terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tetra-campeões brasileiros de futebol juvenil

Tetra-campeões homenageados por dirigentes botafoguenses

Em 1905 o Botafogo criou a 1ª escolinha de jogadores através da fundação do Carioca FC, o 1º clube dedicado à formação de jogadores.

Desde aí o Botafogo sempre priorizou a formação de jogadores de base, tendo revelado grandes craques, incluindo consagrados campeões mundiais pelo escrete canarinho de futebol.

Além de ter conquistado o campeonato mundial juvenil de clubes em 1973, através da sua equipa infanto-juvenil, o Botafogo também foi tetra-campeão brasileiro juvenil em 1989, 1990, 1992 e 1999.

Em 1989 a equipa juvenil foi campeã brasileira invicta com os seguintes resultados:

Final
· Botafogo 2x0 Internacional (RS) [Gols de Índio e Flávio]

Campanha
· Botafogo 3x0 Seleção de Nova Iguaçu [Gols de Rocha (2) e Sandro]
· Botafogo 1x0 Bangu [Gol de Antônio Carlos]
· Botafogo 1x0 Cruzeiro (MG) [Gol de Alexandre]
· Botafogo 0x0 Ponte Preta (SP) [0]
· Botafogo 2x0 Vasco da Gama [Gols de Rocha e Antônio Carlos]

Os jogadores utilizados foram os seguintes: Charles, Ivan, Murilo, Eliomar, Márcio, Cláudio, Alexandre, Alan, Aloísio, Lima, Müller, Rocha, Vladimir, Antônio Carlos, Cosme, Flávio, Índio e Sandro. A Comissão Técnica foi composta por: Luís Afonso, Diretor-Geral de futebol amador; Pedro França, Diretor Juvenil; Ercy, Técnico; Carlos Dreux, Preparador Físico; Dr. Adílson, Médico; Luís, Massagista; Ernesto, Roupeiro.

No ano seguinte o Botafogo sagrou-se bi-campeão brasileiro ao derrotar, na final, o Vasco da Gama por 5x4 em grandes penalidades, após empatar por 1x1 no tempo regulamentar. Em 1992 o Botafogo conquistou o troféu pela terceira vez. Finalmente, em 1999, o Botafogo sagrou-se tetra-campeão brasileiro (não consecutivamente) com os seguintes resultados:

Final
· Botafogo 2x0 Bahia

Semi-final
· Botafogo 0x0 Vasco da Gama (vitória por grandes penalidades)

Quartas-de-final
· Botafogo 4x0 Ituano

Oitavas-de-final
· Botafogo 1x0 Heliópolis

Dezasseis-avos-de-final
· Botafogo 1x1 Americano (vitória por grandes penalidades)

Fase de grupos
· Botafogo 3x0 Duquecaxiense
· Botafogo 3x1 Cepe-Caxias
· Botafogo 3x1 Bonsucesso
· Botafogo 1x3 Portuguesa
· Botafogo 1x1 Serrano

No jogo da final o Botafogo alinhou com Lázaro, Sidnei, Fabrício, Rafael e Arthur; Rodrigo Melo, Afonso, Roni e Carlos Eduardo; Denni e Daniel.

O artilheiro da competição foi Daniel, com 14 gols, e o técnico foi Luciano Melo.

Fontes: Acervo de Claudio Falcão, colaborador do blogue; Acervo de Rui Moura; Jornais: Jornal Extra, Jornal dos Sports, O Globo

4 comentários:

Saulo disse...

Valeu fogão e vamos em frente conquistar esse título

Ruy Moura disse...

Saulo, o nosso Fogão tem finalmente a cara que nós gostamos! Esta é a cara do meu Botafogo! Nada de choraminguices e caras de vitimização à moda antiga! Este 'meu' Botafogo com o Ney é o meu Botafogo da modernidade!!!

Estou muitíssimo feliz com a escolha do Ney. Foi muito melhor do que eu próprio imaginava. A minha escolha inicial teria sido o Dorival do Coritiba, mas a qualidade pessoal e profissional do Ney é notável! Tem tudo para ser um grandioso treinador brasileiro! O Botafogo que aproveite enquanto ele for nosso treinador|

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Wilson Oliveira disse...

Bom relato caro Rui...

Só acho que o Bota tem que se preocupar mais em revelar pelo propio clube, esses garotos que brilham nas categorias de base.

E o Ney esta me surpreendendo com o bom trabalho que vem fazendo, ocasionando essa bela recuperação.

Abs.......

Ruy Moura disse...

Amigo Wilson, estou completamente de acordo quanto aos times de base. Sobre o Ney acho que foi apenas uma meia-surpresa. Metade já sabíamos face às campanhas que fez no Ipatinga e no Flamengo; a outra metade que não sabíamos é que ele ia consertar a rota equipa do Botafogo em tempo supersónico!

Saudações esportivas.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...