
Na tarde de 30 de Março de 1958 o Botafogo jogou em amistoso contra o Carlos Renaux, clube de Santa Catarina. O Clube Atlético Carlos Renaux é uma agremiação da cidade de Brusque, em Santa Catarina, cujo nome se deve ao empresário Carlos Renaux, patrono do clube e da cidade, o qual possuía uma fábrica de lanifícios.
O C. A. Carlos Renaux foi fundado em 14 de Setembro de 1913, disputou 33 campeonatos estaduais de Santa Catarina e foi campeão do Estado em 1950 e 1953. Hoje designa-se Sport Club Brusquense.
O empresário Carlos Renaux decidiu patrocinar uma excursão do Botafogo a Santa Catarina, durante a qual o Glorioso jogou com o Carlos Renaux a 30 de Março de 1958 (empate de 5x5) e com a Seleção de Santa Catarina a 1 de Abril de 1958 (vitória de 5x1).
A excursão teve imensa “repercussão em todo território catarinense e a nível nacional. Caravanas de diversos municípios se dirigiram para Brusque, onde mesmo com a construção de mais uma arquibancada provisória, não foi suficiente para a multidão de espectadores” (arquivodeclubes.com).
Todos queriam assistir às jogadas dos famosos comandados de João Saldanha: Didi, Nilton Santos, Garrincha, Quarentinha… Na verdade, o Estádio Augusto Bauer, em Brusque, ficou superlotado na tarde de 30 de Março e a partida tornou-se um vendaval de muitas emoções, sendo “considerada a partida mais emocionante que o Estado já teve. O Carlos Renaux chegou a estar vencendo por 5x1, mas a partida terminou empatada em 5x5” (idem).

Na foto aparecem nomes como o árbitro Antonio Viug, Garrincha, Gordinho, Paulo Valentim, Ivo, Mauri, Baião, Nilton Santos, Adalberto, Tomé, Esnel, Didi, Julinho, Beto, Mosimann e Cetale, Domício, Petruscky, Pampolini, Teixeirinha, Servílio, Agenor, Edson, Júlio Camargo, Quarentinha, Tesoura, Neivaldo, Rossi e Ademar. Só craques.
O andamento do placar foi inacreditável. O Carlos Renaux inaugurou o marcador através de Agenor aos 18’ e Julinho ampliou aos 21’. Quarentinha reduziu aos 25’, mas o clube local estava desenfreado e tornou a marcar por Teixeirinha aos 28' e em gol contra de Servílio logo a seguir. O primeiro tempo terminou com a vantagem do Carlos Renaux por 4x1.
Inacreditavelmente Petruscky fez 5x1 aos 13' e João Saldanha terá, então, chamado os jogadores dizendo-lhes:
“– Vamos ser goleados por um time de fábrica?”
Foi quando o Botafogo acordou. Edson aos 20' reduziu para 2x5 e a seguir para 3x5, enquanto Nivaldo e Didi acabaram por ditar o resultado final num sensacional 5x5.
A ficha completa do jogo é a seguinte:
Botafogo 5x5 Carlos Renaux
Gols: Agenor 18' 1ºT (0x1), Julinho 21' 1ºT (0x2), Quarentinha 25' 1ºT (1x2), Teixeirinha 28' 1ºT (1x3) e Servílio, contra (1x4); Petruscky 13' 2ºT (1x5), Édison 20' 2ºT (2x5), Garrincha 2ºT (3x5), Neyvaldo 2ºT (4x5) e Didi 2ºT (5x5)
Amistoso Interestadual
Local: Estádio Augusto Bauer; 30/03/1958
Juiz: Antônio Viug
Botafogo: Adalberto [1], Beto [4] (Ronald), Domício [2] e Nílton Santos [6] (Ademar); Servílio [3] e Pampolini [5]; Garrincha [7], Didi [8], Paulinho Valentim [9] (Rossi), Édison [10] e Quarentinha [11] (Neyvaldo). Técnico: João Saldanha
Carlos Renaux: Mosimann, Ivo Mayer, Baião, Tesoura, Gordinho, Esnel, Petruscky, Júlio Camargo (Vicente), Julinho, Teixeirinha e Agenor
Fontes
Boletim Interno do BFR (O Glorioso)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_Atl%C3%A9tico_Carlos_Renaux
http://www.arquivodeclubes.com/sc/carlosrenaux.htm
Roberto Alves, Edição online do Diário Catarinense, 01.10.2008
15 comentários:
Um bom dia Rui,
Valeu pela atenção dada a mim.
Um abraço e saudações Botafoguenses.
Geninho
que venha a proxima fase da sul-americana,botafogo.
muito bom,essas histórias do Botafogo
Oi, Geninho. Sempre à sua disposição. Gostamos ambos de histórias botafoguenses.
Saudações Gloriosas!
Oi, Léo. O Estudiantes é razoavelmente difícil, mas acessível se jogarmos com a nossa real categoria. Penso que o mais difícil poderá ser mesmo nas quartas-de-final. Esperemos chegar lá...
Saudações Gloriosas!
uma pessoa que vai ao estadio e presencia um empate desse historico será um dia inesquecivel, nossa fantastico ir buscar um 5x1, heheh
blog show de bola, dizendo meu avô que esse quarentinha e didi jogavam demais..
um abraço
Pode crer, amigo André. O Botafogo teve equipas fabulosas entre 1957 e 1968. Foram dez anos de craques atrás de craques. Coisa nunca vista no Brasil. Jogadores muito bons como Sicupira, Bianchini, Parada, Ferretti, e outros mais, ficavam no banco!... Imagina quem seris o reserva de Garrincha?... E o reserva de Didi?... E de Quarantinha?... E de Nilton Santos?... E de Jairzinho?... Eram craques titulares em qualquer outro time... Por isso iam saindo... à procura da titularidade...
Outro assunto: há jogos fantásticos!... Os de virada são fabulosos!... O último que vi foi há uns anos. O Atlético de Madrid (com o qual simpatizo) ganhava por 4x1 já na 2ª parte ao Barcelona e acabou perdendo por 5x4! Gostava de ter assistido, por exemplo, ao jogo Botafogo 6x5 Millonarios, um amistoso. Já imaginou 11 gols divididos entre um e outro?!?!?!... Futebol é mesmo uma caixinha de surpresas!
Saudações Esportivas!
tambem gosto do atletico de madrid,alem do sporting,newcastle,racing club,torino,feyjnoord
Rui, bela publicação! Muito bom!
ORGANIZANDO NOVAMENTE, UFA!
CARLOS RENAUX (SC) 5 X 5 BOTAFOGO(RJ)
Data: 30 / 03 /1958
Amistoso Interestadual
Local: Estádio Augusto Bauer
Juiz: Antônio Viug
Gols: Agenor, 18', Julinho, 21', Quarentinha, 25', Teixeirinha, 28' e Servílio (contra), no 1° tempo; Petruscky, 13', Édison, 20', Garrincha, Neyvaldo e Didi, no 2° tempo.
CARLOS RENAUX: Mosimann, Ivo Mayer, Baião, Tesoura, Gordinho, Esnel, Petruscky, Júlio Camargo (Vicente), Julinho, Teixeirinha e Agenor. Técnico: ?
BOTAFOGO: Adalberto, Beto (Ronald)Domício e Nílton Santos (Ademar); Servílio e Pampolini; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim (Rossi), Édison e Quarentinha (Neyvaldo). Técnico: João Saldanha
Obs: a escalação e gols do Bota, publicada no Boletim Interno do BFR (O GLORIOSO). São os detalhes!
Veja o Bota: a numeração seria esta, mas, Paulinho Valentim não gostava da 9 (nove). Aliás, ele não era conhecido como Paulo Valentim e sim como Paulinho Valentim. É só pesquisar que verás.
1- Adalberto, goleiro.
4- Beto (depois Ronald), hoje seria o lateral ou ala.
2- Domício, zagueiro.
6- Nílton Santos (depois Ademar), hoje seria lateral ou ala.
3- Servílio, quarto-zagueiro.
5- Pampolini, cabeça-de-área.
7- Garrincha, ponta-direita.
8- Didi, meia-direita.
9- Paulinho Valentim (depois Rossi), centro-avante. E por que Paulinho Valentim? Por causa do outro Paulinho, o Omena, ex-Madureira, que atuou entre fevereiro de 1954 e março de 1956, no Fogão, Seis Bocas! Esse time gostava de enfiar 6 (seis) nos adversários, principalmente em decisão, valeu?
10- Édison, meia-esquerda.
11- Quarentinha (depois Neyvaldo), ponta-esquerda.
Que tal? Em? Bela pesquisa! Não?
BOTAFOGO, TUA ESTRELA SOLITÁRIA TE CONDUZ.
Saudações Botafoguenses.
Rafel, já que falou nisso, vou expressar as minha spreferências de clubes:
Brasil: Botafogo (1º de todos!)
Portugal: Sporting (o 2º)
Simpatias:
RJ: Bangu (fui fã dos excelentes times de 66-68)
MG: Cruzeiro (fui fã do Tostão)
SP: Santos (tive horror deles nos anos 60, mas agora não)
Espanha: Atlético Madrid
Inglaterra: Arsenal
Itália: Milan
E chega!... rsrsrs...
Saudações Gloriosas!
Meu querido amigo 'anónimo', peço-lhe que deixe o nome sempre que comenta, porque fico na dúvida se é o Auriel ou o Pedro.
OK!... Eu vou organizar outra vez! Ufa... rsrsrs...
Entretanto, tenho as outras publicações preparadas para continuarem a entra no blogue: várias sobre 'Inaugurações' e várias sobre 'Excursões' [aqui ainda me faltam os detalhes das excursões de 1954 (6ª) e 1955 (7ª) - tenho as 4ª e 5ª para publicar com as vossas referências como fonte, e também a 8ª (1956)]
Se me enviar os detalhes de 1954 e 1955 era excelente.
Só estou com um problema: enviaram-me alguns jogos BFRxFlu, que parece que não foram publicados pelos jornais, mas não sei como enquadrá-los. Dá-me alguma sugestão relativamente à 'etiqueta' em que devo fazê-lo?...
Saudações Gloriosas!
Quais são jogos (dia, mês e ano), por favor, que não foram publicados pelos jornais?
Você enviou-me as fichas técnicas desses quatro jogos:
- BOTAFOGO 6x2 FLUMINENSE; Data: 09/Agosto/1908
- BOTAFOGO 2x0 FLUMINENSE; Data: 17/Julho/1946
- BOTAFOGO 5x2 FLUMINENSE; Data: 07/Agosto/1946
- BOTAFOGO 3x1 FLUMINENSE; Data: 15/Abril/1951
Mas não como classificar, isto é, em que rubrica e sob que título coloco tais resultados. Também não sei se são realmente importantes, se consagram alguma data especial ou não.
Quanto à excursão internacional de 1954: OBRIGADÃO!!!
Saudações Gloriosas
Sobre a excursão de 1954 você não me enviou quem fez a pesquisa, ma sparto do princípio que a equipa é a mesma: Auriel, Pedro, etc. Publicarei, então, com os nomes da equipa habitual de pesquisadores, OK?...
Saudações Gloriosas!
Rui,
A pesquisa é do time de sempre, as mesmas pessoas. Você já sabe.
Estas fichas tem nos jornais com certeza, parece-me que a dupla não publicou no tal livro, mas tudo bem. Nós não computamos os jogos de 1946 (reservas), os outros dois sim.
BOTAFOGO 6 x 2 FLUMINENSE
Data: 09 / 08 / 1908
Local: Rua Guanabara
Árbitro: Victor Etchegaray
Competição: Amistoso
Gols: Edwin Cox (4) e Flávio Ramos (2) p/o Botafogo; Costa Santos (2) p/o Fluminense
Botafogo: Coggin, Octávio Werneck e Mário Maia; Ataliba Sampaio, Viveiros de Castro e João Leal; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Edwin Cox, Raphael Sampaio e Emmanuel Sodré. Obs: Edwin Cox e João Leal (ambos do Fluminense) reforçaram o Botafogo.
Fluminense: V. Coimbra, W. Salmond e Félix Frias; Gulden, Nestor Macedo e Álvaro Werneck; O. Bueno, Octávio Simonsen, Costa Santos, Emile Etchegaray e Gustavo de Carvalho. Obs: Álvaro Werneck (do Botafogo) reforçou o Fluminense.
Nota: Era muito comum no amadorismo jogador de um clube atuar por outro, em amistoso.
BOTAFOGO 2 x 0 FLUMINENSE
Data: 17 / 07 / 1946
Local: Laranjeiras
Árbitro: Indisponível
Competição: Taça Afrânio Ribeiro (reservas)
Gols: 1° tempo - Botafogo 1 a 0, Geninho; Final - Botafogo 2 a 0, Demósthenes
Botafogo: Hugo, Dunga e Sampaio; Waldemar, Papetti e Cid; Antônio José “Pé-de-Valsa”, Antoninho, Oswaldinho, Geninho e Demósthenes.
Fluminense: Alfredo, Nanati e Hélvio; Vicentini, Amaury e Afonsinho; Pinhegas, Paulo, Guinda, Juvenal e Murilinho.
BOTAFOGO 5 x 2 FLUMINENSE
Data: 07 / 08 / 1946
Local: Laranjeiras
Árbitro: Walter Jacinto Muniz
Competição: Taça Afrânio Ribeiro (reservas)
Gols: Limoeiro (3), Oswaldinho e Demóthenes (Botafogo); Paschoal e Juvenal (Fluminense)
Botafogo: Oswaldo “Baliza”, Laranjeira e Dunga; Waldemar, Spinelli e Negrinhão; Antônio José “Pé-de-Valsa”, Limoeiro, Oswaldinho, Tim e Demósthenes.
Fluminense: Alfredo, Osny e Amaury; Vicentini, Telesca e Afonsinho; Murilinho, Paulo, Paschoal, Juvenal e Pinhegas.
Primeiro clássico em V. Redonda.
BOTAFOGO 3 x 1 FLUMINENSE
Data: 15 / 04 / 1951
Local: Sylvio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Jayme Teixeira Braga
Competição: Amistoso
Gols: 1° tempo - Botafogo 2 a 0 (Zezinho e Vinícius); Final - Botafogo 3 a 1 (Joel e Vinícius)
Botafogo: Osvaldo Baliza, Gérson e Nílton Santos; Rubinho (Araty), Ávila e Juvenal (Richarde); Paraguaio (Jarbas), Geninho (Neca), Pirillo (Orlando Vinhas), Vinícius e Zezinho.
Fluminense: Alude (Castilho), Duarte (Píndaro) e Chiquinho (Pinheiro); Waldir, Pé-de-Valsa e Jair; Reis, Zildo (Russo), Jerônimo, Zé Henrique (Orlando ‘Pingo de Ouro’) e Joel.
Fontes: A Imprensa, Jornal dos Sports e Correio da Manhã.
Saudações Botafoguenses
Enviar um comentário