sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Virada para empate: Botafogo 5x5 Carlos Renaux

.

O nosso amigo Geninho Moreira reencaminhou para o Mundo Botafogo uma matéria muito interessante. Não se trata de uma virada completa, porque não ganhamos o jogo, mas trata-se de recuperar de 1x5 para 5x5, placar final. Então fiz pesquisas e, a partir da notícia de Roberto Alves no Diário Catarinense enviada pelo nosso amigo, foi possível reconstituir uma tarde notável ocorrida em Santa Catarina.

Na tarde de 30 de Março de 1958 o Botafogo jogou em amistoso contra o Carlos Renaux, clube de Santa Catarina. O Clube Atlético Carlos Renaux é uma agremiação da cidade de Brusque, em Santa Catarina, cujo nome se deve ao empresário Carlos Renaux, patrono do clube e da cidade, o qual possuía uma fábrica de lanifícios.

O C. A. Carlos Renaux foi fundado em 14 de Setembro de 1913, disputou 33 campeonatos estaduais de Santa Catarina e foi campeão do Estado em 1950 e 1953. Hoje designa-se Sport Club Brusquense.

O empresário Carlos Renaux decidiu patrocinar uma excursão do Botafogo a Santa Catarina, durante a qual o Glorioso jogou com o Carlos Renaux a 30 de Março de 1958 (empate de 5x5) e com a Seleção de Santa Catarina a 1 de Abril de 1958 (vitória de 5x1).

A excursão teve imensa “repercussão em todo território catarinense e a nível nacional. Caravanas de diversos municípios se dirigiram para Brusque, onde mesmo com a construção de mais uma arquibancada provisória, não foi suficiente para a multidão de espectadores” (arquivodeclubes.com).

Todos queriam assistir às jogadas dos famosos comandados de João Saldanha: Didi, Nilton Santos, Garrincha, Quarentinha… Na verdade, o Estádio Augusto Bauer, em Brusque, ficou superlotado na tarde de 30 de Março e a partida tornou-se um vendaval de muitas emoções, sendo “considerada a partida mais emocionante que o Estado já teve. O Carlos Renaux chegou a estar vencendo por 5x1, mas a partida terminou empatada em 5x5” (idem).


Na foto aparecem nomes como o árbitro Antonio Viug, Garrincha, Gordinho, Paulo Valentim, Ivo, Mauri, Baião, Nilton Santos, Adalberto, Tomé, Esnel, Didi, Julinho, Beto, Mosimann e Cetale, Domício, Petruscky, Pampolini, Teixeirinha, Servílio, Agenor, Edson, Júlio Camargo, Quarentinha, Tesoura, Neivaldo, Rossi e Ademar. Só craques.


O andamento do placar foi inacreditável. O Carlos Renaux inaugurou o marcador através de Agenor aos 18’ e Julinho ampliou aos 21’. Quarentinha reduziu aos 25’, mas o clube local estava desenfreado e tornou a marcar por Teixeirinha aos 28' e em gol contra de Servílio logo a seguir. O primeiro tempo terminou com a vantagem do Carlos Renaux por 4x1.

Inacreditavelmente Petruscky fez 5x1 aos 13' e João Saldanha terá, então, chamado os jogadores dizendo-lhes:

“– Vamos ser goleados por um time de fábrica?”

Foi quando o Botafogo acordou. Edson aos 20' reduziu para 2x5 e a seguir para 3x5, enquanto Nivaldo e Didi acabaram por ditar o resultado final num sensacional 5x5.

A ficha completa do jogo é a seguinte:

Botafogo 5x5 Carlos Renaux
Gols: Agenor 18' 1ºT (0x1), Julinho 21' 1ºT (0x2), Quarentinha 25' 1ºT (1x2), Teixeirinha 28' 1ºT (1x3) e Servílio, contra (1x4); Petruscky 13' 2ºT (1x5), Édison 20' 2ºT (2x5), Garrincha 2ºT (3x5), Neyvaldo 2ºT (4x5) e Didi 2ºT (5x5)
Amistoso Interestadual
Local: Estádio Augusto Bauer; 30/03/1958
Juiz: Antônio Viug
Botafogo: Adalberto [1], Beto [4] (Ronald), Domício [2] e Nílton Santos [6] (Ademar); Servílio [3] e Pampolini [5]; Garrincha [7], Didi [8], Paulinho Valentim [9] (Rossi), Édison [10] e Quarentinha [11] (Neyvaldo). Técnico: João Saldanha
Carlos Renaux: Mosimann, Ivo Mayer, Baião, Tesoura, Gordinho, Esnel, Petruscky, Júlio Camargo (Vicente), Julinho, Teixeirinha e Agenor

Fontes
Boletim Interno do BFR (O Glorioso)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_Atl%C3%A9tico_Carlos_Renaux
http://www.arquivodeclubes.com/sc/carlosrenaux.htm
Roberto Alves, Edição online do Diário Catarinense, 01.10.2008

15 comentários:

Anónimo disse...

Um bom dia Rui,
Valeu pela atenção dada a mim.
Um abraço e saudações Botafoguenses.

Geninho

Jogo Aberto disse...

que venha a proxima fase da sul-americana,botafogo.

muito bom,essas histórias do Botafogo

Ruy Moura disse...

Oi, Geninho. Sempre à sua disposição. Gostamos ambos de histórias botafoguenses.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Oi, Léo. O Estudiantes é razoavelmente difícil, mas acessível se jogarmos com a nossa real categoria. Penso que o mais difícil poderá ser mesmo nas quartas-de-final. Esperemos chegar lá...

Saudações Gloriosas!

Déhh Flamengo disse...

uma pessoa que vai ao estadio e presencia um empate desse historico será um dia inesquecivel, nossa fantastico ir buscar um 5x1, heheh
blog show de bola, dizendo meu avô que esse quarentinha e didi jogavam demais..
um abraço

Ruy Moura disse...

Pode crer, amigo André. O Botafogo teve equipas fabulosas entre 1957 e 1968. Foram dez anos de craques atrás de craques. Coisa nunca vista no Brasil. Jogadores muito bons como Sicupira, Bianchini, Parada, Ferretti, e outros mais, ficavam no banco!... Imagina quem seris o reserva de Garrincha?... E o reserva de Didi?... E de Quarantinha?... E de Nilton Santos?... E de Jairzinho?... Eram craques titulares em qualquer outro time... Por isso iam saindo... à procura da titularidade...

Outro assunto: há jogos fantásticos!... Os de virada são fabulosos!... O último que vi foi há uns anos. O Atlético de Madrid (com o qual simpatizo) ganhava por 4x1 já na 2ª parte ao Barcelona e acabou perdendo por 5x4! Gostava de ter assistido, por exemplo, ao jogo Botafogo 6x5 Millonarios, um amistoso. Já imaginou 11 gols divididos entre um e outro?!?!?!... Futebol é mesmo uma caixinha de surpresas!

Saudações Esportivas!

Anónimo disse...

tambem gosto do atletico de madrid,alem do sporting,newcastle,racing club,torino,feyjnoord

Anónimo disse...

Rui, bela publicação! Muito bom!

ORGANIZANDO NOVAMENTE, UFA!

CARLOS RENAUX (SC) 5 X 5 BOTAFOGO(RJ)
Data: 30 / 03 /1958
Amistoso Interestadual
Local: Estádio Augusto Bauer
Juiz: Antônio Viug
Gols: Agenor, 18', Julinho, 21', Quarentinha, 25', Teixeirinha, 28' e Servílio (contra), no 1° tempo; Petruscky, 13', Édison, 20', Garrincha, Neyvaldo e Didi, no 2° tempo.
CARLOS RENAUX: Mosimann, Ivo Mayer, Baião, Tesoura, Gordinho, Esnel, Petruscky, Júlio Camargo (Vicente), Julinho, Teixeirinha e Agenor. Técnico: ?
BOTAFOGO: Adalberto, Beto (Ronald)Domício e Nílton Santos (Ademar); Servílio e Pampolini; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim (Rossi), Édison e Quarentinha (Neyvaldo). Técnico: João Saldanha
Obs: a escalação e gols do Bota, publicada no Boletim Interno do BFR (O GLORIOSO). São os detalhes!

Veja o Bota: a numeração seria esta, mas, Paulinho Valentim não gostava da 9 (nove). Aliás, ele não era conhecido como Paulo Valentim e sim como Paulinho Valentim. É só pesquisar que verás.

1- Adalberto, goleiro.
4- Beto (depois Ronald), hoje seria o lateral ou ala.
2- Domício, zagueiro.
6- Nílton Santos (depois Ademar), hoje seria lateral ou ala.
3- Servílio, quarto-zagueiro.
5- Pampolini, cabeça-de-área.
7- Garrincha, ponta-direita.
8- Didi, meia-direita.
9- Paulinho Valentim (depois Rossi), centro-avante. E por que Paulinho Valentim? Por causa do outro Paulinho, o Omena, ex-Madureira, que atuou entre fevereiro de 1954 e março de 1956, no Fogão, Seis Bocas! Esse time gostava de enfiar 6 (seis) nos adversários, principalmente em decisão, valeu?
10- Édison, meia-esquerda.
11- Quarentinha (depois Neyvaldo), ponta-esquerda.

Que tal? Em? Bela pesquisa! Não?

BOTAFOGO, TUA ESTRELA SOLITÁRIA TE CONDUZ.

Saudações Botafoguenses.

Ruy Moura disse...

Rafel, já que falou nisso, vou expressar as minha spreferências de clubes:

Brasil: Botafogo (1º de todos!)
Portugal: Sporting (o 2º)

Simpatias:
RJ: Bangu (fui fã dos excelentes times de 66-68)
MG: Cruzeiro (fui fã do Tostão)
SP: Santos (tive horror deles nos anos 60, mas agora não)
Espanha: Atlético Madrid
Inglaterra: Arsenal
Itália: Milan

E chega!... rsrsrs...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Meu querido amigo 'anónimo', peço-lhe que deixe o nome sempre que comenta, porque fico na dúvida se é o Auriel ou o Pedro.

OK!... Eu vou organizar outra vez! Ufa... rsrsrs...

Entretanto, tenho as outras publicações preparadas para continuarem a entra no blogue: várias sobre 'Inaugurações' e várias sobre 'Excursões' [aqui ainda me faltam os detalhes das excursões de 1954 (6ª) e 1955 (7ª) - tenho as 4ª e 5ª para publicar com as vossas referências como fonte, e também a 8ª (1956)]

Se me enviar os detalhes de 1954 e 1955 era excelente.

Só estou com um problema: enviaram-me alguns jogos BFRxFlu, que parece que não foram publicados pelos jornais, mas não sei como enquadrá-los. Dá-me alguma sugestão relativamente à 'etiqueta' em que devo fazê-lo?...

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Quais são jogos (dia, mês e ano), por favor, que não foram publicados pelos jornais?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ruy Moura disse...

Você enviou-me as fichas técnicas desses quatro jogos:

- BOTAFOGO 6x2 FLUMINENSE; Data: 09/Agosto/1908
- BOTAFOGO 2x0 FLUMINENSE; Data: 17/Julho/1946
- BOTAFOGO 5x2 FLUMINENSE; Data: 07/Agosto/1946
- BOTAFOGO 3x1 FLUMINENSE; Data: 15/Abril/1951

Mas não como classificar, isto é, em que rubrica e sob que título coloco tais resultados. Também não sei se são realmente importantes, se consagram alguma data especial ou não.

Quanto à excursão internacional de 1954: OBRIGADÃO!!!

Saudações Gloriosas

Ruy Moura disse...

Sobre a excursão de 1954 você não me enviou quem fez a pesquisa, ma sparto do princípio que a equipa é a mesma: Auriel, Pedro, etc. Publicarei, então, com os nomes da equipa habitual de pesquisadores, OK?...

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Rui,
A pesquisa é do time de sempre, as mesmas pessoas. Você já sabe.

Estas fichas tem nos jornais com certeza, parece-me que a dupla não publicou no tal livro, mas tudo bem. Nós não computamos os jogos de 1946 (reservas), os outros dois sim.


BOTAFOGO 6 x 2 FLUMINENSE
Data: 09 / 08 / 1908
Local: Rua Guanabara
Árbitro: Victor Etchegaray
Competição: Amistoso
Gols: Edwin Cox (4) e Flávio Ramos (2) p/o Botafogo; Costa Santos (2) p/o Fluminense
Botafogo: Coggin, Octávio Werneck e Mário Maia; Ataliba Sampaio, Viveiros de Castro e João Leal; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Edwin Cox, Raphael Sampaio e Emmanuel Sodré. Obs: Edwin Cox e João Leal (ambos do Fluminense) reforçaram o Botafogo.
Fluminense: V. Coimbra, W. Salmond e Félix Frias; Gulden, Nestor Macedo e Álvaro Werneck; O. Bueno, Octávio Simonsen, Costa Santos, Emile Etchegaray e Gustavo de Carvalho. Obs: Álvaro Werneck (do Botafogo) reforçou o Fluminense.
Nota: Era muito comum no amadorismo jogador de um clube atuar por outro, em amistoso.

BOTAFOGO 2 x 0 FLUMINENSE
Data: 17 / 07 / 1946
Local: Laranjeiras
Árbitro: Indisponível
Competição: Taça Afrânio Ribeiro (reservas)
Gols: 1° tempo - Botafogo 1 a 0, Geninho; Final - Botafogo 2 a 0, Demósthenes
Botafogo: Hugo, Dunga e Sampaio; Waldemar, Papetti e Cid; Antônio José “Pé-de-Valsa”, Antoninho, Oswaldinho, Geninho e Demósthenes.
Fluminense: Alfredo, Nanati e Hélvio; Vicentini, Amaury e Afonsinho; Pinhegas, Paulo, Guinda, Juvenal e Murilinho.

BOTAFOGO 5 x 2 FLUMINENSE
Data: 07 / 08 / 1946
Local: Laranjeiras
Árbitro: Walter Jacinto Muniz
Competição: Taça Afrânio Ribeiro (reservas)
Gols: Limoeiro (3), Oswaldinho e Demóthenes (Botafogo); Paschoal e Juvenal (Fluminense)
Botafogo: Oswaldo “Baliza”, Laranjeira e Dunga; Waldemar, Spinelli e Negrinhão; Antônio José “Pé-de-Valsa”, Limoeiro, Oswaldinho, Tim e Demósthenes.
Fluminense: Alfredo, Osny e Amaury; Vicentini, Telesca e Afonsinho; Murilinho, Paulo, Paschoal, Juvenal e Pinhegas.

Primeiro clássico em V. Redonda.
BOTAFOGO 3 x 1 FLUMINENSE
Data: 15 / 04 / 1951
Local: Sylvio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Jayme Teixeira Braga
Competição: Amistoso
Gols: 1° tempo - Botafogo 2 a 0 (Zezinho e Vinícius); Final - Botafogo 3 a 1 (Joel e Vinícius)
Botafogo: Osvaldo Baliza, Gérson e Nílton Santos; Rubinho (Araty), Ávila e Juvenal (Richarde); Paraguaio (Jarbas), Geninho (Neca), Pirillo (Orlando Vinhas), Vinícius e Zezinho.
Fluminense: Alude (Castilho), Duarte (Píndaro) e Chiquinho (Pinheiro); Waldir, Pé-de-Valsa e Jair; Reis, Zildo (Russo), Jerônimo, Zé Henrique (Orlando ‘Pingo de Ouro’) e Joel.

Fontes: A Imprensa, Jornal dos Sports e Correio da Manhã.

Saudações Botafoguenses

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...