas de Yoga para aprimorar a concentração, o equilíbrio físico e psicológico, e a recuperação muscular."
Publicação completa em https://www.olimpiadatododia.com.br/remo/355840-lucas-verthein-o-1o-atleta-individual-do-brasil-a-competir-na-olimpiada/
Assessoria de Imprensa do Botafogo FR menciona, no sítio https://botafogo.com.br, a presença do único remador brasileiro nos Jogos Olímpicos, o botafoguense Lucas Verthein:
“Lucas Verthein já está em Tóquio para as Olimpíadas! O atleta do remo alvinegro treinou pela primeira vez no último domingo e está em reta final de adaptação para as disputas. Lucas estreia nesta quinta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), pelo Single Skiff.
Mullticampeão pelo Botafogo, medalhista mundial e vencedor do Pré-Olímpico, Lucas será o único brasileiro do remo em Tóquio. Aos 23 anos e totalizando mais de 80 vitórias em diversas provas, Lucas vive grande expectativa para os Jogos de Tóquio e não esconde sua ansiedade.
‘A ansiedade está bem alta. Acredito que, especialmente, pela pouca idade que eu tenho, estar indo representar meu país como o único atleta da minha modalidade também é algo que me deixa ansioso. Mas ao mesmo tempo é um estímulo incrível. Sempre treinei para momentos assim. Estou preparado para isso’, afirmou.”
Publicação completa em https://www.botafogo.com.br/ler-noticia.php?cod=6440
Nota do Mundo Botafogo: Lucas Verthein estreia na 1ª eliminatória de remo na véspera da Abertura dos Jogos Olímpicos. Hoje, 20h30 - Sportv 2.
4 comentários:
Que noticia gloriosa Rui! E como diz o nosso hino..n'outros esportes tua fibra esta presente..honrando as cores do Brasil.da nossa gente..por outro.lado..olhando para o atual estado do nosso futebol,dirigentes e resultados...veja, ontem assisti uma reportagem dos anos 80 com declarações do nosso mané garrincha..pouco tempo antes do.seu falecimento..ele relatou o episodio de lesao irreversivel no seu joelho..em decorrencia de medidas no minimo irresponsaveis.no dep.médico do clube..depois terminou sendo descartado ja lesionado.e operado anos depois com ajuda de outro clube..hoje vemos varios atletas que fizeram parte da historia recente do nosso futebol..pessoas com profunda identificacao com.o.clube..que poderiam ser uteis nesse momento..mas estao descartadas..se o clube nao sabe valorizar seu maior petrimonio..que sao essas pessoas..como iremos cobrar comprometimento..entrega dessas caricaturas que agora envergonham nossa camisa?..desculpe fazer esse desabafo aqui meu caro Rui..é que dói demais assistir a destruição do nosso futebol..mas.como diria o saudoso Renato Russo..Sempre em frente..nao temos tempo a perder..abraços gloriosos
Meu querido Filipe, realmente o Botafogo tratou desleixadamente alguns dos seus atletas e as suas prórpias conquistas, mas quanto ao joelho de Garrincha, a história é outra. Há inúmeras provas que foi Garrincha que não se quis operar, preferiu tratar-se com personagens não médicos, obviamente não resolveu o problema, mas agravou-o, e acabou por se negar a ser operado no Botafogo, recorendo a médicos externos, obviamente ingluenciado por uma certa pessoa... De resto, muitas vezes foi Garrincha que quis jogar mesmo com contra-indicação médica porque se não jogasse não ganhava o 'bicho' da vitória.
Garrincha foi um fenomenal jogador, mas o modo como foi influenciado no tratamento do joelho, as noitadas sexuauis antes dos jogos, em alguns dos quais mal se movia em campo, e o alcool é que lhe arrumaram com a carreira mais cedo e lhe retiraram performance durante o tempo de atividade.
E apesar de Garrincha ter virado as costas ao Botafogo por causa das influências - e das quais o Botafogo também estava farto -, o Botafogo fez-lhe o jogo de despedida e ele ganhou novamente bom dinheiro, que acabou também por levar sumiço...
Outra lenda foi a de que Garrincha e Nilton Santos eram mal pagos. Na verdade, só Pelé ganhava mais do que eles. Garrincha e Nilton Santos têm declarações em entrevistas a jornais que afirmam que estavam muito bem. Garrincha chegou a enumerar vários apartamentos que possuía em Copacabana. Nilton Santos foi sempre apoiado pelo Botafogo até ao fim, pagando todas as despesas do Enciclopédia na Clínica em que vivia e acabou por falecer. Eu estive com ele nessa Clínica e era muito bem tratado. Quase luxo. A verdade é que tanto um como outro esbanjaram o que ganharam. Mas como atletas foram únicos e fenomenais, ninguém tenha dúvida disso.
Há outros atletas - do Botaffogo e de outros clubes - que ganharam imenso dinheiro e também esbanjaram tudo, como Paulinho Valentim, Manga ou Marinho Chagas. Há imensos craques que acabaram na miséria depois de ganharem rios de dinheiro...
Conheço muitas histórias do futebol do Botafogo - que não conto - e são bem diferentes do que realmente se divulga. Afinal, o futebol brasileiro sempre foi desorganizado e os atletas indisciplinados. Logo, não há santos nomeio disso tudo.
Tinha saudades suas, Filipe. Espero que esteja tudo bem consigo e com os que ama e estima.
Abraços Gloriosos.
Carissimo Rui, que resposta fenomenal!! Realmente tenho andado ausente amigo, sabe, com o prolongamento dos dias de privação da vida social, vide pandemia,.
por vezes cansamos do mundo virtual..mas
graças a Deus estou atravessando esse período com.boa saude fisica, idem familiares..Meu caro Amigo,guardo sua amizade com muito respeito e admiração..entendo que o trabalho de manutenir esse blog em alto nivel..não é apenas um ato de amor ao Botafogo..é muito mais que isso, o "Mundo Botafogo" ajuda a resgatar a auto estima das pessoas,porque o esporte tem.essa virtude. A abordagem do blog realça uma sensação maravilhosa de pertencimento a algo muito maior do que aquilo que agora esta ao alcançe do olhar..uma instituição valorosa..com história brilhante..alma nobre..que persiste e sempre.renasce das cinzas...isso tem um valor inestimável..Caro Rui,que sua luz continue nos iluminando por muitos anos..assim que as coisas voltarem ao normal gostaria de agradece lo com um fraternal abraço!! Muita saude pra vc e para os seus queridos. Saudaçoes gloriosas,sempre em frente!!#
Meu bom amigo, que maravilha a sua abordagem sobre os sentimentos de pertencimento a algo que é sublimado até ao êxtase: o Clubismo, a reunião de todos aqueles que amam o desporto e o Botafogo de Futebol e Regatas. Que se reveem numa história fabulosa, num ser e estar clubista que transcende tudo o que é objetivo e imediato e se alcandora ao subjetivo, ao intangível, à plenitude do uno e não apenas ao momento, a umavitória, a um time, mas sim a uma comunidade onde o sabor da irmandade se ancora numa Estrela. Tão Solitária, quanto primigênia!
PS: a pandemia mudou a vida de todos nós e exige a sabedoria de se viver nesta excepção; talvez se consiga perceber melhor que nós mesmos somos uma excepção na galáxia em que vivemos e conseguimos nos transcender e continuar sob as mais diversas formas de expressão, mas há uma coisa que nenhuma pandemia muda: a imensa paixão pelo Glorioso da Estrela Solitária! (rsrsrs)
Imensos e Gloriosos Abraços!
Enviar um comentário