quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Bicampeão júnior de remo em 1980

.
O campeonato estadual júnior de 1979 teve oito regatas, terminando com um empate entre o Botafogo e o Flamengo. Ambos os clubes obtiveram 11 primeiros lugares, 6 segundos e dois terceiros.

Para desempatar foi realizada uma prova de single sculls, disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo sido ganha pelo Vasco da Gama, através de Ricardo de Mello, com 1m55s, seguido do Botafogo, através de Gilberto Hollauer, com 2m01s, e do Flamengo, através de Cristian Graça. Terminando à frente do Flamengo, o Botafogo tornou-se campeão estadual.

Apesar de Gilberto ter sido muito vitoriado pelo segundo lugar e pela conquista do título, não ficou muito satisfeito com a sua performance:

– “Normalmente, faço nos treinos entre 1m44s e 1m43s, enquanto na prova marquei 2m01s. A água estava muito agitada e pesada para uma disputa na distância de 500 metros e fiquei aborrecido com o vento contra. Mas no fundo, desde o início, eu sabia que poderia ganhar o título.”

Arnaldo Brant, treinador do Botafogo, comentou assim a prova:

– “Numa regata de 500 metros, é difícil fazer-se uma previsão e pode haver surpresas. Os remadores eram muito jovens e há um envolvimento emocional muito grande, daí ser necessário grande preparação psicológica.”

No ano seguinte o Botafogo obteve o bicampeonato estadual, somando 17 vitórias contra 15 do Vasco da Gama e 8 do Flamengo.

Até à última prova o Vasco tinha esperança no título, porque o Botafogo mantivera, desde o início do campeonato, apenas uma vitória à frente do rival. No entanto, na última prova – o oito – a guarnição do Botafogo livrou dois barcos de vantagem e conquistou o título estadual novamente.

No último dia da competição o Vasco venceu cinco provas, o Botafogo quatro e o Flamengo uma. As vitórias botafoguenses foram as seguintes:

· Double-skiff: Carlos Eduardo D’Ávila e Luiz Carlos Gomes
· Single-skiff: Mário Jorge Martins
· Outrigger a 4 sem: Oscar Graça Couto, Marco Aurélio, Gilberto Hollauer e Edson Luiz Ramos
· Outrigger a oito: Jaime Oscar (timoneiro), José Marcos, Carlos Eduardo, Luiz Carlos Gomes, António Melo, Newton Lima, Arthur Afonso, Roberto Thedim e Marcelo Dias

Fonte:
Acervo de Cláudio Falcão, colaborador do blogue
Jornal O Globo

Sem comentários:

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...