«A Europa é o centro da cultura do futebol e a América do Sul passou a ser apenas exportadora de talentos.» – Blog do PVC, em Globoesporte.com, subordinado à matéria “É urgente trabalhar para que o futebol da América do Sul não tenha a mesma importância das seleções africanas”.
Nota: O Mundo Botafogo tem escrito exatamente isso em inúmeros comentários de resposta a comentários dos seus leitores sobre questões de futebol brasileiro. Parece que mesmo depois do 7x1 se continuou acreditando que o futebol brasileiro é o máximo. Não é: não tem bons dirigentes, não tem bons técnicos, não tem bons médicos e terapeutas, não tem bons árbitros, não tem bons juízes no tribunal, e como corolário é um futebol sem qualidade, porque o seu único elemento bom são os seus futebolistas, rapidamente e permanentemente exportados para a Europa!!! Ou se muda de rumo ou o Brasil e a América do Sul serão irrecuperáveis dentro em breve face ao gigante europeu, cuja qualidade já está a quilômetros luz do hemisfério sul.
Artigo completo em https://ge.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2021/07/12/e-urgente-trabalhar-para-que-o-futebol-da-america-do-sul-nao-tenha-a-mesma-importancia-das-selecoes-africanas.ghtml
4 comentários:
Meu querido Ruy, acrescentando ao que você escreveu de forma absolutamente correta, eu diria que o grande problema do Brasil e de um modo geral da América Latina é que nossa elite, ou melhor a burguesia que não quer e não se livra do espírito de colônia, continua a pensar como colônia, e no Brasil continuam as capitanias hereditárias. Todo o resto do que tem acontecido aqui, seja nos esportes, na política, nas instituições de um modo geral é consequência disto. Infelizmente "somos a vanguarda do atraso" frase da infectologista Luana Araújo sobre o país. Verdade cristalina. Abs e SB!
Subscrevo, Sergio. Eu poderia escrever muito sobre os grandes eixos de bloqueio ao desenvolvimento da sociedade brasileira/sul-americana nos esportes, na vida social, na política, na configuração/consistência institucional - cujos indicares estão em queda abismal e cuja recuperação será extraordinariamente difícil -, mas nem sei por onde começar...
Abraços Gloriosos.
Meu querido amigo, escrever sobre os problemas do país é tarefa para uma enciclopédia tal a quantidade de absurdos. Realmente seria uma tarefa inglória tentar escrever algo sobre isso em textos pequenos. Abs e SB!
Grande e glorioso abraço, Sergio!
Enviar um comentário