segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Cupido Alvinegro


por LÚCIA SENNA, escritora e cantora
escrito para o blogue Mundo Botafogo

Não foi amor à primeira vista.  Não fui acometida por nenhuma seta fulminante que me atravessasse o coração e nem mesmo sininhos mágicos repicaram nos meus ouvidos. Ao contrário, o interesse foi chegando lenta e gradualmente...

 Apesar de ter nascido no país do futebol moderno, nunca torci por clube nenhum. As tardes de domingo, com a família ligada no canal dos esportes, assistindo com total resignação o América perder para qualquer que fosse o adversário, eram deprimentes. Meu tio era um abnegado torcedor e horas antes do Mecão entrar em campo, já tomava um comprimido de Lexotan para se proteger das fortes emoções que, infelizmente, não aconteciam. Ainda o vejo roendo as unhas com os olhos grudados na tela da televisão, os ouvidos colados no radinho de pilha e dizendo impropérios até à quinta geração, quando o time contrário marcava um gol. Testemunhei seu sofrimento, suas agruras e azedumes motivados pelas piadas e gozações de alguns familiares que, impiedosos, perguntavam-lhe: “Esse time ainda existe?”  O homem só faltava enfartar...

Eis que, em um dado momento, o América, jogando em casa, encheu-se de brios e, levado por uma pequena mas empolgada torcida, que das arquibancadas do Maracanã gritava “SAAAAAANNNGUE”, venceu o Corinthians por 1x0.  Jamais vi meu tio tão eufórico. Repetia, incessantemente, que aquela, sim, era uma goleada histórica!

Sempre considerei que amor é sentimento de alto-astral. E o futebol, ao menos na minha casa, era coisa pesada, sinônimo de tristezas e frustrações. Não, não queria isso pra minha vida. Talvez tenha sido essa a explicação mais plausível para o meu total desinteresse por esse esporte.

Estou jantando em um restaurante no Baixo Botafogo e fico irritada com o som alto da TV que transmite uma partida de futebol. Penso em reclamar com o gerente, mas desisto quando observo que todos estão ligadíssimos no jogo, mais parecendo uma torcida organizada. Eu seria voto vencido e me rendo à minha insignificância. Entre continuar irritada ou prestar atenção na partida, acho que é bem mais inteligente a segunda opção. E é o que faço.

A disputa acontece entre Flamengo e Botafogo. Não conhecendo as regras do futebol e mal fazendo a distinção da função de um zagueiro para a de um gandula, não entendendo nada sobre escanteios, faltas, tiros de meta, impedimentos e toda essa nomenclatura futebolística, fixo-me nas torcidas, pois de alegria entendo bem. Meu caso é com a festiva arquibancada.

A torcida do Botafogo me prende a atenção. Minhas cores favoritas, pelo simbolismo que contêm, são o branco e o preto. O branco, além de ser o símbolo da paz, é a cor da luz e, por feliz coincidência, o significado do meu nome.  Já o preto traduz elegância, dignidade e sofisticação. Que mulher não tem em seu guarda-roupa um pretinho básico a ser usado em momentos especiais?

Não é de admirar, portanto, que tenha ficado sufocada de emoção ao me deparar com aquele mar de torcedores alvinegros carregando no peito uma brilhante Estrela Solitária. A imagem não poderia ser mais exuberante. Além disso, no decorrer do jogo, noto que os torcedores têm uma postura de respeito diante dos adversários. Fico bem impressionada com o que observo.

Quando algo me sensibiliza, seja lá o que for, corro atrás de mais informações. E, então, saio em campo para buscar novos dados sobre o Botafogo.  Volto aos símbolos, minha paixão.  Aprendo que a Estrela Solitária é a madrugadora Estrela d’Alva. Ela, lá do céu, iluminava o caminho dos remadores botafoguenses que saíam, cedinho, para o treino matinal na Lagoa Rodrigues de Freitas. Não precisou de mais nada para fulgurar gloriosa na bandeira do clube.

A Estrela d’Alva, de tamanho esplendor, é o planeta Vênus. Sendo eu taurina, sou regida por Vênus, a deusa do amor. Mais uma feliz coincidência! Entusiasmada, continuo a pesquisa e me delicio ao saber que o Pato Donald é o mascote do time. Desde que me entendo por gente sou fã daquele pato de pavio curto e voz esganiçada. Mas Donald é também um pato-cidadão. Não abre mão de lutar pelos seus direitos, assim como os torcedores do Fogão. Que pato mais fofo... se pata fosse, queria ser a sua Margarida.

Manequinho – quem diria? – é outro mascote. Cresci admirando aquela interessante fonte situada em frente à sede do Bota. Mais uma coincidência.

Só agora, já de posse de toda essa fascinante simbologia, parto para conhecer a sua real biografia e a de seus famosos e inesquecíveis jogadores. Que história GLORIOSA!  O nosso blogue é, sem dúvida, a fonte de águas claras e límpidas, onde tenho vindo saciar a minha sede de informações sobre todos os pormenores desse admirável clube.

Atualmente não perco um jogo e, supersticiosa como qualquer torcedor botafoguense, visto a camisa do time, assisto a partida com os dedos cruzados, utilizo uma série de mandingas, sussurro preces e maldições e arrebento-me de contagiante alegria com os seus gloriosos gols.

Iniciei o texto afirmando que o Botafogo chegou na minha vida lenta e gradualmente. Foi chegando de mansinho, pé ante pé, sem fazer muito alarde e, quando dei por mim, já estava totalmente chamuscada pelo FOGÃO da paixão.

É, um cupido alvinegro flechou-me o coração... 

102 comentários:

Anónimo disse...

Lenta e gradualmente? Flecha no coração? Arco
Uma dúvida, com todo respeito à cronista,
Comandante mor dos teus sentimentos, um marco
Importante nos assuntos que pões em revista...
A mim, revelas, tens, para análise, pendor!

Soberana no que redige, alvos acertas
É brincas séria / divertida com o amor!
Nasceste na floresta, sobrevives do instinto,
No farfalhar das folhas, no decorrer das festas,
A, do rio, sereia fugidia, não minto!

Sérgio Sampaio,
www.umpoetinha.com.br


Anónimo disse...

Lúcia!
Que crônica! Campeã! Gol de placa, minha cronista gloriosa!
Tu és o máximo!
Rodrigo

Anónimo disse...

Lúcia
Essa é pra beijar e guardar dentro de um porta- joias. Eu , que sou botafoguense desde que nasci, li de um fôlego só. A estrela D' Alva ficou ainda mais brilhante no teu glorioso texto.
Estamos todos de parabéns!
Um beijão do Milton

Anónimo disse...

Errata: "rediges" ao invés de "redige" no primeiro verso da segunda estrofe!
Defeito de revisão.
Desculpem-me!

Anónimo disse...

Lúcia Senna,
Crônica excelente. Completa. Deves ter feito uma boa pesquisa para escreve- la. Gostei da parte lúdica dos simbolismos. Nossa bandeira é mesmo linda de morrer. Também fui alvejada por um cupido alvinegro.
E há muito tempo...
Parabéns.
Beijos
Marlene

Anónimo disse...

Amiga,
Se eu não fosse botafoguense, passaria a ser depois da tua crônica. Está bonita demais!
Prosa poética, rica em conteúdo e em informações pra lá de relevantes.
TATY

Anónimo disse...

Lúcia,
Diferentemente de ti, fui flechado pelos teus quitutes literários muito rapidamente.
Abro o blog e corro atrás de ti. Hoje, mais uma flecha atravessou-me em cheio. Que venham muitas e muitas outras certeiras como a desse CUPIDO ALVINEGRO.
Gabriel, um fã entre tantos.

Anónimo disse...

Taí, não sabia que a nossa brilhante estrela solitária é a estrela DALVA e menos ainda que a estrela DALVA é o planeta Vênus. Vivendo e aprendendo. Com os teus textos a gente se diverte e , de quebra, aprende coisas bem interessantes.
Valeu, GLORIOSA
Beijos da CHESCA

Anónimo disse...

Nosso GLORIOSO ganhou uma GLORIOSA cronista!
Mais um gol de bicicleta !
Grande abraço.
Um adimirador anonymous RSRSRS

Anónimo disse...

Lúcia,
Você é luz, Estrela e luar.
Você é manhã de sol, tarde iluminada e noite repleta de magia.
Tudo isso coberto por uma nuvem de notas musicais e arranjos os mais arrojados e incomuns.
Com o as notas musicais, você é infinita.
Paulo- músico

Anónimo disse...

Oi, Lu
Sempre encontro mil afinidades e coincidências ao ler as crônicas.
Sabes que o meu pai também era torcedor fanático pelo América?
Me diverti demais quando comentas sobre o teu tio choramingando pelos cantos inconsolável.
Quanto ao texto é de primeira qualidade e isso já não é mais nenhuma novidade: " sério e divettido" como bem destacou o poetinha do blog.
Beijos da Isabel.

Anónimo disse...

Alguém aqui falou em " quitute literário " e eu ,sendo nutricionista , não posso deixar de registrar a expressão que achei muito bem colocada. Tu és mesmo digestiva. Rsrsrs
Funcionas assim como um chá de hortelã, calmante e digestivo, depois de uma pesada rotina nessa nossa selva de pedra.
És , assim como as tuas crônicas, simplesmente imprescindível!
Clara - nutricionista.

Anónimo disse...

Lúcia,minha querida
Vamos ter que disputar o Pato Donald. Ele é mesmo um pato muito sexy , com aquela voz rouca e metido a machao. Mas é também muito romântico com a namorada e esse conjunto de características faz dele um pato irresistível!
Portanto, vamos arregaçar as mangas e brigar pelo seu amor.
Quem ganhar será a sua eterna MARGARIDA. Topas o desafio?
Não poderia ser outro o mascote do nosso amado BOTA. Rsrsrsrs
Eliza

Anónimo disse...

Lúcia Senna,
Fizeste uma crônica muito interessante sobre o nosso Botafogo.
Foste fundo no assunto. A simbologia da nossa bandeira é belíssima e o texto muito minucioso. Viajaste pelos mares, com os nossos remadores,olhaste para o céu e viste a estrela D' Alva, nosso símbolo maior, foste atrás dos mascotes e nos devolveste todo esse universo com o brilho da tua luz.
Parabéns, Rainha Estrela Mágica!
Tadeu

Anónimo disse...

Quanta inspiração, minha amiga!
Tudo bem que o GLORIOSO é altamente inspirador, mas no teu texto ele, se é possível, fica ainda mais reluzente.
Beijos. Eliana.

Anónimo disse...

Minha cronista arretada,
Fiquei entusiasmado com o que escreveste sobre o Botafogo.
Não vou dizer que não existam crônicas boas sobre o Bota. Existem, claro! Muito boas, até! Mas, minha rainha arretada, tu tens um não sei o quê, que empolga a tua torcida do blog. Ganhamos " lenta , mas gradualmente " , uma cronista/ torcedora da primeiríssima divisao.
Palmas pra ti.
De um torcedor igualmente arretado!

Anónimo disse...

" FOI chegando de mansinho, pé ante pé e quando dei por mim, já estava chamuscada pelo FOGÃO DA paixão ".
Destaco essa apaixonante afirmativa.
Só quem tem o coração alvinegro é capaz de entender esse texto na sua integridade.
Salve a nossa cronista maior.
João Martini

Anónimo disse...

Manequinho, muito bem lembrado, é um mascote bem carioca. Carioca da gema! Desde pequenininha gostava de ve- lo bem de pertinho e pedia colo pro meu avô, que curtia tanto quanto eu. Depois, a cada Vitória do FOGÃO, ele aparecia com a camisa alvinegra. Pronto. Foi o bastante para me tomar de amor pelo clube, que hoje é uma das minhas grandes paixões. Parabéns pelo estilo charmoso e cheio de graça.
Mariana Alvinegra rsrsrs

Anónimo disse...

Crônica digna do nosso FOGÃO!
Palmas pra você!

PCORRÊA disse...

Por absoluta falta de tempo e pelas pedras da vida não pude mais visitar o blog e em especial essa ♕ e maga das palavras.
Bom Botafoguense não sou de clube, sou botafoguense por residência mas confesso que não fosse tricolor, seria botafogo, face minhas raízes no bairro desde o antigo Colégio Acadêmico ali na Rua Humaitá 50 onde hoje é um prédio. Na época o professor de educação física do colégio Luíz Henrique era preparador físico do Botafogo e como fazia parte da equipe do colégio, era ali em General Severiano que nosso professor sempre nos levava. Guardo até na memória o gol que fiz dando a vitória ao meu colégio e a taça intercolegial bem ali no gramado histórico.

E óbvio que essa ♕ como ela termina essa mais bela construção de emoções dizendo que "um cupido alvinegro flechou-me o coração" Você fez o mesmo comigo me trazendo lembranças, saudades e de um tempo que apenas levo em minha memória.

Parabéns ♛ você é um celeiro inesgotável de emoções, percepção de detalhes, sentimentos mil e que como uma fada das palavras constrói cada frase com suas palavras como se fosse algo simples tipo... montar um Lego.

Amei voltar aqui e reler mais esse seu magnífico texto.

Saio com emoção pura e agradecido a você.

PARABÉNS

Anónimo disse...

A crônica é um primor , desde o bem bolado título até a espetacular imagem da Rocha, em formato de coração, fechada. É criatividade para todos os lados. Bonito demais!
Nosso Glorioso merece...ah, se merece!
Luciana.

Anónimo disse...

Lúcia, minha prima
A crônica é excelente, mas como falar do Botafogo sem falar do GARRINCHA, maior jogador de todos os tempos? O nosso " anjo das pernas tortas "?
Como a crônica está muito boa,
você está desculpada. Fica a sugestão para escrever uma só sobre o GARRINCHA. Daria uma crônica e tanto.
Beijos.

Anónimo disse...

Também eu me apaixonei pelo Botafogo aos pouquinhos. E hoje é uma paixão. Não perco um só jogo sequer. Quando não vou assistir no estádio, vejo na TV. O Botafogo tem uma história muito bonita e você conseguiu passar toda essa beleza no seu texto. Bacana, Lúcia!
Edna FOGAO rsrsrs

Anónimo disse...

Como você, fico encantada com a torcida do BOTA. Não tem nada mais emocionante.Adoro ver a nossa bandeira linda , tremulando na arquibancada. É festa MAGNÍFICA!
Tua crônica também é uma festa para os nossos olhos, nossos ouvidos e nosso paladar...ja que lendo os comentários- adoro ler os comentários- alguém disse que adora teus quitutes literários e que és digestiva. Rsrsrs
Bem engraçado rsrsrs
Beijos, amiga
Betina

Anónimo disse...

Gosto muito das crônicas da Lúcia, pois são bem encadeadas , bem humoradas, tem um ritmo marcante e informativas. Mesmo sendo torcedor do Botafogo, confesso que aprendi muito com as informações trazidas pela cronista. E tudo escrito com leveza e criatividade, suas marcas registradas. Pra você, tiro o meu chapéu pelo talento de escrever fácil e de modo extremamente agradável. E como é difícil escrever fácil.
Grande abraço
Marcelo

Anónimo disse...

Tive que rir com a história do teu tio vibrando com a " goleada " do América no Corinthians: placar de 1 a 0. Genial! Rsrs
A crônica está recheada de fatos engraçados. A outra coisa que me fez rir muito foi a tua confissão que , no início do teu interesse por futebol , não conseguias distinguir um atacante do gandula. Eu também era assim...
Hoje sei tudo e um pouco mais. BOTAFOGO me incendiou de vez .
FOGÃO é fogo !

Anónimo disse...

Lúcia Iluminada, teu nome já diz tudo: LUZ.
Vais além de lindas crônicas.
Sou - te grato pelos bons conselhos sobre meu nome, que me fez acabar com muitas das minhas angústias.
Obrigada,
Alceglan

Anónimo disse...

Acredito mesmo que és uma grande bruxa cheia de mágicos poderes.
Teus escritos são repletos de uma certa magia e nos encanta a todos.
Uma feiticeira / torcedora do GRANDIOSO? SENSACIONAL. Que venham as mandingas, as bruxaria, os feitiços! FOGÃO adora um Caldeirão flamejante. Coisas nossas, sem grandes explicações. Rsrs

Anónimo disse...

Minha butterfly alvinegra
Foi com surpresa que li a tua crônica sobre o Botafogo. Eu que te conheço há tanto tempo, sei que nunca foste torcedora de time nenhum.Alias , sempre foste avessa a futebol. Recebo com alegria a boa nova. Bom deixar entrar em nossas vidas paixões novas, amores novos, novos interesses. Isso, acima de qualquer coisa, é VIDA. E vida é o que pulsa em cada poro teu.
Ando sem grandes novidades pra te contar. Rotina, apenas. Mas estou em paz! Que sigas encantando com tuas crônicas e jogando confetes de colorida alegria que é o que sabes fazer de melhor. Beijos, butterfly querida!
Rachid

Anónimo disse...

Lúcia,
A crônica sobre o Bota já estava demorando a chegar.
Cronista do Mundo Botafogo, o tempo passando e nenhuma linha sobre o FOGÃO, pensava eu...
Agora te redimiste de vez. Mergulhaste fundo e do mergulho voltaste GLORIOSA.
SANDRO

Anónimo disse...

Bom gosto na escrita.Capricho a toda prova. Peças que se encaixam com perfeição. Comparo suas crônicas com aquele vinho delicioso e que cai redondinho, redondinho...
Meu abraço,
Édson

Anónimo disse...

Amigona,
Que máximo!
Eu que amo o Bota fiquei feliz da vida ao saber que o CUPIDO ALVINEGRO te flechou ! Amei o texto.
Beijos da Beth

Anónimo disse...

Você tem uma espécie de Faro para saber no que seus leitores estão interessados em ler. Sinto isso! Pelos comentários percebemos a afinidade que existe entre você e seus leitores. Isso é muito legal.
Vocês parecem ser cúmplices e parceiros. Seu extraordinário sucesso , penso eu, nasce dessa forte intuição de escrever sobre temas que os " parceiros " estão pedindo, ainda que inconscientemente. Não sei se me fiz entender. Enfim....
Abraço do AMAURY

Anónimo disse...

A primeira parte da cronica que falas sobre tua familia e, especialmente do teu tio, torcedor abnegado do America , é muito divertido. Escreves com maestria e sou capaz de visualizar perfeitamente o cenário. Que leitura gostosa, Lúcia.
Sobre a crônica, é ótima até a última palavra. Genial o título e a foto é deslumbrante.
Márcia do IBC

Anónimo disse...

Comecei a frequentar o blogue com o objetivo de ler tuas crônicas.
Não posso negar que além das crônicas, comecei a me interessar por outras publicações também.
Nesse processo , uma simpatia pelo Botafogo nasceu. Nada além de uma simpatia. Quem sabe , um dia, serei
Flechada pelo cupido alvinegro? Rsrsrs
Beijos , minha prima
Lulu

Anónimo disse...

Sem dúvida, um grande momento da cronista. Texto inteligente , informativo e ,sobretudo, iluminado.
Duas estrelas juntas não poderia ser diferente.
Parabéns, Lúcia Senna

Anónimo disse...

Confesso que não sou muito de futebol, mas aprecio uma boa partida, com ótimos jogadores. Falar em Botafogo é lembrar sempre do Garrincha, considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. Os jogos que sempre assisto é do Brasil, gosto de ver as partidas com os melhores dos melhores, nunca perco a "Copa do Mundo". A única coisa que me causa tristeza é o fanatismo, não só do futebol como também do religioso ou político ou qualquer outra coisa. Como seria bom poder ver a família, as crianças, os outros jogadores juntos com alegria, amor, divertimento assistir o futebol sem rancor,brigas... Sua crônica como sempre é excelente,instrutiva e divertida. Bjs Sonia Costa

Anónimo disse...

Que bela notícia! Então a nossa cronista acabou por se render ao charme do FOGÃO. Parabéns duas vezes: pela crônica e pela flechada bem dada do CUPIDO ALVINEGRO.
Abraços,

Anónimo disse...

Dia tranquilo, feriado e aproveito o momento para abrir o blog, com toda a calma do MUNDO. Leio algumas matérias, todas excelentes, e de repente meus olhos faíscam diante de uma imagem de um coração flechado.
E , em seguida, um título interessante. E, na sequência, um nome : LÚCIA SENNA.
Li a primeira frase do texto que já me deixou curioso. Afinal, de que se tratava, exatamente, aquela crônica? Paixão arrebatadora por um homem? Não. Ela havia se apaixonado pelo GLORIOSO e conta essa história com muita graça e criatividade.
Leitura ideal para um feriado. Enquanto os jornais da cidade só trazem notícias alarmantes, Lúcia é calmante. Gosto de sua escrita charmosa e inteligente que pega a gente pelo pé e que nós atrai como abelha no mel.
Felicito- te oh, GLORIOSA RAINHA CRONISTA!
TE abraça, RUBENS.

Anónimo disse...

Botafogo, com muita alegria, ABRE ALAS para a grande cronista RAINHA DO MUNDO BOTAFOGO, passar.
Certamente a Lúcia chega para colocar mais lenha na Gloriosa fogueira do nosso FOGÃO.
BEM VINDA, SEJAS.
CARLOS EDUARDO.

Lúcia Costa disse...

Oi, Rodrigo
Essa tua mensagem levanta a moral de qualquer um.
Maravilha! Obrigada e um grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Dentro de um porta- jóias eu, sim, tenho que te guardar, querido e precioso amigo.
Obrigada pelo carinho,
Beijos

Lúcia Costa disse...

Acho que o teu Cupido Alvinegro tem nome: MILTON KKKKK
Beijos, minha querida

Lúcia Costa disse...

Oi, Taty
Nosso Botafogo tem uma bela história a ser contada. O difícil foi tentar resumi-la dentro de uma crônica. Claro que não foi possível. KKKKK
Valeu, amiga
Bjs.

Lúcia Costa disse...

Flechado pelos meus quitutes literários, Gabriel ? Essa frase chega a mim com sabor da poesia de Mário Quintana, meu preferido. Muito GIRO teu comentário. ADOREI!
Grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Oi, CHESCA
Agora já sabes que aquela linda estrela que gosta de acordar cedinho para brilhar solitária no céu e, assim evitar concorrências, é a famosa Estrela DAlVA - símbolo maior do Glorioso Botafogo.
Beijos, garota!

Lúcia Costa disse...

Obrigada, caro leitor,pela simpática mensagem.
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Oi, Paulo
Infinita é a tua criatividade ao escrever teus poéticos comentários.
Só tenho a te agradecer pela beleza e suavidade do texto.
Muito obrigada e um grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Isabel,minha querida
Então, além da minha família, o América também contava com a dedicação de teu pai?
Que grande coincidência! Coisa rara é ainda encontrar torcedores do América por aí.
Grandes e apaixonados torcedores! KKKK
Obrigada, Bel, teus elogios são muito importantes pra mim. Beijos.

Lúcia Costa disse...

Tu és ótima! Quer dizer que me achas " digestiva"? Isso é uma maravilha, principalmente quando dito por uma grande nutricionista, como tu. Creia, estou deliciosamente empanturrada de doces e saborosos elogios.
Valeu, amiga! Beijos.

Lúcia Costa disse...

Desafio topado, Eliza. A briga vai ser feia. Mas, pensando bem, não seria melhor deixar que o DONALD escolhesse com quem quer ficar? Ou preferes partir para o ataque corpo a corpo? Só não vale puxar cabelo, pois fico logo com dor de cabeça e abandono o ringue. Tudo bem? Regras estabelecidas é só, então, marcar a data da luta. KKKKK
Beijos de paz ! KKKKKK

Lúcia Costa disse...

Obrigada, TADEU, por me devolveres o texto repleto de purpurinas , confetes e serpentinas. Deixaste, com os teus comentários, o meu coração em festa. E festa de carnaval, que eu tanto adoro!
Grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Tens toda razão: o GLORIOSO é inspiração pura! Agora, se eu o tornei " ainda mais reluzente" , ai já é generosidade da amiga. KKKK
Obrigada, Eliana
Beijos.

Lúcia Costa disse...

Meu torcedor arretado,
Teus comentários são fantásticos! És muito espirituoso e pareces estar sempre de bem com a vida. Admiro muito essa tua característica. Portanto, devolvo as palmas pra ti. E obrigada pelas constantes visitas.
Um abraço,

Lúcia Costa disse...

Pois é, João. O Botafogo foi chegando lentamente mas quando finalmente chegou, chegou chegando e dominou-me por inteira. Agora, estou entregue e ...feliz!
Obrigada pelo ótimo comentário.
Abraços.

Lúcia Costa disse...

Gostei do sobrenome : MARIANA ALVINEGRA KKKKK
Sabes, MARI, precisei fazer uma pesquisa básica para escrever a crônica. E, como tu, também pensava que o MANEQUINHO era carioca da gema. Fiquei de queixo caído ao saber que o danadinho nasceu em Bruxelas e é o símbolo mais significativo da cidade. Só em 1906, o nosso MANEQUINHO foi esculpido por BELMIRO DE ALMEIDA, tendo como modelo o de BRUXELAS. A história é longa e interessante. Vale à pena conferir.
Beijos, querida. E obrigada pelo comentário.

Lúcia Costa disse...

Obrigada, caro leitor.
Abraços

Lúcia Costa disse...

Oi, Luciana
As imagens que acompanham as crônicas são sempre de muito bom gosto,além de criativas.São escolhidas a dedo pelo nosso editor Ruy Moura - um grande caçador de imagens.Não há dúvida que elas funcionam como um grande chamariz, enfeitando com muito charme os meus textos. No MUNDO BOTAFOGO tudo é feito com carinho e dedicação Nossos leitores merecem o melhor.
Beijos, querida.

Lúcia Costa disse...

Tens razão, prima. O Garrincha não poderia ter ficado de fora. Mas hás de convir que nem o BOTAFOGO nem o GARRINCHA, cabem em uma crônica. Teria que escrever uma Enciclopédia e , pra isso, confesso, que ainda não estou preparada. KKKKKK
Mas a crítica foi muito pertinente. Bola fora!
Beijos, querida.

Lúcia Costa disse...

Oi, Edna
Que bom que gostaste da crônica. Escrever sobre o Botafogo não é muito fácil, pois tem uma história tão bonita, que tive uma espécie de insegurança de não conseguir passar para o papel tamanha beleza. Fácil, então, não posso dizer que tenha sido. Fascinante, com certeza!
Beijos, querida

Lúcia Costa disse...

Oi, Betina
A festa da arquibancada é tão bonita quanto a festa dentro do campo. Por vezes, até mais. A bandeira é de uma beleza incomum, principalmente quando sabemos o porquê de cada símbolo. Aí, fica emocionante.
Emocionante, também, são os comentários de todos vocês. Fico com o coração saltitante de incontida alegria. Apareça mais vezes, BETINA. Bom ti ter por perto.
Beijos, querida.

Lúcia Costa disse...

Não poderias ter me dado elogio melhor : " E COMO É DIFÍCIL ESCREVER FÁCIL ".
Acho que o sonho de toda gente que escreve é apresentar ao leitor um texto agradável e com uma escrita não rebuscada, ou seja: fácil! Se, como dizes, estou conseguindo esta façanha... ah, que bom!!!!
Obrigada , Marcelo. Teu comentário me deixa super animada. Abraços.

Lúcia Costa disse...

Pronto, resumiste muito bem : FOGÃO É FOGO!
E adoramos ser queimados por essas labaredas GLORIOSAS ! KKKKK
Que pena não saber teu nome...
Enfim... Grande abraço, caro leitor!

Lúcia Costa disse...

ALCEGLAN
Não imaginas o quanto fico feliz ao saber que , de alguma forma, te ajudei na recuperação da tua autoestima. Parabéns, pois o mérito é todo teu.
Continuo torcendo muito por ti!
Grande abraço e felicidades.

Lúcia Costa disse...

Podes acreditar, pois sou mesmo!!!! KKKKK
Que venham os times todos, pois as minhas mandingas são super poderosas e o nosso GLORIOSO será cada vez mais GLORIOSO! FOGÃO nas cabeças!!!! Avante, Jair Ventura. Ninguém mais te segura !!!! KKKKKK
Abraços Alvinegros.

Lúcia Costa disse...

Meu amigo querido,
As coisas mudam, Rachid! E como mudam... E mudam pra melhor!De repente, me vi apaixonada pelo Botafogo. Deves ter ficado bem surpreso, pois sabes que nunca liguei a mínima para futebol. Mas a vida é cheia de novidades e isso é fascinante. Adoro saber que estás bem e em paz. Andaste meio sumido... algum problema? Não sumas, por favor! Obrigada, amigo, pelas tuas tão carinhosas palavras.
Beijos saudosos da BUTTERFLY

Lúcia Costa disse...

Não, Sandro! A crônica chegou na hora certa. Como deves ter lido, o BOTA foi chegando na minha vida lenta e gradualmente. Por isso, reafirmo que o texto chegou no momento exato. Escrever sobre o BOTA sem o fogo da paixão, é furada. KKKK
Bem... já me redimiste mesmo? Então, tudo ok! KKKK
Grande abraço, SANDRO.

Lúcia Costa disse...

"Vinho delicioso que cai redondinho, redondinho"
Fico até meio "grogue" de emoção , com teus estimulantes e gostosos elogios.
Obrigada, Edson e... um brinde à vida!!!

Lúcia Costa disse...

Oi, Betinha
É, flechou mesmo e a seta ficou cravada no coração. Será por isso que ando tão feliz e saltitante? SERÁ? Mistérios de Cupido.

Ruy Moura disse...

História do Manneken Pis / Manequinho:

https://mundobotafogo.blogspot.pt/2011/04/historia-do-manequinho-i.html?q=manequinho
https://mundobotafogo.blogspot.pt/2011/04/historia-do-manequinho-ii.html?q=manequinho

E ainda:
https://mundobotafogo.blogspot.pt/2007/12/manequinho-o-irreverente.html?q=manequinho
https://mundobotafogo.blogspot.pt/2010/11/manequinho.html?q=manequinho

Abraços Gloriosos.

Lúcia Costa disse...

Oi, Amaury
Acho que entendi. Em outras palavras: EU SOU O MÁXIMO ! KKKKKKK
Brincadeiras à parte, teu comentário é muito interessante e me faz pensar. Tomara que estejas certo na tua avaliação. O que sei é que tenho recebido muitas mensagens positivas e cheias de entusiasmo dos leitores do blogue. Sou muito agradecida a todos vocês que me deixam acreditar que estou trilhando o caminho certo.
Obrigada e um grande abraço

Lúcia Costa disse...

Vendo de longe e depois de tanto tempo é mesmo muito divertido. Mas,naquela ocasião, era barra pesada. Ninguém podia rir e nem mesmo fazer qualquer tipo de brincadeira. O cenário era assustador ! KKKKK
A foto, Márcia, foi escolhida pelo RUY MOURA. O crédito é todo dele. Já , em relação ao título, fico com o crédito. KKKKK
Teus elogios me fazem muito bem. Sendo artísta plástica, tens uma sensibilidade super apurada. Valeu, amiga! Beijos.

Lúcia Costa disse...

Lulu, minha querida
Devo te alertar que simpatia é quase AMOR. Acho que já foste flechada e ainda não percebeste. Esses CUPIDOS de hoje em dia, chegam sem avisar e , donos de uma tecnologia toda especial, nos flecham e só percebemos tempos depois, quando do nada, ficamos roendo as unhas e fazendo mandingas ao assistir a um dos jogos do BOTA. Pronto, é o primeiro sinal inequívoco. FOmos flechadas! KKKKK
Beijos, LULU

Lúcia Costa disse...

Obrigada, caro leitor ( ou será leitora ?)
Esqueceste de te identificar...
Tudo bem, fica pra próxima .
Abraços

Lúcia Costa disse...

Acabo de me render ao GLORIOSO ! Agora , faço parte da torcida mais animada e festiva do mundo. Obrigada, ANONYMOUS, e saia do anonimato de uma vez, ok? KKKK
Mas se quiseres permanecer assim, sem problema. É apenas uma sugestão.
Grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Oi, Sonia
E o Garrincha acabou ficando fora do texto... Imperdoável! Enfim, errar é humano e o nosso GARRINCHA há de perdoar essa pobre e infeliz pecadora. KKKKK
Concordo que o fanatismo é algo que deve ser combatido a todo custo. Não combina, de forma alguma, com a filosofia do esporte. Aliás, FANATISMO não rima com coisa alguma. É uma palavra que adoraríamos vê-la fora dos futuros dicionários por total falta de uso.
Obrigada, minha amiga, sempre tão presente no MUNDO BOTAFOGO e na minha vida de cronista. KKK BEIJOS

Lúcia Costa disse...

Que texto mais inspirador, Rubens! É quase uma crônica sobre a crônica. Te dou toda razão sobre a nossa cidade, tão bela e tão perigosa. Precisamos encontrar formas de nos resguardar , um pouco que seja, das notícias , cada vez mais terríveis , publicadas nos jornais e na mídia como um todo. Se consideras as minhas crônicas, verdadeiros " CALMANTES", vou logo te dizendo que podes fazer uso à vontade, pois não há nemhuma contraindicação. KKKKK
De resto, só te agradecer pelas bonitas e incentivadoras palavras.Um grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Que linda recepção, Carlos Eduardo! Sim, vamos juntos colocar mais lenha nessa GLORIOSA fogueira, para que ela permaneça sempre "altiva a tremular ". Acabo de chegar e já me sinto fazendo parte dessa seleta torcida botafoguense, verdadeiro patrimônio do clube mais ético do Brasil, quiça do MUNDO!
Obrigada pela calorosa recepção. Grande abraço!

Lúcia Costa disse...

Foi com grata surpresa que recebi teu comentário. E que comentário!Voltaste no tempo e nos trouxeste um pouco da tua vida escolar no Bairro de Botafogo. É sempre um pouco melancólico reviver antigas lembranças de um pasado distante e que nos deixou saudade.
Fico feliz com a tua volta e torço para que as coisas se normalizem na tua casa.
Gostei imenso da mensagem postada. Obrigada pelo carinho de sempre. Abraços.

Lúcia Costa disse...

Sérgio,
És fonte inesgotável de água pura e cristalina
Nos teus versos, cabem florestas, rios e até a mitológica sereia
Encanta-me a tua incrível afinidade com as palavras. Falo sério, creia!

Anónimo disse...

Lúcia, querida
Após ouvir atentamente sua crônica " CUPIDO ALVINEGRO", me emocionei tanto - botafoguense sofrida, por dois - que, imediatamente pedi a SÉRGIO, uma cópia para que eu a guarde permanentemente na minha carteira de documentos. Somente com poucos será compartilhada, como botafoguenses discretos costumam ser. Obrigada de coração. Beijo carinhoso.
NEUZA

Anónimo disse...

Há décadas nos conhecemos e eu nem desconfiava que você era Bota. Diverti-me muito com mais essa crônica bem humorada e apaixonada! Bjs. Maria Inês

Lúcia Costa disse...

Mas eu não era, amiga. Nunca fui torcedora de time nenhum, bem sabes.
Aconteceu " lenta e gradualmente" Kkk. O responsável por essa mudança foi um charmoso CUPIDO ALVINEGRO e suas setas envenenadas de doce paixão. Cravou as flechas no meu coração e me deixou com olhos em bico. Kkkk
Valeu, amiga querida.
Bjs.

Lúcia Costa disse...

Oi, Neuza
Fico muito feliz com a tua mensagem. É uma honra saber que queres guardar a crônica na tua carteira de documentos.
E, olha, podes mostrar para quantos quiserem ler , pois ser torcedor(a) do BOTAFOGO é glorioso para todos nós.
Outro beijo carinhoso.

Anónimo disse...

Querida, Lúcia
Ao tomar conhecimento da sua crônica, como não poderia deixar de ser, mais uma vez deparo-me com escritos seus em que denotas capacidade ímpar em traduzir seus sentimentos em palavras.
Não em palavras comuns, antes em prosa e verso. Traduzes, não só teu amor pelo desporto, mas também sua capacidade de pesquisa à traduzir pleno comhecimento digno dos mais apaixonados desportistas, apaixonados colunistas voltados mormente para o footbol, voltados, em particular, para o glorioso BOTAFOGO de footbol e Regatas.
Parabéns, amiga!

Anónimo disse...

Obrigada, Ruy Moura pelas boas " dicas " que me deste, enviando-me os links sobre o nosso ( e, já não tão nosso...) Manequinho. Muito imteressante todo o trajeto do "garotinho" até chegar ao Rio e ser esculpido por BELMIRO DE ALMEIDA, escultor de quem nunca havia escutado falar antes. Fico grata pois adquirir novos conhecimentos nunca é demais.
Um abraço.

Ruy Moura disse...

Sempre à sua disposição, Mariana. O blogue serve mesmo para esclarecer e divulgar a nossa fantástica história tão original e dramática, tão criativa e gloriosa!

Grande Abraço Botafoguense!

Lúcia Costa disse...

Oi, Zezito
Foi muito prazeroso fazer uma pesquisa sobre o nosso Glorioso, pois , na verdade , sabia muito pouco sobre o significado dos símbolos existentes na bandeira. E à medida que ia descobrindo os significados, mais queria vasculhar. Foi uma" viagem " muito interessante e repleta de ludicidade. Teu comentário deixou-me toda metida a grande e profunda conhecedora do FOGÃO. Claro que exageraste e muiiiiiiito na dose. KKKKKKK
Mas que eu gostei, gostei! Coisas de amigo, eu sei.
Bjs, ZÉ

Anónimo disse...

Lúcia Senna, não faz isso comigo.
Sou cardíaco e não posso me expor a emoções tão fortes. De imediato, já tinha a certeza que iria me emocionar quando li o título e a exuberante imagem que ilustra a crônica. Não obedeci as recomendações médicas e , com o coração alvinegro em festa, li o texto de uma so vez e a emoção calou fundo em minh'alma! Você foi brilhante na pesquisa e de posse de todo o material encontrado, transformou- o numa belíssima crônica, pois tudo que é escrito por você ganha um sabor único.
Mesmo sendo o nosso GLORIOSO em preto e branco, você consegue trazer o arco íris para a festa.
Lindo, Lúcia! Muito lindo!
Abraços,
Joaquim Fernandes

Lúcia Costa disse...

Joaquim ,
Ainda bem que não sou cardíaca pois se fosse estaria nesse momento a caminho de uma clínica cardiológica.
Também sou muito emotiva e o teu comentário deixou- me completamente sensibilizada. Nosso Glorioso nos deixa sempre com o coração taquicardico. Na alegria ou na tristeza, o Fogão mexe com os nossos sentimentos de tal forma que só mesmo quem tem coração alvinegro pode avaliar.
Obrigada pela linda mensagem.
Grande abraço!

Carlos Eduardo disse...

Quando dizem que o Botafogo é GIGANTE,muitos viram o "zóio" assim como a imprensa brasileira.O que é preciso lembrar é que o gigantismo da maior instituição multidesportista do Brasil vai muito além do futebol.
É ser diferente de tudo e de todos desde o inicio da fundação até o momento presente.Os grandes jornalistas botafoguenses e não-botafoguenses,já descreviam coisas maravilhosas a respeito desse CLUBE antes do sucesso de outros clubes.
Unico clube brasileiro fundado por garotos,talvez aí outro grande fascínio desse clube: "A REBELDIA DE QUERER FAZER ALGO DIFERENTE e QUE MUDASSE O MUNDO DE ALGUMA FORMA NAQUELE LONGÍNQUO 12 DE AGOSTO DE 1904."
Talvez,ninguém melhor que o próprio BOTAFOGO,cujo mascote eterno será sempre um cachorro,pudesse tirar o complexo de vira-latas de uma seleção meramente simpatica se tornasse outrora vencedora e respeitada.
EIS aí o MAIOR CLUBE DO MUNDO!!!

Lúcia Costa disse...

Flechada recentemente por setas alvinegras, considero bom demais receber teu comentário , repleto de informações interessantes sobre o Botafogo que, como sabemos, é o maior Clube do MUNDO .
Obrigada e gloriosos abraços.

Anónimo disse...

LÚCIA, sempre em SENNA
Desde que começaste a escrever no nosso blog, venho acompanhando o teu estrondoso sucesso.
Li grande parte das tuas crônicas, mas teci poucos comentários por considerá-los desnecessários, face a quantidade de mensagens que recebes dos teus ardorosos leitores.
Essa, sobre o BOTAFOGO, é digna de nota. Garanto mesmo que a maioria absoluta dos que acessam o blog, deve ter lido o teu texto, afinal somos todos loucos pelo GLORIOSO.
Além de sermos loucos pelo BOTAFOGO, certamente somos também pela nossa RAINHA, de porte altivo e rosto exótico. Uma bela Rainha, merecedora do honroso título. Tenho certeza que, grande parte de nós, gostaría de saber um pouco mais sobre ti: se és casada, se tens filhos, se tens CD gravados, que tipo de músicas canta, de onde vem esse rosto tão marcante e esses olhos negros e úmidos... enfim, são curiosidades naturais que emanam de todos nós, teus súditos. Espero que me entendas e não me interpretes de maneira errada.
No mais, quero parabenizá-la pelo conjunto da obra. Aceite um grande abraço desse curioso admirador,
AFONSO BAPTISTA

Lúcia Costa disse...

Oi, Afonso
Teu comentário deixa-me quase sem folego, por trazer certos questionamentos que eu não havia ainda vivenciado aqui no blogue. Primeiro, quero te dizer, que jamais deverias ter considerado excessivo postar uma mensagem, pois cada leitor é único e , portanto, de grande importância pra mim. Em segundo lugar, agradecer os fartos elogios que me fazes e que, confesso, deixam-me até constrangida. Em terceiro, tentar responder as tuas curiosidades a meu respeito KKKKK Bem... já fui casada e desse casamento tive tres filhos homens. Separei-me há muitos anos e hoje vivo uma relação profunda e , embora não seja casada, sinto-me como se fosse, já que estar ou não casada, é muito mais do que o ato formal diante de um juiz. Se concordares que casamento é um estado de espírito, então estou casada. Sim, tenho apenas um CD gravado e gosto de cantar MPB, não excluindo outros rítmos como a Bossa Nova, por ex. Finalmente, me perguntas de onde venho. Venho do norte do Brasil, da região amazônica e trago na minha expressão fisionomica, traços indígenas de uma tribo que, infelizmente , foi " engolida " por outra maior e... desapareceu do mapa. KKKKKK. De resto,dizer que é com imenso prazer que me dou a conhecer um pouco mais. Agradeço , mais uma vez, o teu carinhoso comentário, na torcida para que outros venham enfeitar meus textos. Um grande abraço.

Ruy Moura disse...

"Além de sermos loucos pelo BOTAFOGO, certamente somos também pela nossa RAINHA, de porte altivo e rosto exótico. Uma bela Rainha, merecedora do honroso título."

Afonso Baptista, meu caro amigo, isso é que é uma 'sintética síntese' perfeita: "porte altivo, rosto exótico, uma bela Rainha". RAINHA DE TODOS NÓS!

Abraços Gloriosos, companheiro!

Janette almeida disse...

Nessa época de pessoas atormentadas por pesadelos, frustrações, sonhos não realizados, medos...
Manter a alegria e o sorriso na face é fundamental e é isto que suas crônicas fazem.
Parabéns por mais uma crônica divertida e criativa.
Lendo está crônica, aprendo que pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.
Sou botafoguense e vou dizer:
" Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com garra, perder com classe e vencer com ousadia,porque a vida é muito curta".
Botafogoooo!!!!

Lúcia Costa disse...

Janete, querida
Teu comentário é delicioso. É isso mesmo, amiga, encontrar alegria e manter o sorriso no rosto, mesmo em tempos difíceis, como o que estamos passando, é sabedoria pura. Ser alegre e sorridente, quando tudo está favorável, é facílimo. Portanto, vamos vencer o desânimo, bola pra frente nos pés de um dos nossos atacantes e...... GOOOOOOOOLLLL do BOTAFOOOOOGO!!! Obrigada pelo belo e otimista comentário. Quem te conhece sabe que otimismo é contigo mesmo!
Beijos

Lúcia Costa disse...

Ruy, meu querido
Um dia me concedeste esse espaço no blogue e, não satisfeito, ainda me honraste com o nobre título de RAINHA DO MUNDO BOTAFOGO. Orgulhosa e agradecida por tanto carinho,
aceite um abraço afetuoso da tua fã e cronista.

Anónimo disse...

Lúcia,
O que dizer depois dessa narrativa apaixonada? Não sou torcedora de nenhum time, não entendo nada de futebol mas depois do seu poético texto, acho que vou ser botafoguense.Você consegue ser convincente até em time de futebol.
Onde compro uma camisa do BOTAFOGO?
Bjs. EUNICE

Lúcia Costa disse...

Não vais precisar comprar pois vou te dar uma de presente. Teu comentário está me possibilitando alcançar uma meta inimaginável. Emocionada, mais não digo. SEM COMENTÁRIOS. SEM COMENTÁRIOS??????? NAAAAAAAAAOOOOO! CEEEEEEEEEEMMMMM Comentários!!!!!!!! Estou muito contente! E, não é pra menos, certo amiga?
Beijos,

Anónimo disse...

Lúcia, nossa amiga querida
Estamos muito felizes com a tua chegada aos CEM COMENTÁRIOS!!!!!!!
Um beijo e todo o nosso carinho e admiração.
Milton e Marlene

Lúcia Costa disse...

Obrigada, meus amores! Essa marca é de todos que não se cansam de me prestigiar aquí no blogue. Agradeço muito os carinhosos comentários que vocês me enviam a cada crõnica publicada.
Beijos, casal amigo!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...